JC Recall 2019: conheça as campeãs
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor
pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas.
O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o
Jornal do Commercio. O coquetel de entrega dos troféus para as marcas
campeãs nas 60 categorias gerais e quatro especiais aconteceu na noite
de quinta-feira (25), no Arcádia Apipucos.
Acompanhe também a cobertura da cerimônia no
Social1
e na
TV Jornal.
"O segredo é estar sempre ao lado do consumidor, atendendo os anseios
dele, o ano todo, dia e noite. Fico muito feliz em receber o JC Recall,
porque é um reconhecimento à marca. Para os próximos anos, a expectativa
é ampliar o mercado, especialmente para fora do Nordeste", comemora
Alexandre Férrer, presidente da empresa.
Nesta que é a 22ª edição do Recall, a Vitarella conquistou o segundo e
terceiro lugares no ranking geral. "A gente é muito preocupado com a
qualidade do produto e isso é reconhecido pelo consumidor. O
pernambucano é muito rigoroso. Todo esse cuidado é refletido no
resultado do JC Recall de Marcas", acredita Mariana Chiappetta, do
marketing da Vitarella.
"Pitú, Vitarella e todas as outras marcas vencedoras prestigiaram esta
noite do JC Recall, uma realização importante do Jornal do Commercio,
que também celebra nossa parceria com o mercado e as agências. Já são 22
anos de avaliação de tendências, colocando o carinho do público na
posição de destaque que ele merece", aponta Vladimir Melo, diretor
comercial do SJCC.
O Harrop Pesquisa ouviu 500 pessoas maiores de 16 anos em Olinda,
Jaboatão e Recife, entre os meses de abril e maio deste ano. Além das 60
categorias gerais, que incluem empresas dos mais variados setores, o
levantamento também pesquisa as marcas preferidas do público em três
categorias especiais.
O Top Recall premia a marca mais lembrada em menção espontânea. Mais uma
vez, a vencedora foi a Coca-Cola, o que demonstra o sucesso de uma
estratégia sempre atenta às modificações sociais e aos desejos do
público. "A Coca deixou de ser propriedade dos donos e passou a ser do
consumidor. Ela está no imaginário do público e isso nos deixa muito
orgulhosos. Receber o JC Recall de Marcas é ter a certeza de que estamos
fazendo um bom trabalho e nos desafia a melhorar ainda mais", analisa
Massud Júnior, diretor comercial da Solar Coca-Cola, fabricante do
refrigerante no Nordeste.
Na categoria Recall Desempenho, biscoito Treloso e feijão Turquesa são
os campeões de 2019. Elas foram as que mais cresceram no comparativo com
o estudo de 2018. Para Danielle Braga, gerente de produto da Treloso, o
prêmio reforça que o trabalho da marca está sendo reconhecido pelo
público. "Ano passado, fizemos várias ações que tinham como foco o
estreitamento da relação com o consumidor. Este ano, estamos com uma
campanha que resgata um jingle super amado, agora com uma nova roupagem
e uma coreografia. Tem sido um trabalho muito árduo da equipe toda, mas
estamos conseguindo e é muito especial receber este prêmio", festeja.
Na avaliação de Raílson Benjamin, diretor da Turquesa, a atenção das
equipes envolvidas no trabalho com o produto é fator fundamental para a
vitória no Recall. "Trabalhamos em um mercado de uma categoria
extremamente aquecida, onde o posicionamento da marca depende muito do
contexto atual de oferta e procura do grão. Para isso, nosso setor de
marketing busca sempre estar alinhado com as mudanças de mercado e
traçar as melhores estratégias. Acredito que a agilidade em mudar
rapidamente e entregar a linguagem necessária a cada momento tenha feito
a marca crescer. Há 25 anos, entregamos a mesma coisa: qualidade e
confiança", defende.
Fechando as especiais, o Recall Verde ficou novamente com a Natura,
campeã desde que a categoria foi criada, há dez anos. A pesquisa aponta
que essa é a marca mais presente na memória do público quando perguntado
sobre sustentabilidade e preservação da natureza.
PARCERIA
O empenho das equipes de marketing das empresas e a criatividade e
inovação das agências de comunicação são fatores valorizados pelo
resultado do JC Recall de Marcas, na leitura de Felipe Menezes, gerente
comercial do SJCC. "Manter-se na memória do público não é um trabalho
simples. Exige estratégia, investimento, dedicação. Por isso
consideramos importante destacar as marcas e as agências diretamente
envolvidas com esse resultado tão positivo", pondera.
A Ampla conquistou sete troféus. Ter tantos clientes na ponta da língua
do público é motivo de orgulho e motor para um trabalho ainda mais
eficiente feito pela equipe da agência. "Ser lembrada é o primeiro
estágio para uma marca ser querida e consumida. É muito gratificante ser
a agência que mais leva troféus para o JC Recall de Marcas. Estamos há
43 anos no mercado e sempre nos reinventando. Somos muito inquietos e
precisamos ser para continuar neste mundo digital, onde as coisas mudam
a cada segundo", avalia o co-presidente Manuel Cavalcanti.
A Aporte.Biz leva para casa seis troféus. O ótimo desempenho é prova da
dedicação da agência para criar campanhas envolventes e que conquistem o
coração da audiência, na visão de Ângelo Melo, diretor-presidente. "Este
ano, batemos todos os recordes, com o primeiro lugar com seis diferentes
marcas. Entendemos que um dos fatores para essa conquista deve-se à
longevidade do nosso relacionamento com elas. Todas as premiadas estão
na Aporte há mais de 10 anos, algumas até há 25. Isso prova que um
trabalho contínuo e estratégico rende frutos".
O JC Recall de Marcas, mais que consolidado no mercado pernambucano,
traduz a importância da boa relação construída entre empresas e público,
intermediada pela comunicação inteligente desenvolvida pelas agências.
"O terreno mais caro que existe é o nosso cérebro. Quem está com a marca
gravada [na memória do público] está fazendo um grande trabalho. O SJCC
valoriza os seus parceiros, no caso as agências e marcas anunciantes, e
o JC Recall de Marcas valoriza a lembrança do consumidor, que é tudo que
a marca quer", arremata Queiroz Filho, diretor nacional da Associação
Brasileira de Agências de Publicidade.