Recall Verde

Crescer promovendo bem-estar social e ambiental

O  que os pernambucanos sabiam de cor já há alguns anos, o mundo atestou oficialmente em 2017. A Natura, grande campeã mais uma vez da categoria Recall Verde do prêmio JC Recall de Marcas, foi agraciada recentemente com o prêmio internacional B Corp MVP, que contempla empresas que se destacam por ações de grande impacto social e ambiental. Trata-se da primeira do País a conquistar a premiação mundial.

“Nossa preocupação em desenvolver ações com impacto positivo social e ambiental começa em casa, dentro das fábricas. Nessa visão, os compromissos sociais que buscamos assumir passam por nossos colaboradores. Os gerentes das áreas da Natura são responsáveis por parte dessas missões, mobilizando os demais colaboradores”, explica a gerente de sustentabilidade da Natura, Luciana Villa Nova.

A executiva faz questão de destacar que essa preocupação com o impacto ambiental está presente desde a fundação da Natura, há quase 50 anos. “Nessa trajetória, tivemos vários momentos importantes, participamos ativamente das discussões surgidas com a Eco 92, do conceito de sustentabilidade, as discussões sobre as mudanças climáticas, a biodiversidade… Fomos os primeiros no mundo a oferecer refil de produtos”, comenta.

Um dos pilares da empresa hoje são as cooperativas de produtos naturais, tendo a Amazônia como principal área de atuação. “Nosso grande objetivo com as cooperativas é apoiar e fomentar o trabalho delas, para que o recurso obtido com a venda dos produtos para a gente, o produtor possa reverter para o fortalecimento do seu trabalho. Isso está imbuído no conceito de sustentabilidade”, explica a gerente.

Luciana faz questão de salientar o papel das promotoras, as grandes divulgadores e responsáveis pela fidelização da marca no País. O curioso é que a Natura hoje já vende pela internet, oferece até alguns produtos no varejo tradicional, mas não abre mão da sua grande rede de colaboradoras. “O grande crescimento que a Natura teve veio do começo dos anos 70, quando as mulheres saíram para o mercado de trabalho e precisavam de um emprego”, destaca.

 

Expediente

29 de Novembro de 2017

Diretor Comercial

Vladimir Melo

Produção de Conteúdo

JC360

Edição

Fernando Carvalho

Textos

Mia Comunicação

Front-end

Bruno de Carvalho

Projeto Gráfico

Karla Tenório
George Oliveira

Imagens

Divulgação

Tratamento de imagens

Alexandre Lopes