ALIMENTOS

Vitarella: a mais querida dos pernambucanos

Cada pessoa tem um gosto, principalmente quando se trata de comida. Apesar disso, o prazer de desfrutar daquilo que se gosta é semelhante, pois “o irresistível é para todos”. É com esta campanha e com o extenso portfólio de produtos que se adequa a vários tipos de paladar que a Vitarella se destaca como a segunda marca mais lembrada do ranking geral do JC Recall de Marcas 2017. A empresa, além do destaque na classificação total do prêmio, garantiu o primeiro lugar nas categorias Macarrão, Cream Cracker e Biscoito Recheado – nesta última, com o Treloso.

A campanha institucional assinada pela Ampla Comunicação, que vem sendo trabalhada desde setembro em todos os meios de comunicação e também pontos de venda, reforçou o posicionamento da Vitarella como uma marca que atende a todos os públicos. “Fizemos uma pesquisa com consumidores e percebemos que nossos produtos abrangem diversos grupos de pessoas, independentemente de classe social, por isso, decidimos trabalhar este mote. Na publicidade, também buscamos apresentar as novas categorias de alimentos que estamos oferecendo, como o chocolate D-Tone, bolinhos, torradas e cookies”, explicou a gerente de marketing da Vitarella, Marina Lemos.

Vídeos veiculados em canais de televisão e spots de rádio, outdoors, anúncio em revistas do trade e jornais impressos, além de uma estratégia de divulgação nas redes sociais, foram usados para realizar a comunicação em 360° desenvolvida para exibir os produtos em todos os canais disponíveis. A TV ainda é o meio de maior investimento em publicidade, mas o mundo online tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing da empresa. Um exemplo foi a promoção Trelosokê, em que era preciso gravar um vídeo cantando o jingle da marca Treloso e postar nas redes sociais.

A empresa estava recebendo, de maneira espontânea, vídeos de crianças cantando a música do comercial do biscoito e percebeu a oportunidade de gerar ainda mais engajamento. “As redes sociais têm mudado a nossa forma de lidar com os clientes, pois facilitam a comunicação e permitem um contato mais direto do consumidor conosco. Esta ação do Treloso foi uma demanda que surgiu a partir de uma necessidade dos consumidores, o que a torna uma experiência muito interessante. Toda a campanha foi feita para o digital”, conta Marina.

Além do rígido controle de qualidade e variedade nos produtos alimentícios, a gerente atribui o sucesso da marca à personalização das redes sociais de cada produto. Enquanto a página do Facebook do Treloso tem uma linguagem mais infantil, a do chocolate D-Tone atende a um público jovem e a da Vitarella foca receitas para os donos e donas de casa. Há também uma preocupação em manter as embalagens dos produtos dentro das normas exigidas.

O investimento em publicidade nas mídias online e televisiva não leva a marca a descuidar, no entanto, do contato direto com o consumidor: as campanhas também são fortes nos pontos de venda. Na última semana de outubro, quando é comemorada a Semana do Macarrão, a Vitarella fez várias ações nas lojas para expor os diversos tipos da massa do tipo comum e sêmola. “Queremos fazer tudo da melhor forma e com qualidade máxima para os nossos clientes, que são muito fiéis. Nestes tempos de crise financeira, percebemos uma migração de consumidores do tipo sêmola para o comum, porque o primeiro é um pouco mais caro, mas não temos quedas nas vendas, justamente porque as pessoas que compram Vitarella não querem comprar outra marca”, finaliza a gerente.

Alimentos mais saudáveis na mesa

Se há uma palavra que pode definir o setor alimentício no ano de 2017 é a saudabilidade. Definitivamente, as pessoas estão em busca de alimentos funcionais, que sejam saudáveis e contribuam para o bem-estar do corpo. Atentas a este cenário, as empresas de alimento têm investido em lançamentos que acompanhem a tendência. É o caso da Tio João, que mais uma vez é o arroz mais lembrado pelos consumidores no segmento de alimentação no JC Recall de Marcas.

“Queremos oferecer produtos para odos os tipos de consumidores”, diz Rodrigo Gross, gerente comercial Norte e Nordeste da Tio João

Foram quatro lançamentos: arroz integral, cozinha fácil, sem glúten e sem lactose. “As nossas novidades foram baseadas nesta nova tendência de consumo. Queremos oferecer produtos para todos os tipos de consumidores”, destaca do gerente comercial Norte e Nordeste da marca, Rodrigo Gross.

Outra empresa que tem investido em alimentos mais nutritivos é a Pippo’s, da São Braz, vencedora na categoria Salgadinho do JC Recall de Marcas. Como o próprio nome do aperitivo sugere, os produtos são vitaminados. “Como o nosso público é principalmente de crianças e jovens, temos a preocupação em oferecer um salgadinho que também traga benefícios para a saúde das pessoas. Nos antecipamos ao protocolo de redução de sódio e mudamos nossas embalagens dois anos antes de ele ser implantado”, explica o gerente nacional de Markentig da Pippos, Carlos Domingues.

Já as Indústrias Raimundo da Fonte, fabricantes do Minhoto, vinagre mais lembrado pelos pernambucanos na pesquisa, está sempre adaptando suas embalagens para que atendam as regras de informação nutricional exigidas. “Estamos sempre atentos às novas regras da legislação, de forma a atendermos plenamente toda e qualquer orientação que tenha como objetivo informar e facilitar o dia a dia dos consumidores”, esclarece a gerente de Marketing e Trade da marca, Renata Carvalho.

Consumido principalmente de crianças e jovens, a marca buscou oferecer um salgadinho que também traga benefícios para a saúde

Com 23 anos de tradição e fábrica em Pernambuco, a Turquesa aposta na qualidade do feijão, vencedor da categoria do JC Recall, para oferecer um produto de grande valor nutricional e se manter como o preferido dos clientes do Nordeste. “A matéria-prima dos nossos grãos é trazida das melhores regiões produtoras do Brasil, para que os consumidores recebam grãos novinhos, que cozinham rápido, economizam gás, não precisam ficar de molho e são selecionados, evitando o trabalho de serem catados. Outra característica é o maior rendimento nas receitas”, conta o diretor-presidente da empresa, Raílson Benjamin.

Hoje, a Família Turquesa conta com 18 itens, entre feijões, derivados de milho, farinhas e arroz. Raílson ainda destaca que a companhia sempre realiza pesquisas de mercado e de consumo para aumentar o porftólio de alimentos oferecidos para os clientes. “Novidades interessantes devem chegar ao mercado em breve”, antecipa o executivo.

Completando 90 anos em 2018, o grupo Olho D’Água mais uma vez é destaque na categoria Açúcar do JC Recall. Este ano, a marca trabalhou na publicidade o lançamento da versão demerara do grão, aproveitando a preferência atual dos consumidores por produtos mais orgânicos e naturais. “A empresa tem fábrica em Pernambuco e no Piauí e percebemos que no Nordeste o açúcar demerara é muito consumido. Há uma consciência do cliente em selecionar mais os alimentos”, diz o diretor-presidente da Aporte Comunicação, Ângelo de Mello, responsável pela comunicação do grupo. Atualmente, a Olho D’Água oferece o grânulo em três versões: refinado granulado, refinado especial e demerara.

Expediente

29 de Novembro de 2017

Diretor Comercial

Vladimir Melo

Produção de Conteúdo

JC360

Edição

Fernando Carvalho

Textos

Mia Comunicação

Front-end

Bruno de Carvalho

Projeto Gráfico

Karla Tenório
George Oliveira

Imagens

Divulgação

Tratamento de imagens

Alexandre Lopes