Desempenho

Ricardo Eletro chegou ao Nordeste com fome de bola

Que o futebol é a grande paixão nacional, ninguém tem dúvidas. Então, por que não investir em uma estratégia de marketing que possa unir o prazer pelo esporte e as vantagens de adquirir produtos da sua loja e não na do concorrente? A Ricardo Eletro apostou neste nicho para ganhar visibilidade nacional e deu certo. A marca é o destaque da categoria Desempenho do JC Recall deste ano, que evidencia as empresas que mais cresceram na lembrança dos consumidores de um ano para o outro.

A companhia, que vem conquistando espaço em Pernambuco há dois anos, também aproveitou o sucesso no segmento para garantir a divulgação local. “Focamos bastante em promoções e ofertas. Além das ações nacionais, também temos mídia local. A região Nordeste é muito importante para a Ricardo Eletro, então procuramos fazer promoções regionalizadas e focar ações que tinham interesse para a região. Com o futebol, conseguimos ter mídias exclusivas para Pernambuco por causa da Série B, o que nos permitiu fazer promoções focando o Estado”, destacou a diretora de Marketing do grupo Máquina de Vendas, Débora Assunção.

A compra da maior conta publicitária do mercado brasileiro, o horário do futebol na televisão, ajudou a Ricardo Eletro a se sobressair em relação às concorrentes num ano de difícil cenário econômico no País. Em vez de reduzir os investimentos em marketing, a rede ampliou-os. “Buscamos soluções criativas para tentar incrementar a venda, como o canal Ricardo Mais, que permite a compra direta pela internet aos clientes que vão às lojas. Também investimos em internet. As novas formas de comunicação são muito importantes, pois, cada dia mais, o consumidor usa as duas telas (smartphone e TV), além de serem uma fonte de pesquisa com clientes”, conta a diretora.

O aplicativo da loja para smartphones também tem gerado receita para a empresa. Atualmente, metade dos acessos ao site é realizada por meio do app e este número só tende a crescer. Através do celular, é possível efetuar a compra de eletrodomésticos, escolher se quer retirá-lo no ponto de venda ou recebê-lo em casa e ainda obter flexibilidade na negociação do pagamento. A ferramenta garantiu o crescimento online da marca em todas as regiões do Brasil.

TRANSIÇÃO

Desde 2015, a corporação que adquiriu a Eletro Shopping – marca campeã na categoria Loja de Eletrodomésticos – vive um processo de transição das marcas em Pernambuco. “Sabemos que a marca Eletro Shopping é um grande ativo e tem muito valor para o consumidor pernambucano, então tomamos muito cuidado com esta mudança, para agregar à Ricardo Eletro toda essa significação. Sermos vencedores do prêmio Recall Desempenho com a Ricardo Eletro e da categoria loja de eletrodomésticos, com a Eletro Shopping, mostra que estamos no caminho certo, mas que temos ainda muito a percorrer para garantir a preferência do consumidor do Estado”, finaliza Débora.

Expediente

29 de Novembro de 2017

Diretor Comercial

Vladimir Melo

Produção de Conteúdo

JC360

Edição

Fernando Carvalho

Textos

Mia Comunicação

Front-end

Bruno de Carvalho

Projeto Gráfico

Karla Tenório
George Oliveira

Imagens

Divulgação

Tratamento de imagens

Alexandre Lopes