JC Recall 2019: conheça as campeãs

Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio. O coquetel de entrega dos troféus para as marcas campeãs nas 60 categorias gerais e quatro especiais aconteceu na noite de quinta-feira (25), no Arcádia Apipucos.

Acompanhe também a cobertura da cerimônia no Social1 e na TV Jornal.

"O segredo é estar sempre ao lado do consumidor, atendendo os anseios dele, o ano todo, dia e noite. Fico muito feliz em receber o JC Recall, porque é um reconhecimento à marca. Para os próximos anos, a expectativa é ampliar o mercado, especialmente para fora do Nordeste", comemora Alexandre Férrer, presidente da empresa.

Nesta que é a 22ª edição do Recall, a Vitarella conquistou o segundo e terceiro lugares no ranking geral. "A gente é muito preocupado com a qualidade do produto e isso é reconhecido pelo consumidor. O pernambucano é muito rigoroso. Todo esse cuidado é refletido no resultado do JC Recall de Marcas", acredita Mariana Chiappetta, do marketing da Vitarella.

"Pitú, Vitarella e todas as outras marcas vencedoras prestigiaram esta noite do JC Recall, uma realização importante do Jornal do Commercio, que também celebra nossa parceria com o mercado e as agências. Já são 22 anos de avaliação de tendências, colocando o carinho do público na posição de destaque que ele merece", aponta Vladimir Melo, diretor comercial do SJCC.

O Harrop Pesquisa ouviu 500 pessoas maiores de 16 anos em Olinda, Jaboatão e Recife, entre os meses de abril e maio deste ano. Além das 60 categorias gerais, que incluem empresas dos mais variados setores, o levantamento também pesquisa as marcas preferidas do público em três categorias especiais.

O Top Recall premia a marca mais lembrada em menção espontânea. Mais uma vez, a vencedora foi a Coca-Cola, o que demonstra o sucesso de uma estratégia sempre atenta às modificações sociais e aos desejos do público. "A Coca deixou de ser propriedade dos donos e passou a ser do consumidor. Ela está no imaginário do público e isso nos deixa muito orgulhosos. Receber o JC Recall de Marcas é ter a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho e nos desafia a melhorar ainda mais", analisa Massud Júnior, diretor comercial da Solar Coca-Cola, fabricante do refrigerante no Nordeste.

Na categoria Recall Desempenho, biscoito Treloso e feijão Turquesa são os campeões de 2019. Elas foram as que mais cresceram no comparativo com o estudo de 2018. Para Danielle Braga, gerente de produto da Treloso, o prêmio reforça que o trabalho da marca está sendo reconhecido pelo público. "Ano passado, fizemos várias ações que tinham como foco o estreitamento da relação com o consumidor. Este ano, estamos com uma campanha que resgata um jingle super amado, agora com uma nova roupagem e uma coreografia. Tem sido um trabalho muito árduo da equipe toda, mas estamos conseguindo e é muito especial receber este prêmio", festeja.

Na avaliação de Raílson Benjamin, diretor da Turquesa, a atenção das equipes envolvidas no trabalho com o produto é fator fundamental para a vitória no Recall. "Trabalhamos em um mercado de uma categoria extremamente aquecida, onde o posicionamento da marca depende muito do contexto atual de oferta e procura do grão. Para isso, nosso setor de marketing busca sempre estar alinhado com as mudanças de mercado e traçar as melhores estratégias. Acredito que a agilidade em mudar rapidamente e entregar a linguagem necessária a cada momento tenha feito a marca crescer. Há 25 anos, entregamos a mesma coisa: qualidade e confiança", defende.

Fechando as especiais, o Recall Verde ficou novamente com a Natura, campeã desde que a categoria foi criada, há dez anos. A pesquisa aponta que essa é a marca mais presente na memória do público quando perguntado sobre sustentabilidade e preservação da natureza.

PARCERIA

O empenho das equipes de marketing das empresas e a criatividade e inovação das agências de comunicação são fatores valorizados pelo resultado do JC Recall de Marcas, na leitura de Felipe Menezes, gerente comercial do SJCC. "Manter-se na memória do público não é um trabalho simples. Exige estratégia, investimento, dedicação. Por isso consideramos importante destacar as marcas e as agências diretamente envolvidas com esse resultado tão positivo", pondera.

A Ampla conquistou sete troféus. Ter tantos clientes na ponta da língua do público é motivo de orgulho e motor para um trabalho ainda mais eficiente feito pela equipe da agência. "Ser lembrada é o primeiro estágio para uma marca ser querida e consumida. É muito gratificante ser a agência que mais leva troféus para o JC Recall de Marcas. Estamos há 43 anos no mercado e sempre nos reinventando. Somos muito inquietos e precisamos ser para continuar neste mundo digital, onde as coisas mudam a cada segundo", avalia o co-presidente Manuel Cavalcanti.

A Aporte.Biz leva para casa seis troféus. O ótimo desempenho é prova da dedicação da agência para criar campanhas envolventes e que conquistem o coração da audiência, na visão de Ângelo Melo, diretor-presidente. "Este ano, batemos todos os recordes, com o primeiro lugar com seis diferentes marcas. Entendemos que um dos fatores para essa conquista deve-se à longevidade do nosso relacionamento com elas. Todas as premiadas estão na Aporte há mais de 10 anos, algumas até há 25. Isso prova que um trabalho contínuo e estratégico rende frutos".

O JC Recall de Marcas, mais que consolidado no mercado pernambucano, traduz a importância da boa relação construída entre empresas e público, intermediada pela comunicação inteligente desenvolvida pelas agências. "O terreno mais caro que existe é o nosso cérebro. Quem está com a marca gravada [na memória do público] está fazendo um grande trabalho. O SJCC valoriza os seus parceiros, no caso as agências e marcas anunciantes, e o JC Recall de Marcas valoriza a lembrança do consumidor, que é tudo que a marca quer", arremata Queiroz Filho, diretor nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Faça já o download da revista
Capa da Revista Recall de Marcas