SAÚDE E ESTÉTICA

Excelência e tradição

Fazer o cliente confiar na marca ao ponto de entregar o seu bem mais valioso: a saúde. Esse é o desafio dos vencedores da categoria Saúde e Estética do prêmio JC Recall de Marcas 2017. Entre os sete vencedores, o campeão da categoria Hospital Particular se sobressai não só pela excelência do atendimento que oferece, mas também pela longa trajetória de serviços prestados ao recifense, o Real Hospital Português (RHP), que completou 162 anos de atividades.

“Somos uma instituição referência em informações de saúde, temos grande compromisso com nosso cliente. O objetivo é sempre oferecer os melhores atendimento, infraestrutura e tecnologia e fazer ainda a informação chegar de forma rápida e acessível ao paciente. Ficamos felizes com esse resultado, pois aponta que estamos no caminho certo. Agradecemos aos pernambucanos pela confiança em depositar os cuidados de saúde em nossas mãos”, declara o vice-provedor Alberto Ferreira da Costa Júnior.

Atendendo a um público diversificado, que vai de pacientes do SUS, por meio do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, às clínicas particulares, o RHP disponibiliza uma Ouvidoria e está em fase de implantação do Escritório da Experiência do Paciente, para reforçar essa integração. “Temos um público muito diversificado, uma vez que atendemos pacientes pela beneficência, pelo SUS, dos convênios e particulares. De forma pioneira, estamos implantando o Escritório da Experiência do Paciente, com o foco de trabalhar mais de perto toda a jornada do nosso cliente, do pré-internamento à admissão, passando pela alta hospitalar ao pós-alta”, detalha o vice-provedor. Outra forte aposta do RHP é um novo app, que agilizará o check-in e a marcação de exames.

Em 2017, o Centro Integrado de Oncologia, criado há 12 anos, foi um dos focos da divulgação do hospital, ao lado das campanhas institucionais, como a realizada pelo JC360, a partir do aniversário do centro médico. Hotsite com vídeo, entrevistas e reportagens mensais estão contemplados na ação.

Oferecer uma experiência mais cômoda, prática e ágil por meio da tecnologia é também preocupação do Boris Berenstein Diagnóstico por Imagem, primeiro lugar na categoria Clínica de Raio-X e Diagnóstico por Imagem. “Em breve o paciente terá acesso a todas as imagens dos exames no portal da clínica. Estamos em fase de teste com alguns médicos e eles estão gostando muito. Os exames são exibidos em ordem cronológica, permitindo uma análise mais completa do quadro do paciente. E ele não precisará voltar à clínica para pegar o material. Vamos dispensar ainda o uso de papel, tinta, filme fotográfico…”, detalha o diretor médico Leon Beresntein.

Outra forma de oferecer comodidade ao usuário colocada em prática pela empresa é a criação de megaunidades, clínicas com uma gama maior de exames em pontos estratégicos da RMR. “É uma tendência nossa. Nas megaunidades, é possível fazer exames de sangue, mamografia, raio-x, tudo numa ida só à clínica. Queremos dar a possibilidade de numa tarde o cliente só resolver o máximo possível dos exames pedidos”, explica o diretor.

A nova unidade sob esse conceito deverá ser inaugurada em 2019, em Piedade, bairro que já conta com uma clínica no Shopping Guararapes. A rede conta com seis espaços, sendo um deles em Arcoverde, no Sertão. Mais dois estão sendo construídos, em Paulista, no North Way Shopping, e em Olinda, no Patteo Olinda Shopping, novo centro de compras a ser inaugurado na Marim dos Caetés. “Já temos uma unidade em Olinda, mas esta do shopping oferecerá exames de ressonância magnética e cardiológicos. Os shoppings oferecem a praticidade do estacionamento, segurança, que também temos nas nossas demais clínicas, mas há a praticidade de o cliente resolver outras coisas no centro, além de fazer os exames”, conclui Berenstein, lembrando o slogan do centro de diagnósticos: ‘Sempre próximo de você’, criado pela Aporte, que atende a rede.

BOA VISÃO

Outro vencedor do segmento Saúde que investe na instalação de unidades em grandes centros de compras é o Hope, campeão na categoria Hospital e Clínica de Olhos. Atualmente, ele mantém clínicas nos shoppings Recife, Plaza, Guararapes e RioMar, além da sede principal na Ilha do Leite, num crescimento que coroa 24 anos de atividades na capital.

“O Hope é um hospital de referência, certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) no nível máximo de excelência, o ONA 3. A busca é contínua pela melhoria nos processos, tecnologia e também na gestão. A terceira geração – formada pelos oftalmologistas Bruna Ventura, Camila Ventura, Marcelo Ventura Filho, Bernardo Cavalcanti e Cecília Cavalcanti – participa ativamente das decisões estratégicas, contribuindo com o crescimento e inovação da instituição”, afirma a diretora executiva, Cyntia Santiago.
A conquista do grau três da ONA de que fala a diretora é festejado como o principal feito do ano. “Fomos o primeiro hospital especializado do Estado a receber o selo da ONA, no Nível 1, atendendo aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade. Em julho, demos um salto para o Nível 3 da certificação e passamos a ser um Hospital Acreditado com Excelência. O princípio desse nível é a excelência em gestão, quando a instituição demonstra cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Vale lembrar que o selo não é a conquista em si. Ele é um símbolo, que atesta, formaliza e dá visibilidade a vários passos dados”, ressalta Cyntia.

Atualmente, o Hope oferece emergência 24 horas oftalmológica e em otorrinolaringologia, além de diagnósticos, tratamentos e cirurgias com tecnologia de ponta e mais de 90 especialistas. Em tratamentos, a principal novidade oferecida foi na área de glaucoma. O implante micro-invasivo iStent controla a pressão ocular, reduzindo ou eliminando o uso de colírios, no tratamento da doença que pode levar à cegueira.

Controlar a doença é importante, mas prevenir é ainda mais. Uma das ferramentas mais utilizadas para isso são os exames laboratoriais, especialidade do Gilson Cidrim, o primeiro lugar na categoria Laboratório de Análises Clínicas. Para marcar os 20 anos de atividades, o laboratório apostou numa campanha para a TV e as mídias online. “A ação marcou a campanha de reposicionamento. Investimos num novo slogan: ‘O laboratório da gente’, que ressalta as principais características da marca, que são confiança, credibilidade e acessibilidade”, destaca Amândio Cardoso, responsável pela agência Circo, que passou a atender a conta neste ano.

PLANO DE SAÚDE

A maneira mais prática de recorrer a serviços de saúde, sejam em hospitais ou clínicas, é por meio de um plano de saúde. Nesse quesito, os pernambucanos também já decretaram a sua marca preferida: Hapvida, rede com seis hospitais, quatro prontos atendimentos e 12 Hapclínicas no Recife. Maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com 3,8 milhões de beneficiários, a Hapvida mantém uma estratégia de expansão acelerada. Este ano, já inaugurou uma nova torre no Hospital Ilha do Leite, no Centro do Recife, totalizando 200 leitos em toda a unidade. O empreendimento foi alvo de investimento de R$ 27 milhões.

O incentivo à prática de exercícios e a economia compartilhada como forma de cuidar do meio ambiente são os motes das ações de relacionamento com o público. O projeto Hapvida + 1k oferece assessoria de corrida e caminhada gratuita, em Pernambuco e ainda no Ceará, Amazonas, Pará, Alagoas e Bahia. Na capital cearense, a rede mantém o Vamo, programa de carros elétricos compartilhados, e em Belém e Manaus, patrocina projetos de bicicletas compartilhadas. “A escolha do Hapvida, mais uma vez, como a marca reconhecida em Pernambuco, mostra que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento nos traz ainda mais o compromisso e a responsabilidade com o serviço prestado à população. Esse prêmio é fruto de toda a história que nossos beneficiários nos ajudaram a construir no Estado”, comenta a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella.

Expediente

29 de Novembro de 2017

Diretor Comercial

Vladimir Melo

Produção de Conteúdo

JC360

Edição

Fernando Carvalho

Textos

Mia Comunicação

Front-end

Bruno de Carvalho

Projeto Gráfico

Karla Tenório
George Oliveira

Imagens

Divulgação

Tratamento de imagens

Alexandre Lopes