VAREJO

Qualidade, preço e capacitação

De sacola em sacola, as vendas no varejo brasileiro começam a apresentar sinais de recuperação em meio à crise econômica. Segundo a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PNC), relativa ao desempenho do setor em setembro deste ano, as vendas cresceram 6,4% na comparação com o mesmo mês em 2016. Ainda de acordo com os dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os maiores destaques para o reaquecimento estão itens de uso pessoal, vestuário e calçados.

É justamente nestas categorias que se enquadram duas marcas que, em 2017, fizeram a cabeça dos pernambucanos, principalmente do público feminino. São elas a Esposende, mais lembrada na categoria Loja de Calçados, e a Romannel, destaque em Joalheria. O segredo para estar entre as mais queridas? Aliar qualidade do produto, preço competitivo e capacitação profissional para cativar o cliente.

“Além de desenvolver constantemente produtos com qualidade e preços acessíveis, investimos em uma plataforma online que permite oferecer maior variedade de peças aos clientes. Caso o cliente não encontre a cor, tamanho ou modelo desejados, ele pode comprar por este sistema e retirar o produto dentro de quatro dias nas lojas da região metropolitana e, em seis dias, nas unidade do interior”, comenta a gerente de marketing da Esposende, Eliana Muller. “Também trabalhamos com cuidado a gestão dos estoques, melhoria dos processos e treinamento das equipes para que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa”, completa.

Em Pernambuco, a Esposende, do Grupo Paquetá, já tem uma história de 50 anos que começou na Rua Sete de Setembro, no Centro do Recife. Hoje, emprega mais de 2 mil funcionários no Nordeste.

Quem também está cada vez mais focado no digital é a Rommanel, que no Estado tem suas franquias representadas pelo Grupo Marsaro, dos empresários Jô e Alcindo Marsaro. “De uns três anos para cá, investimos muito em redes sociais e comunicação digital. Fazemos campanhas com celebridades como Camila Coutinho, Ana Hickmann e Giovanna Antoneli. Também vamos lançar um aplicativo para o consumidor conhecer as peças e entrar em contato com um consultor”, revela Jô. A Romannel inaugurou uma nova loja em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), e planeja expandir para o interior do Estado em 2018.

“Temos enfrentado anos desafiadores, mas nunca desanimamos. Focamos bastante em treinar bem as equipes, principalmente as nossas consultoras, pois o segmento de venda direta está em crescimento”, finaliza Jô.

Eles encaram o desafio de oferecer experiências únicas

O mercado mudou e com ele, a experiência do consumidor quando entra em uma loja de varejo. O neuromarketing é a ciência que estuda o comportamento de um cliente em um estabelecimento comercial, o que ele pensa, o que ele quer comprar e como ele se comporta. Pensando nesta tendência, a marca Bompreço, primeiro lugar no ranking de Supermercados do Recall de Marcas, passa por uma transformação, recebendo o nome da rede que o integra há 15 anos: Walmart.

Essa nova forma de conquistar a fidelidade do cliente contempla os detalhes da loja, desde a disposição dos produtos e iluminação das gôndolas até o uso de materiais e balcões refrigerados que economizem energia. “Com este novo conceito, todas as nossas lojas passarão por uma ampla transformação e, com isso, ofereceremos uma experiência de compras muito melhor, com lojas mais iluminadas, com foco em qualidade nos perecíveis e um sortimento de produtos pensado para atender as expectativas do consumidor de cada região, de cada cidade onde estamos presentes. Além de uma experiência de compras muito melhor, as nossas lojas reinventadas também foram pensadas para ter uma operação com custo reduzido e, com isso, poderemos oferecer preços ainda mais baixos todos os dias”, salienta o diretor geral do Walmart Brasil, André Svartman.

Para entender o desejo do consumidor regional, a rede realizou pesquisas que apontaram que o cliente da marca desejava um novo modelo de hiper e supermercado. A empresa identificou que os clientes queriam melhorias nas lojas e que há uma imagem positiva em relação à marca Walmart em todo o Brasil. Foi assim que nasceu o projeto de reinvenção, que busca oferecer uma experiência de compras muito melhor para os clientes. “Nós acreditamos muito no mercado brasileiro e no Nordeste, região onde mantemos, há anos, a liderança. Prova disso é o investimento no projeto de reinvenção do hipermercado e, em breve, dos supermercados”, conta André.

Também focando a experiência do consumidor, o Shopping Recife, primeiro lugar no gênero shopping do JC Recall de Marcas, continuou a trabalhar a campanha “Por mais encontros”, lançada em 2016. O objetivo da publicidade é incentivar os encontros mais reais e menos digitais. Para isso, o mall oferece diferentes opções de lazer, entretenimento e serviços para os clientes. “Todo mundo tem uma história para contar aqui, por isso, destacamos o quanto gostamos de ser cenário da vida de nossos clientes. Encontros, histórias, relacionamento e família são os pilares que nos direcionam”, relata a gerente de marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti.

Conhecido pela publicidade criativa e inovadora, o centro de compras busca ser pioneiro e lançar tendências para se manter presente na mente e coração dos consumidores. Este ano, as principais campanhas de marketing trabalhadas pelo mall foram a 2ª Mostra Cultural, em maio, que contou com exposições e apresentações culturais; a Pizzaria do Papai, em julho, com oficinas e workshops sobre a famosa massa italiana; e o 3º Festival de Cinema, em outubro. Para o Natal, o shopping montou ambientes iluminados e interativos, utilizando cerca de 200 mil lâmpadas de LED. Um dos destaques é a Estação Luz, grande parque de diversão com três atrações exclusivas para toda a família. “Estamos sempre pensando em algo exclusivo que possa envolver as pessoas com a magia do Natal. Este ano, uma grande experiência e cenários devem encantar toda a família”, afirma Renata.

Foram investidos um total de R$ 3,8 milhões nas todas as ações de Natal. Mais de quatro milhões de clientes são esperados para o período e um crescimento de 10% nas vendas, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Tradição e modernidade no casquinho

Sorvete faz parte da vida de todo mundo, em todas as idades. Seja durante o passeio com os amigos na infância, na sobremesa do almoço de domingo com os familiares ou depois daquela caminhada com o namorado. Explorando esta relação familiar que os pernambucanos têm com o gelado, a FriSabor, destaque da categoria Sorveteria no segmento varejo do JC Recall de Marcas, realizou neste ano a ação Máquina de História, como parte da comemoração dos 60 anos da empresa.

Uma cabine foi montada no RioMar Shopping para receber as pessoas e incentivá-las a contar suas histórias. As dezenas de relatos reunidos serão usados em vídeos para as redes sociais da marca. “Temos uma relação muito emotiva com o público pernambucano, então, todos os anos, durante o aniversário da empresa, queremos presenteá-los de alguma forma. No ano passado, realizamos diversas ações em ponto de venda, como “compre e ganhe com Cinema”, parcerias regionais, entre outras”, conta a coordenadora de Marketing da FriSabor, Marcela Alves.

Além do investimento nas sorveterias, oferecendo um calendário anual de lançamento de novos sabores, novidades no cardápio de sobremesas e ações constantes de divulgação nos pontos de venda, a marca também evolui no varejo. A estratégia comercial é ampliar o volume no mercado com lançamentos, como o de uma linha infantil de picolés, Frikids, e novos sabores na embalagem de 1,5 litros. Sobre esta última, está programada publicidade em mídia off-line, com outdoors e outbus durante o verão.

Já as novidades para a criançada foram trabalhadas online, por meio dos influenciadores digitais de atingem o público, movimentando as redes com postagens deles. “As redes sociais são os principais veículos dentro da nossa estratégia de comunicação. Dentre as marcas nacionais no segmento de sorvete somos uma das que exibem o maior número de seguidores no Facebook, com mais de 65K. A internet se tornou uma grande aliada na divulgação da marca”, finaliza a coordenadora.

Expediente

29 de Novembro de 2017

Diretor Comercial

Vladimir Melo

Produção de Conteúdo

JC360

Edição

Fernando Carvalho

Textos

Mia Comunicação

Front-end

Bruno de Carvalho

Projeto Gráfico

Karla Tenório
George Oliveira

Imagens

Divulgação

Tratamento de imagens

Alexandre Lopes