JC Recall de Marcas premia as mais lembradas do ano

Pitú, Vitarela (macarrão) e Honda (motos) foram as três marcas mais lembradas pelo público pernambucano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Harrop em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O ranking do prêmio JC Recall de Marcas, que destaca as empresas que estão na ponta da língua dos consumidores, foi divulgado nesta terça-feira (6), em evento realizado no Teatro RioMar. Os convidados foram recebidos com um coquetel.

Esta é a 21ª edição do prêmio, reforçando uma parceria que vem dando certo desde 1998. “Nós fazemos uma amostragem considerando Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A pesquisa fica bem diversificada, mostrando a real importância dessas marcas. É muito espontâneo, aí é que está o grande segredo. O trabalho é um trabalho muito sério, tanto é que estamos no 21° ano”, afirma o gerente de publicidade do Jornal do Commercio, Edvaldo Cavalcanti. A pesquisa entrevistou 500 pessoas com mais de 16 anos de idade nos três municípios citados, para apontar quais empresas vinham primeiro à mente em setores diversos, como alimentação, saúde, serviços, entre outros.

O JC Recall de Marcas reconhece os investimentos das empresas na construção e valorização de suas marcas, além do esforço para se manter na memória afetiva da população do Grande Recife. Para Alexandre Ferrer, presidente da Pitú, marca vencedora do primeiro lugar do ranking, o prêmio mostra o efeito positivo do trabalho feito pelo Marketing da empresa. “Mais uma ano a gente é reconhecido pelos pernambucanos como a marca que está presente em todo o Estado e em todos os lares dos pernambucanos. Esse mês de junho é um mês, principalmente no Nordeste, de muita festa. E juntando com a Copa do Mundo é mais festa ainda. E a Pitú está aí para dar alegria aos pernambucanos”, garantiu.

O segundo lugar ficou com a Vitarella, mais lembrada pelo seu macarrão. O gerente de vendas Aldo Jorge Silva diz que receber o prêmio é um orgulho, e representa o esforço da Vitarella em agradar todos os públicos. “Nós somos muito focados em atender todas as classes sociais, oferecendo produtos de qualidade. Isso mostra que estamos nos caminho certo e cada vez mais nos deixa com um compromisso muito maior de fazer sempre melhor”, diz.

O terceiro lugar geral ficou com a Honda, lembrada por suas motos. Rodrigo Pina Martins, consultor comercial da Honda regional Nordeste, se sente satisfeito por participar do sonho dos clientes. “Acho que é a realização do grande trabalho de toda a equipe da Honda, de todas as áreas envolvidas. A gente já vem fazendo um trabalho há muitos anos para conseguir essa realização, mas, de fato, acaba sendo uma surpresa. Acho que é sempre uma ótima surpresa estar entre os melhores”, afirma.

A festa também destaca o trabalho das agências de publicidade parceiras das vencedoras de cada uma das 62 categorias. Manuel Cavalcanti, copresidente da agência Ampla, também comemorou o prêmio da Pitú. “A Ampla, que está há 40 anos junto da Pitú, sente um orgulho imenso por fazer parte um pouquinho dessa marca tão querida. Hoje, a Pitú é uma marca que reflete um pouco do que é o espírito do pernambucano. A gente tem muito orgulho de estar mais uma vez subindo ao palco com a Pitú para receber este prêmio”, diz.

Também são premiadas as marcas mais lembradas em três categorias especiais: o Top Recall, que aponta a marca mais lembrada entre todas, independente do segmento de atuação; Recall Verde, para a marca que ficou na memória dos entrevistados devido à sua relação com a sustentabilidade; e Recall Desempenho, que aponta a empresa que mais cresceu em número de citações do público em comparação ao ano anterior.

Recém-chegada ao público pernambucano, a Walmart venceu a categoria Desempenho. Para Deyse Freire, gerente de Marketing do Walmart no Nordeste, o prêmio mostra o resultado de um trabalho bem feito, já que a mudança forte da bandeira foi feita ao longo do ano passado. Nessa semana, o grupo foi vendido novamente. “A expectativa, agora, é de mudança. A gente tem uma nova adventure que assume logo mais, num período de 40 dias a 60 dias, o comando da companhia, mas que deixa a gente muito confortável em saber que o trabalho vai ter continuidade, que a melhoria das lojas continua, que a manutenção da bandeira também continua fortemente”, conta.

Não é a primeira vez que a Natura vence na categoria Verde. A gerente de vendas Andréa Sodré destaca que a sustentabilidade é, de fato, uma prioridade na empresa. "É um sentimento de muita gratidão por saber que é uma empresa de uma marca tão forte, lembrada por um motivo não nobre, ainda mais nos dias de hoje. Vale muito para nós saber que conseguimos trazer uma reflexão pelo cuidado com o mundo”, pontua.

O Top Recall ficou com a Coca-Cola. “Coca-Cola é uma paixão, conhecida mundialmente há muitos anos, e ficamos muito felizes quando somos lembrados pelos consumidores”, destaca o diretor regional, Nilson Tagliarli.

Vladimir Melo, diretor comercial do SJCC, conta que a mesma metodologia de pesquisa é adotada desde o inicio do projeto. “Isso faz com que as empresas e agências de publicidade entendam sua assertividade ano a ano, podendo manter ou mudar estratégias”, afirma. Roberto Harrop, presidente do Instituto responsável pela pesquisa do JC Recall de Marcas, compartilha a opinião. “Essa pesquisa permite que os donos e administradores façam uma avaliação do que aconteceu ao longo dos últimos anos, para ver se a trajetória que eles esperam está sendo conquistada. Às vezes, quando há uma queda, eles vão buscar algum motivo”, conclui.

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