Mudar é fazer ou sofrer alteração. É apresentar-se de outra forma. É dar outra direção ou sentido. Há um ano e meio que essa tem sido a única saída para as marcas se manterem ativas e presentes no cotidiano dos seus consumidores. Se uma pandemia é motivo suficiente para redefinir processos, traçar planos de emergência e repensar a comunicação, uma pandemia em meio a uma era digital, hiper competitiva por natureza, consegue ser ainda mais desafiadora. Para destacar o esforço e a resiliência dessas empresas, o JC Recall de Marcas traz luz à superação dessas marcas que conseguiram ser as mais lembradas pelos pernambucanos neste ano de 2021. Uma lembrança que vem carregada de simbolismo. Que chega em um momento em que os consumidores também se viram obrigados a mudar. Mudar a rotina, o consumo e a forma de se relacionar. Para a marca ser lembrada nesse contexto, não bastou apenas ser vista. Foi preciso mais. Foi preciso ser presente, ser humano. As agências, os gestores dos negócios e os profissionais de marketing e de comunicação foram fundamentais para que esse laço fosse construído, estreitado e fortalecido. Em momentos de crise, a força da propaganda e de um marketing eficaz gera consumo, admiração e… lembrança. Para muitas empresas deu certo. Tem dado certo. A pesquisa que conheceu as marcas mais lembradas pelos consumidores, nesta 23ª edição do prêmio JC Recall de Marcas, foi feita entre os dias 07 e 12 de julho, pelo instituto Cenário Inteligência. Nas próximas páginas, acompanhe como as empresas campeãs se adaptaram às mudanças e repensaram o seu importante papel na sociedade.
Boa leitura!
Marcelo Soares
EDITORIAL
Diretor Executivo
Vladimir Melo
Diretor Executivo do Interior
Carlos Humberto
Diretor de Redação
Laurindo Ferreira
Edição
Janaína Lima
Sabrina Albuquerque
Textos
Amanda Souza
Bruno Brandão
Heliane Rosenthal
Juliana Cavalcanti
Revisão e Finalização
Marcelo Soares
Mariane Monteiro
Fotos
Alexandre Gondim
Berg Alves
Jailton Jr.
Juarez Juara
Tião Siqueira
Design
Geraldo Netto
Publicação Digital
Clique no sumário para ir direto
para as páginas desejadas e para
voltar ao sumário basta clicar no
ícone no cabeçalho da página
Os anúncios também são clicáveis
No celular, para passar as páginas,
arraste para o lado ou
clique nas setas
Para rolar o texto arraste para cima
Clique nos ícones, nas páginas para obter mais informações
SUMÁRIO
CENÁRIO
RANKING DA PESQUISA
VITARELLA
PITÚ
HONDA
ARMAZÉM CORAL
ASA
BORIS BERENSTEIN
ENTREVISTA
BREMEN
BRILUX
COCA-COLA
CORAL
Agências
DRAGÃO
FIORI
GRAU TÉCNICO
HAPVIDA
HOPE
ITALIANA
MINHOTO
MOURA DUBEUX
CONSUMO
NAGEM
PAULO MIRANDA
PHARMAPELE
QUINTA DO MORGADO
REAL HOSPITAL PORTUGUÊS
SANTA CLARA
SENAC
SHOPPING RECIFE
TURQUESA
UNINASSAU
Bradesco Seguros
RANKING AGÊNCIAS
4
6
8
11
14
17
20
23
26
28
31
34
37
41
44
47
50
53
56
59
62
65
69
72
75
78
81
84
87
90
93
96
100
104
106
23ª Edição
do JC Recall
de Marcas:
mudanças na forma
para manter a essência
O novo formato de apresentação
da pesquisa dialoga com os
meios digitais e explora toda sua
interatividade e versatilidade
4
5
É no momento de crise que o mais importante ganha evidência. E para aproveitar as oportunidades que surgem num período de instabilidade, uma boa estratégia de comunicação integrada faz toda a diferença. Isto se comprova nesta 23ª edição do JC Recall de Marcas, que aponta que as empresas que permanecem na memória dos pernambucanos estudaram profundamente a mudança no perfil de consumo e adequaram o tom para serem ouvidas por quem mais importa: o público-alvo.
As transformações aceleradas pela pandemia consolidam os meios digitais como importante fonte de informação e expõem novos comportamentos que devem permanecer no pós-Covid. Mudanças refletidas no resultado da pesquisa, realizada pela Cenário Inteligência, e na forma inovadora como o Jornal do Commercio apresentará os dados coletados. “Muitas mudanças aconteceram neste período de pandemia, algumas planejadas, mas que foram antecipadas, e outras que precisaram ser implementadas para atender aos novos hábitos e formas de consumo”, destaca o diretor do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Vladimir Melo.
Com o JC Recall de Marcas também não poderia ser diferente. A revista impressa evolui para uma revista digital interativa com recursos multimídia, assim como o JC Digital e o site JC também trazem para as marcas e leitores o conteúdo pensado para suas respectivas plataformas. “Com as diversas possibilidades do digital, conseguimos amplificar a visibilidade das marcas parceiras e democratizar ainda mais o acesso ao conteúdo”, continua Vladimir.
O jornal também vivenciou mudanças, passando a ser 100% digital desde março de 2021. “É jornalismo em tempo real, dinâmico, de fácil acesso, indo ao encontro dos leitores da forma que quiserem, onde estiverem. Foi uma transição para a qual nos preparamos e que já mostrava o caminho certo que estávamos trilhando, refletido nos nossos sites e portais que batem recordes de audiência”, detalha o diretor.
Ainda que a forma como a informação é passada se transforme, o que é essencial se perpetua. Assim, o Recall de Marcas nasceu em 1998 para reconhecer o investimento das empresas na construção e valorização das suas marcas, além do esforço para se manter na memória afetiva do povo pernambucano. Desde então, é realizado anualmente, com exceção de 2020 quando o projeto foi suspenso temporariamente devido à pandemia.
“A pandemia nos obrigou a parar, estudar e escolher caminhos que já vinham sendo preparados. O digital é o nosso produto mais importante hoje e para o qual nos voltamos integralmente. E o JC Recall de Marcas segue este caminho, oferecendo um novo formato de revista digital, completamente interativa. É um novo produto, que comunga com a linguagem atual do JC Digital e do JC Online. Estamos mais integrados e oferecendo conteúdo de qualidade numa nova plataforma, que vai nos colocar ainda mais perto dos leitores”, destaca o diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira.
Um dos trunfos da pesquisa de 2021 é que ela permite que os gestores façam uma avaliação do que aconteceu ao longo dos últimos anos e identifiquem se a trajetória que eles esperam está sendo trilhada. “A pesquisa mostra a força da propaganda. Marketing eficaz gera consumo, admiração ou lembrança. Portanto, marcas que desejam crescer precisam ter boa comunicação para estar na boca do povo. Em momentos de crise econômica, as marcas não devem relegar a comunicação. Ao contrário, precisam reforçá-la para que a admiração, a lembrança e o consumo não sofram processo de enfraquecimento” explica o cientista político, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador da Cenário Inteligência, Adriano Oliveira.
O pesquisador completa: “A preferência significa que o consumidor usa, consome ou deseja aquela marca. A admiração e a lembrança sugerem que o consumidor se lembra dela em razão do volume ‘do boca a boca’. Portanto, a pesquisa mostra a mente dos consumidores”.
Contexto que foi bem assimilado pelas marcas presentes no TOP 3 do ranking geral do Recall, como Vitarella (76,6%), Pitú (75%) e Honda (73,6), que obtiveram o maior percentual de lembrança em comparação a todas as demais marcas nas categorias Macarrão, Aguardente e Moto, respectivamente.
Para Adriano, este resultado vem de uma construção de marca bem executada, que vai além do desejo de consumir um produto ou serviço. “Mesmo que a pessoa entrevistada não tenha necessidade de consumo, ela pode citá-la por admirá-la ou ter uma boa lembrança. Isso é oferecer uma experiência positiva em seu aspecto mais poderoso”.
A PESQUISA
Todas as transformações citadas na matéria ficam ainda mais evidentes na apresentação dos resultados da pesquisa da Cenário, começando pela mudança de categorias que passaram a integrar o estudo: Consórcio, Ensino à Distância (EAD), Goiabada, Margarina, Pet, Refrigerante, Revendedora Jeep, Seguradora, Site de Apostas Esportivas e Uísque.
“Alguns setores não foram inseridos nesta pesquisa em razão da dinâmica intensa da economia, que gera demandas por novos produtos ou serviços que deixaram de ser ofertados pela falta de procura dos consumidores. Com isso, produtos e novas marcas surgem e precisam ser avaliadas por pesquisas de recall. Conclusão: são os consumidores que têm o poder de demandar novos serviços, possibilitando o surgimento de novas marcas”, destrincha Adriano.
O estudo foi realizado por telefone, no período de 7 a 12 de julho de 2020, com 516 entrevistas qualitativas realizadas com pessoas do Recife, Olinda e Jaboatão do Guararapes. “Desde a eleição de 2020, fazemos pesquisas qualitativas utilizando a técnica entrevista em profundidade de maneira remota. Os resultados advindos são fantásticos. Os desejos e sentimentos dos eleitores e consumidores são expostos profundamente. Dessa forma, os participantes não se sentem incomodados ou envergonhados por estarem opinando, pois estão solitários junto com o mediador”, explica o fundador da Cenário.
O cientista político prossegue: “Hoje, a entrevista em profundidade é uma eficaz ferramenta para identificar as emoções do cliente e um meio adequado para a construção de estratégias”, explana o pesquisador. Todas as etapas tiveram o acompanhamento do estatístico Carlos Gadelha, que conta com mais de 15 anos de experiência na área de pesquisa. texture
O novo formato de apresentação
da pesquisa dialoga com os
meios digitais e explora toda sua
interatividade e versatilidade
Com as diversas
possibilidades do
digital, conseguimos
amplificar a
visibilidade das
marcas parceiras e
democratizar ainda
mais o acesso ao conteúdo”
Vladimir Melo
Diretor do SJCC
“O digital é o
nosso produto
mais importante
hoje e para o qual
nos voltamos
integralmente.
E o JC Recall de
Marcas segue este
caminho”
Laurindo Ferreira
Diretor de redação
“A pesquisa
mostra a força
da propaganda.
Marketing eficaz
gera consumo,
admiração ou
lembrança”
Adriano Oliveira
Fundador da Cenário Pesquisa
6
As marcas mais lembradas pelos pernambucanos
RANKING
7
TOP RECALL
SAMSUNG
RANKING
Aguardente
1º lugar
PITÚ
2º lugar
51
3º lugar
BRANCA | MATUTA | SERRA GRANDE (empate)
Margarina
1º lugar
DELINE
2º lugar
DELÍCIA
3º lugar
QUALY
Hospital particular
1º lugar
REAL HOSPITAL PORTUGUÊS
2º lugar
ESPERANÇA
3º lugar
HAPVIDA
Imobiliária
1º lugar
PAULO MIRANDA
2º lugar
MOURA DUBEUX
3º lugar
TENDA
Açúcar
1º lugar
UNIÃO
2º lugar
OLHO D´AGUA
3º lugar
PETRIBÚ
Água mineral
1º lugar
INDAIÁ
2º lugar
SANTA JOANA
3º lugar
SANTA CLARA
Água sanitária
1º lugar
DRAGÃO
2º lugar
BRILUX
3º lugar
IGUAL
RANKING GERAL
1º lugar geral
VITARELLA (macarrão)
2º lugar geral
PITÚ
3º lugar geral
HONDA (moto)
Aguardente
1º lugar
PITÚ
2º lugar
51
3º lugar (empate)
BRANCA
MATUTA
SERRA GRANDE
Álcool
1º lugar
BRILUX
2º lugar
DRAGÃO
3º lugar
PETRIBU
Arroz
1º lugar
EMOÇÕES
2º lugar
TIO JOÃO
3º lugar
TURQUESA
Bateria de carro
1º lugar
MOURA
2º lugar
HELIAR
3º lugar
BOSH
Biscoito recheado
1º lugar
TRELOSO
2º lugar
VITARELLA
3º lugar
FUTURINHOS
Bolacha cream cracker
1º lugar
VITARELLA
2º lugar
PILAR
3º lugar
CAPRICCHE
Café
1º lugar
SANTA CLARA
2º lugar
SÃO BRAZ
3º lugar
NESCAFÉ
Cerveja
1º lugar
SKOL
2º lugar
BRAHMA
3º lugar
HEINEKEN
Clínica de raio-x e
diagnóstico por imagem
1º lugar
BORIS BERENSTEIN
2º lugar
HAPVIDA
3º lugar
MARCELO MAGALHÃES
Colégio particular
1º lugar
SOUZA LEÃO
2º lugar (empate)
DAMAS
SANTA MARIA
3º lugar
2001
Consórcio
1º lugar
HONDA
2º lugar
BRADESCO
3º lugar (empate)
CHEVROLET
VOLKSWAGEN
Construtora de imóveis
1º lugar
MOURA DUBEAUX
2º lugar
QUEIROZ GALVÃO
3º lugar
TENDA
Curso
profissionalizante
1º lugar
GRAU TÉCNICO
2º lugar
SENAI
3º lugar
SENAC
EAD (Ensino à distância)
1º lugar
UNINASSAU
2º lugar
ESTÁCIO
3º lugar
GRAU TÉCNICO
Empresa de segurança
1º lugar
NORDESTE
2º lugar
PRESERVE
3º lugar
PROSEGUR
Extrato de tomate
1º lugar
PALMEIRON
2º lugar
QUERO
3º lugar
TAMBAÚ
Faculdade particular
1º lugar
UNINASSAU
2º lugar
UNICAP
3º lugar
GUARARAPES
Farinha de milho
1º lugar
VITAMILHO
2º lugar
SÃO BRAZ
3º lugar
NUTRIVITA
Farmácia
1º lugar
PAGUE MENOS
2º lugar
DROGASIL
3º lugar
FARMÁCIA DO
TRABALHADOR
Farmácia de
manipulação
1º lugar
PHARMAPELE
2º lugar
ROVAL
3º lugar
GLOBO
Feijão
1º lugar
TURQUESA
2º lugar
KICALDO
3º lugar
TIO JOÃO
Goiabada
1º lugar
PALMEIRON
2º lugar
TAMBAÚ
3º lugar
XAVANTE
Home Center
1º lugar
FERREIRA COSTA
2º lugar
TUPAN
3º lugar
ARMAZÉM CORAL
Hospital e
clínica de olhos
1º lugar
HOPE
2º lugar
ALTINO VENTURA
3º lugar
SANTA LUZIA
Laboratório de
análises clínicas
1º lugar
CERPE
2º lugar
GILSON CIDRIN
3º lugar
MARCELO MAGALHÃES
Loja de cama,
mesa e banho
1º lugar
NARCISO
2º lugar
RIACHUELO
3º lugar
JURANDIR PIRES
Loja de
eletrodomésticos
1º lugar
MAGAZINE LUIZA
2º lugar
CASAS BAHIA
3º lugar
ELETRO SHOPPING
Loja de material
de informática
1º lugar
NAGEM
2º lugar
INFOHOUSE
3º lugar
KALUNGA
Macarrão
1º lugar
VITARELLA
2º lugar
PILAR
3º lugar (empate)
BRANDINI
URBANO
Moto
1º lugar
HONDA
2º lugar
YAMAHA
3º lugar
SUZUKI
Operadora de celular
1º lugar
OI
2º lugar
TIM
3º lugar
CLARO
Ótica
1º lugar
DINIZ
2º lugar
CASA LUX
3º lugar
CAROL
PET
1º lugar
MUNDO PET
2º lugar
4 PATAS
3º lugar
CÃO Q RI
Plano de Saúde
1º lugar
HAPVIDA
2º lugar
UNIMED
3º lugar
AMIL
Refrigerante
1º lugar
COCA COLA
2º lugar
GUARANÁ ANTÁRTICA
3º lugar
FANTA
Revendedor de
veículos Fiat
1º lugar
ITALIANA
2º lugar
VIA SUL
3º lugar
FIORI
Revendedor de
veículos Ford
1º lugar
AMÉRICA
2º lugar
CAOA
3º lugar
GRANVIA
Rev. de veículos GM/Chevrolet
1º lugar
PEDRAGON
2º lugar
AUTO NUNES
3º lugar
TAMBAÍ
Rev. de veículos
importados
1º lugar
EUROVIA/RENAULT
2º lugar
CAOA/HYUNDAI
3º lugar
JBS
Rev. de veículos
Volkswagen
1º lugar
BREMEN
2º lugar (empate)
DISNOVE
MEIRA LINS
3º lugar
AUTO NUNES
Revendedora Jeep
1º lugar
JEEP
2º lugar (empate)
FIORI
ITALIANA
3º lugar
VIA SUL
Sabão em barra/tablete
1º lugar
BEM-TE-VI
2º lugar
YPÊ
3º lugar
MINUANO
Salgadinho
1º lugar
PIPPO´S
2º lugar
CHEETOS
3º lugar
ELMA CHIPS
Sapataria
1º lugar
ESPOSENDE
2º lugar
CASA PIO
3º lugar
FIGUEIRAS
Seguradora
1º lugar
BRADESCO
2º lugar
PORTO SEGURO
3º lugar
SULAMÉRICA
Shopping Center
1º lugar
SHOPPING RECIFE
2º lugar
RIOMAR
3º lugar
TACARUNA
Site de apostas
esportivas
1º lugar
BET 365
2º lugar
SPORTING BET
3º lugar (empate)
BETS
MONTE CARLOS
Suco
1º lugar
TANG
2º lugar
DEL VALLE
3º lugar
TAMPICO
Supermercado
1º lugar
BOMPREÇO
2º lugar
ATACADÃO
3º lugar
EXTRA
Tinta
1º lugar
CORAL
2º lugar
IQUINE
3º lugar
SUVINIL
Uísque
1º lugar
JOHNNIE WALKER
2º lugar
TEACHERS
3º lugar
BLACK & WHITE
Vinagre
1º lugar
MINHOTO
2º lugar
MORIMOTO
3º lugar
FIGUEIRA
Vinho nacional
1º lugar
QUINTA DO MORGADO
2º lugar
CARRETEIRO
3º lugar
PÉRGOLA
Loja de material
de construção
1º lugar
ARMAZÉM CORAL
2º lugar
FERREIRA COSTA
3º lugar
TUPAN
Conquistando o coração dos brasileiros
Em busca da consolidação nacional, Vitarella realiza ação promocional em reality show e investe em campanha em pontos de venda, TV e mídias digitais
8
Queridinha do público pernambucano, por mais um ano, a Vitarella performa bons resultados no JC Recall de Marcas. A empresa não somente foi vencedora das categorias Bolacha Cream Cracker e Macarrão, como também garantiu a dobradinha de primeiro e segundo lugares da modalidade Biscoito Recheado. Ela ainda foi a campeã do ranking geral, tendo o maior percentual de citações no segmento Macarrão em comparação a todos os outros pesquisados: 76,6%.
O novo posicionamento da marca “Tem diferença. Tem sabor”, reforça o seu portfólio de mais de 150 produtos, celebrando a diversidade e dividindo experiências nos mais diversos momentos do dia. “O caminho, para nós, é a aposta na constante inovação com produtos com alta qualidade e sabor, que atendam aos desejos e necessidades dos consumidores e a proximidade com o nosso público, a partir de ações que intensificam a força da marca e um posicionamento que celebra a diversidade”, destaca a gerente de produtos Vitarella da M. Dias Branco, Luiza Medeiros.
Nos pontos de venda, os consumidores foram surpreendidos com materiais de roupagem específica e característica da campanha. Nas mídias digitais, o conteúdo foi focado nas redes sociais da marca, além de portais e ativação com influenciadores digitais.
Se o coração dos pernambucanos já foi conquistado, hoje a marca investe em diversas ações para consolidar o seu nome nacionalmente. Em 2020, a empresa lançou a campanha com mote “Como assim? O Cream Cracker Vitarella é o número 1 no Brasil e eu não sabia?” para fortalecer o reconhecimento da marca no Sudeste e Centro-Oeste e enfatizar os diferenciais do produto.
Uma de suas maiores campanhas foi realizada no Big Brother Brasil 2021. “A ação foi focada nos biscoitos da marca, que são líderes em vendas. Os brothers receberam uma cesta recheada com os principais produtos da Vitarella, como a Cream Cracker Tradicional, Delicitá Cristal, Rosquinhas, Maria, Maizena, Delicitá Personal Cracker e D-Tone para um delicioso piquenique no jardim, enquanto se surpreenderam com mensagens dos fãs”, relembra a gerente de produto.
Outra ação de destaque foi o desenvolvimento dos novos sabores dos recheados Treloso: bombom de framboesa, mini brownie e farinha láctea, todos com edição limitada. A Vitarella promoveu uma campanha dos novos produtos na TV, nas mídias sociais e nos pontos de venda. E para animar as férias da garotada a marca realizou também uma parceria com a Sorveteria Frisabor, oferecendo os sorvetes e picolés com pedaços de biscoito desses novos sabores.
“Durante a pandemia, percebemos duas fortes tendências: a busca por produtos indulgentes e pacotes maiores, que são econômicos e atendem a toda a família, características que nortearam os nossos lançamentos. Além disso, foi necessário ampliar a participação dos produtos no e-commerce, para facilitar o acesso ao consumidor, de maneira confortável e segura. Atualmente, estamos presentes nos maiores aplicativos de delivery do País”, conta Luiza Medeiros.
A Vitarella ainda lançou os novos wafers da linha Chocomax, o novo cracker Tostadinha e o biscoito Maizena Treloso Júnior. A linha do chocolate Vitarella D-Tone foi ampliada com a versão de chocolate branco e, para aqueles que buscam praticidade, a novidade é a versão bag com 10 unidades do produto sabor chocolate.
Diante da necessidade de permanência em casa durante o São João, a Vitarella ainda levou ao público os sabores típicos da data, como o Wafer Canjica e as Rosquinhas sabor Milho, que ficaram disponíveis em edição limitada até o mês de julho. texture
10
Atualmente, 150 produtos fazem parte do portfólio da Vitarella
“Durante a pandemia,
percebemos duas fortes
tendências: a busca por
produtos indulgentes e
pacotes maiores, que são
econômicos e atendem a
toda a família”
Luiza Matos de Medeiros
Gerente de produtos pleno
Luiza Matos de Medeiros tem 38 anos
e é graduada em Administração de
Empresas com pós-graduação em
marketing pela Fundação Getúlio
Vargas. Atualmente, é gerente de
produtos pleno, responsável pelas
marcas Vitarella e Treloso. Atua na
MDias há 13 anos, tendo integrado
a equipe das áreas de trade e
marketing. Responsável por lançar
diversas campanhas institucionais
e de produto, por lançamentos,
reposicionamento das marcas, feiras
e eventos e projetos mais recentes,
como: lançamento da Vitarella Delicitá
Cristal, linha de chocolate D-Tone,
participação da Vitarella no BBB 2021,
Reposicionamento da marca Vitarella
e Novas embalagens de Vitarella.
M. Dias Branco é uma empresa
com mais de 17 mil funcionários e
14 fábricas espalhadas por todo o País
De acordo com a pesquisa Nielsen
Retail, a Cream Cracker Vitarella é
a mais vendida do Brasil, assim como
o biscoito Treloso Recheado é o mais
vendido do Nordeste, com 16,9% e
25,6% de participação no mercado
A Vitarella nasceu em 1993, em
Pernambuco, produzindo massas
Em 1998 a empresa entrou no ramo
de biscoitos recheados com Treloso
Atualmente, 150 produtos fazem
parte do portfólio da Vitarella
11
Amizade com
gosto de sucesso
A unidade fabril
localiza-se
em Vitória de
Santo Antão
Pitú reforça proximidade com consumidores e parceiros comerciais e, usando ferramentas digitais, atravessa turbulências da pandemia
Valorização da ligação com o público por meio de ferramentas digitais, apoio aos setores cultural e gastronômico, adaptação ágil e bem estruturada às mudanças provocadas pela pandemia. Confiando nesse tripé, a Pitú tem enfrentado as turbulências que a Covid-19 provocou em todo o mercado. E o resultado é positivo, ao encontro da história de sucesso que essa indústria pernambucana, com a cachaça mais consumida no Norte-Nordeste e vice-líder no Brasil, conta há mais de 80 anos.
“Com o decreto da pandemia no País, sentimos a necessidade de nos reinventarmos rapidamente para mantermos a proximidade com nossos clientes. O distanciamento social fez a empresa investir ainda mais em ferramentas digitais que promovem a comunicação entre a marca e os consumidores, através das redes sociais, de lives e do e-commerce”, detalha Alexandre Ferrer, presidente da Engarrafamento Pitú. A estratégia deu certo, é claro, e a pesquisa JC Recall de Marcas 2021 comprova. Ela foi a campeã na categoria Aguardente com 75% dos votos, o que a levou ao segundo lugar no ranking geral.
Proximidade e assertividade
O marketing bem-feito e a comunicação digital assertiva, assinados pela Ampla Comunicação, foram o caminho escolhido pela marca para garantir essa proximidade com o público. Foi assim que a Pitú patrocinou apresentações online de artistas locais e nacionais, a exemplo de Wesley Safadão, Barões da Pisadinha e Petrúcio Amorim, reforçando o compromisso da empresa com o setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia.
“Além da presença em lives, a Pitú interage com os clientes e potenciais clientes nas mídias online e off-line, sempre com muito dinamismo, humor e criatividade. Nas redes sociais, a Pitú já tem quase 1,2 milhão de curtidores no Facebook e mais de 160 mil seguidores no Instagram. Ao lado de Safadão, o comediante Tirullipa e o ator Thardelly Lima são nossos ‘garotos propaganda’, com produção de conteúdo para divulgação da Pitú nas redes sociais e também fora das telas”, pontua Ferrer.
Outra forma de apoio aos parceiros do setor gastronômico começou em março de 2020, com o projeto ‘Dose de Parceria’. A intenção era dar mais visibilidade, de forma criativa, aos bares e restaurantes que estavam operando apenas pelo delivery. O presidente relembra: “Criamos peças de divulgação com informações específicas sobre cada ponto de venda, como nome dos estabelecimentos, produtos oferecidos e opções de entrega. Os cards foram publicados nos destaques dos stories do Instagram da Pitú e utilizados pelos bares e restaurantes para comunicação direta com seus clientes”.
Mudanças e melhorias
A operação industrial da Pitú não foi diretamente alterada pela pandemia e continuou acontecendo de forma presencial, na fábrica. Com os devidos parâmetros de segurança sanitária, que já eram cotidianos na empresa, a produção da cachaça e demais produtos continuou, mantendo a média de engarrafamento anual na casa dos 100 milhões de litros de aguardente. “Nas atividades possíveis, flexibilizamos a política de home office. Acreditamos que algumas mudanças serão definitivas, como as reuniões por videoconferência, que se tornaram comuns para todo o mercado. Apesar das adaptações necessárias, seguindo todos os protocolos para garantir a segurança e a saúde da equipe, o time Pitú se manteve presente, unido e coeso, o que foi essencial para a empresa manter o respeito prestado aos clientes e fornecedores, assim como para a qualidade irretocável dos produtos”, destaca Alexandre Ferrer. Essa qualidade garante o sucesso das exportações da Pitú, iniciadas em 1972. A Alemanha é o principal mercado, responsável por 90% das vendas no exterior. O produto é exportado a granel e engarrafado na cidade de Wilthen. De lá, é enviado para 15 países, com destaque para os Estados Unidos, México e Canadá.
A transformação digital, conceito corrente na Engarrafamento Pitú, foi aprimorada ao longo de 2020, com melhorias implantadas no e-commerce da empresa. “Incluímos outras bebidas do nosso portfólio no site e iniciamos a venda de novos produtos, como camisas e bonés da marca, novidade que foi bem aceita pelos pituzeiros. Sem dúvida, o distanciamento obrigatório acelerou determinados processos tecnológicos em todo o mercado”, enumera o presidente.
História e futuro
Em maio de 2020, a Pitú se despediu do empresário Paulo Ferrer, 89 anos, que integrava a segunda geração de gestores do Engarrafamento Pitú e era filho do sócio-fundador, Severino Ferrer de Moraes. Ele participou da rotina da empresa por 70 anos e, nos últimos tempos, atuava como conselheiro da direção. “O legado de tio Paulo será eterno, assim como a sua gentileza, afetividade e cuidado com o próximo. Ele sempre foi uma pessoa alto astral, de forte carisma. Conquistava e contagiava a todos com que convivia na Pitú e na vida. Sempre foi um ser humano extremamente generoso”, lembra Alexandre Ferrer.
Preservar toda essa herança, ao mesmo tempo em que trabalha para garantir o pioneirismo e o desenvolvimento tecnológico em seu segmento, além da qualidade de seus produtos, é uma das batalhas que a Pitú está preparada para enfrentar.
“Um desafio para toda grande empresa atualmente é conseguir acompanhar as mudanças que se apresentam de maneira cada vez mais rápida, tanto no mercado como também na tecnologia e na comunicação. Agora, com o avanço da vacinação no País e a retomada do funcionamento de bares, restaurantes e eventos, o nosso setor está otimista, desde que aconteça de forma segura e seguindo todos os protocolos para garantir a saúde de todos”, avalia o presidente. texture
“O distanciamento
social fez a empresa
investir ainda mais
em ferramentas
digitais que promovem
a comunicação
entre a marca e os
consumidores”
Alexandre Ferrer
Presidente da Engarrafamento Pitú
Alexandre Ferrer, 63 anos, atual diretor-presidente da Pitú, é neto de Severino Ferrer de Morais, um dos fundadores da cachaçaria pernambucana. Alexandre assumiu a presidência da Pitú em 2017, mas permaneceu à frente da diretoria comercial e de marketing da empresa, função que exerce desde 1981. A sua formação é em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Pernambuco. Além do setor privado, atua como secretário de Desenvolvimento Econômico de Vitória de Santo Antão.
Fundada em 1938
Unidade fabril em
Vitória de Santo Antão (PE)
83 anos de história
100 milhões de litros
de cachaça engarrafados por ano
Cachaça mais consumida
do Norte-Nordeste
Líder brasileira em exportação
Exportada para mais de 15 países
Líder em consumo na Alemanha
e nos Estados Unidos
1,2 milhão de curtidores no Facebook
160 mil seguidores no Instagram
Está entre as 20 marcas de destilados mais produzidos do mundo
12
Mercado de motocicletas aquecido
14
Honda Motos reforça DNA
de inovação da marca
e apresenta novidades
ao mercado
A Honda tem três bons motivos para comemorar a edição 2021 do JC Recall de Marcas. Ela conquistou o primeiro lugar em duas categorias: Moto, na qual a empresa já figura há um tempo, e Consórcio, nova divisão que estreou neste ano. Além disso, ela foi a terceira marca mais lembrada no ranking geral, com 73,6% da preferência dos pernambucanos.
No último ano, mostrando que não parou, a Honda promoveu o lançamento de diversas motocicletas, entre elas, a nova Scooter Honda ADV. Ela chega às lojas com dois conceitos: praticidade e agilidade para o dia a dia, com robustez e diversão para encarar, com grande desempenho em terrenos acidentados fora das cidades.
De acordo com André Moraes Olovics, gerente comercial da Honda Motos, com a pandemia, mais pessoas passaram a considerar o veículo de duas rodas como uma opção de mobilidade segura, conveniente e econômica. “Desde o último ano, avaliamos que o setor de duas rodas ganhou relevância devido ao aquecimento dos serviços de entrega em domicílio, em sua maioria realizado com uma motocicleta. A Honda é uma empresa que acredita no potencial do mercado brasileiro e, assim, mantém investimentos constantes em suas unidades”, pontua.
Na lista dos últimos lançamentos, é preciso listar também a CG 2022 com novidade no design, nas cores e nos grafismos, além da nova versão da Bros. E ainda a aventureira CRF1100L Africa Twin, modelo que chega totalmente renovado, mais potente e mais leve. Por fim, ainda no segmento de altas cilindradas, o mais recente lançamento, a CBR 1000RR-R Fireblade, modelo esportivo.
A visão de mercado da Honda é sempre para o futuro. Para 2022, a expectativa está no fortalecimento das estruturas, tanto na venda de motos como na comercialização de consórcios, que tem entre seus diferenciais uma variada gama de planos e prazos, com opções que se adaptam ao orçamento dos clientes. Exemplo disso são os planos Vou de Honda e My Scooter.
“Vamos seguir investindo continuamente no fortalecimento do line up com diversas novidades na linha de produtos, em praticamente todos os segmentos em que atua, entre lançamentos inéditos e novas gerações dos modelos atuais”, anuncia o gerente.
André Olovics fala também da importância do Nordeste para a montadora. “A região tem uma importante representatividade nos negócios da Honda, pois concentra o maior número de vendas de motocicletas, com aproximadamente 33% do total que é comercializado no Brasil e Pernambuco é um dos destaques”, diz.
O gerente ressalta ainda a relevância do JC Recall Marcas. “É um reconhecimento que demonstra a preferência do público pelos nossos produtos e serviços. Destaco a cultura da empresa em colocar o cliente em primeiro lugar. Essa é uma estratégia que baseia toda nossa trajetória há 50 anos. Comercializamos os melhores produtos e buscamos promover uma experiência positiva para o cliente durante seu contato com a marca, além de oferecer os serviços de pós-venda com qualidade e confiança”, afirma. texture
16
“O setor de duas rodas ganhou relevância devido ao aquecimento dos serviços de entrega em domicílio, em sua maioria, realizado com motocicletas”.
André Moraes Olovics
Gerente comercial da Honda Motos
André Moraes Olovics ingressou na Honda em 2007 como representante de vendas na área comercial da marca. Ao longo dos anos, desenvolveu diversos projetos, além de ter crescido profissionalmente na área e, em 2014, assumiu o cargo de supervisor comercial. Em 14 anos de atuação, passou por diferentes atividades e acumulou experiências. Atualmente, como gerente comercial da Honda Motos, é responsável pelas atividades e estratégias comerciais para a região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Fundada em 1948, no Japão,
chegando ao Brasil em 1971, com
a importação de motocicletas
Em 1976, inauguração da fábrica
de motocicletas, em Manaus
31 modelos de motocicletas
comercializados no Brasil
7 mil colaboradores
em todo o País
Em Pernambuco,
são 54 unidades
sendo 36 concessionárias
de grande porte
17
60 anos entregando comodidade e economia
Armazém Coral comemorou
o aniversário especial com a
inauguração de mais uma loja
e lançando o e-commerce
Dentro do plano de expansão
da empresa, a cada dois anos,
uma nova loja é inaugurada
O Armazém Coral completou 60 anos com a inauguração de sua 24ª unidade na Região Metropolitana do Recife. São 20 mil clientes por dia nessas lojas sem falar dos consumidores que aderiram ao e-commerce, que passou a funcionar neste ano também. Com uma presença forte e longeva na capital pernambucana e cidades vizinhas, a empresa levou mais uma vez o JC Recall de Marcas, na categoria Loja de Materiais de Construção.
Proporcionando comodidade, economia e mantendo-se presente nos lares de muitos pernambucanos, o Armazém Coral preza por estreitar os laços com seus diferentes públicos, indo ao encontro de suas principais necessidades. Um bom exemplo disso foi sua entrada no mundo digital no contexto da pandemia, oferecendo um portfólio completo na plataforma eletrônica.
Por mês, são comercializados em todas as lojas físicas cerca de 30 mil itens. Esse número deve crescer ainda mais com a possibilidade das compras pela Internet. “As lojas online são uma realidade irreversível nos diversos segmentos e o Armazém Coral precisava participar deste mercado. A nossa loja foi implantada depois de alguns estudos, e é um sucesso. Estamos em franco crescimento”, explica a diretora financeira, Lindalva Moreira Boa Viagem.
No ano em que o Armazém Coral completou 60 anos, ele perdeu o “Seu Domingos Moreira”, fundador da empresa. No entanto, sua memória se mantém viva nos valores repassados aos filhos. “A marca é fiel aos seus princípios éticos, sendo parceira dos fornecedores, fiel aos colaboradores e entregando sempre aos clientes comodidade e produtos de qualidade pelo menor preço. Este foi o legado deixado por ‘Seu Domingos Moreira’. E sem desviar destes princípios, temos a certeza de continuar seguindo em frente”, afirma o presidente, Domingos Moreira Filho.
Ainda de acordo com o presidente, a relação de respeito com o consumidor é uma das razões da empresa sempre se destacar entre as mais lembradas do JC Recall de Marcas.
“No Armazém Coral, o cliente sempre vai encontrar comodidade, produtos de qualidade das melhores marcas, o menor preço e formas de pagamentos que facilitam a compra. Todos estes conceitos estão muito bem definidos na mente do consumidor. Fica o aprendizado de que o mais importante não é chegar aos 60 anos, mas como a empresa chegou até aqui”, avalia ele.
E os planos para o futuro? Manter o plano de expansão, com a inauguração de uma nova loja a cada dois anos. “Somos referência no segmento de material de construção. Isto se deve ao espaço que ocupamos na RMR, ao longo da nossa história. O nosso fundador, Domingos Moreira, foi um empreendedor visionário e um dos seus legados foi a cultura do desenvolvimento. Vamos continuar crescendo de forma sustentável e conectados aos melhores modelos tecnológicos”, completa Lindalva. texture
18
“O mais importante
não é chegar aos
60 anos, mas como o
Armazém Coral
chegou até aqui”
Domingos Filho
Presidente do Armazém Coral
Fundação: 1961
24 unidades
1.400 colaboradores
20 mil clientes/dia
30 mil itens
comercializado/ mês
20
De olho na necessidade do consumidor
A produção do flocão de milho foi reforçada para atender ao crescimento do consumo de cuscuz no Nordeste
A Asa Indústria investe pesado
em pesquisa de mercado,
transformando as necessidades
dos consumidores em produtos
de qualidade
Criar produtos que façam parte da rotina dos consumidores é o sonho de todas as marcas, mas não é uma meta fácil de ser atingida. Especialmente quando os itens estão no mercado há muito tempo, o desafio é despertar o interesse de diversas gerações, adequando a linguagem à realidade de cada cliente. É algo que a ASA Indústria já faz com maestria e, por isso, por mais um ano, garante destaque em muitas categorias do JC Recall de Marcas. A empresa foi a mais citada na categoria Sabão em Barra, com o Bem-Te-Vi; Farinha de Milho, com Vitamilho; e também Extrato de Tomate e Goiabada, com a Palmeiron.
“Acreditamos na busca constante para entender o mercado, as mudanças de hábitos dos consumidores, ter uma leitura correta e realista das vontades das pessoas e transformar isso em soluções de produtos, atendimento e comunicação”, explica o diretor de Marketing da Asa, Wagner Mendes. Essa visão estratégica contribuiu para a empresa explorar novos caminhos na pandemia. “Tivemos que nos adaptar de maneira rápida, realizando uma mudança de rota para atender às demandas de consumo de produtos de limpeza. Somos fabricantes de itens muito essenciais para a saúde pública, como água sanitária, sabão em barra, desinfetantes e lava-roupas. Crescemos os turnos de produção, investimos em mais estoques, e montamos um plano de emergência para aumentar a velocidade de entrega de nossos produtos”, detalhou Wagner.
Apesar da redução da frequência de idas ao supermercado, por parte do consumidor nesse período, o ticket médio de consumo aumentou, já que as compras passaram a ser feitas em maior quantidade. Essa percepção guiou o lançamento de novos produtos. No segmento de alimentos, foram lançadas mais versões de itens de consumo básico, como mistura para bolos, milhos para pipoca e molhos de tomate. Além disso, a produção do flocão de milho foi reforçada para atender ao crescimento do consumo de cuscuz no Nordeste.
A empresa também investiu na linha de sabão em barra com a versão de coco e ampliou a comunicação da categoria. Aproveitou o alcance das mídias digitais para fazer parte do cotidiano dos seus clientes, através de peças publicitárias direcionadas ao mercado regional e também da parceria com influencers em portais de destaque no Nordeste.
Ainda foram lançados alvejantes perfumados e água sanitária. “Acabamos de lançar o Bem-Te-Vi Essential Erva Doce com Aloe Vera no segmento de lava-roupas. O objetivo é trazer novos ingredientes à categoria e explorar um modo de cuidado com a vida diferente, que foi despertado nas pessoas na pandemia”, ressalta o diretor, que ainda completa que, para o futuro, os planos são de expansão no mercado de alimentos com o lançamento de ainda mais produtos e da conquista de novas regiões.
A ASA Indústria atua há 25 anos no mercado e é composta por nove marcas: Bem-Te-Vi, Invicto, Palmeiron, Vitamilho, Baby&Baby, Casa de Vinhas, Bomilho, Certo e Flamengo. A empresa nasceu em 1996, com a produção dos primeiros sabões em barra da marca Bem-Te-Vi, que hoje é um grande case de sucesso. Atualmente, são 1.500 funcionários distribuídos em quatro unidades produtivas em Pernambuco, nas cidades de Recife, Belo Jardim e Petrolina, e na Paraíba, em Campina Grande.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Preocupada com o meio-ambiente, a ASA também desenvolve o projeto Mundo Limpo Vida Melhor (MLVM), com o objetivo de promover ações educativas e a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do óleo de fritura através da coleta seletiva, reciclagem e reutilização deste resíduo.
Em 10 anos de atuação, foram recolhidos mais de sete milhões de litros de óleo, ajudando a preservar quase 140 bilhões de litros de água. Parte dos recursos arrecadados é destinada à Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip. texture
“Ter uma leitura
correta e realista das
vontades das pessoas
e transformar isso em
soluções de produtos,
atendimento e
comunicação é
nossa meta”
Wagner Mendes
Diretor de marketing da ASA
Wagner Mendes é formado em
administração de empresas pela
FCAP-UPE e pós-graduado em
planejamento organizacional pela
mesma instituição. Possui ainda
MBA em marketing pela Fundação
Getúlio Vargas. Além de diretor
de marketing da ASA Indústria,
é palestrante e escritor.
Mundo limpo, vida melhor:
mais de 7 milhões de litros
de óleo recolhidos em
10 anos levaram à economia
de 140 bilhões de litros
de água
22
Aposta na agilidade e criatividade
A Asa Indústria investe pesado
em pesquisa de mercado,
transformando as necessidades
dos consumidores em produtos
de qualidade
Os megacentros
estão preparados
para atender o
aumento de volume
de atendimentos,
proporcionado pela
vacinação contra
a Covid-19
Wilton Marcelino
23
Com foco na experiência dos clientes, Boris Berenstein investe na digitalização dos processos e dos canais de comunicação
Agilidade digital, estímulo à criatividade e inovação, e olhar visionário. Esses são os pilares que fazem com que o Boris Berenstein Medicina Diagnóstica seja a empresa mais lembrada pelos consumidores na categoria Clínica de Raio-x e Diagnóstico por Imagem do JC Recall de Marcas. No momento em que vivemos uma necessidade pela rapidez dos processos, a marca investe na digitalização oferecendo aos clientes um atendimento mais ágil e completo.
“É fundamental aumentarmos a digitalização tanto de processos quanto de ações para atender nosso público. Precisamos ser consistentes na maneira como estamos posicionados no mercado. Como os consumidores buscam cada vez mais segurança, precisamos comunicar a credibilidade e o propósito da empresa”, destaca o presidente do grupo, Boris Berenstein.
Com o slogan “Sempre próximo de você”, criado pela Aporte.Biz Comunicação, a empresa foca o compromisso com o cliente. “Não é só geograficamente que queremos fazer jus ao nosso slogan, mas, sim, emocionalmente e humanamente. O cuidado com a marca é uma constante em nosso planejamento. Por isso, apostamos no fortalecimento dos nossos pontos de relacionamento e gerenciamento da comunicação para proporcionar uma boa experiência aos nossos consumidores, desde os canais digitais até o atendimento final. E também estamos contando nossa história, transmitindo valores e dando personalidade a nossa marca”, conta Boris.
A instituição inaugurou três megacentros de atendimento em Olinda, Paulista e Jaboatão no período pré-pandemia para ampliar o serviço de radiologia em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Hoje, o foco é preparar as novas clínicas para o aumento de volume de atendimentos, que estão se normalizando com a vacinação da Covid-19.
“Durante a fase mais crítica da pandemia, tivemos uma diminuição muito grande no atendimento. Agora, passado o susto, estamos voltando à normalidade. Nos últimos três meses, recuperamos 85% dos atendimentos, comparado aos mesmos meses de 2019”, sinaliza o diretor-médico, Leon Berenstein.
No período, a clínica de medicina diagnóstica aproveitou para investir na presença digital, tanto para comunicação externa, quanto para a interna. Estratégias foram desenvolvidas para explorar mais plataformas, como eventos on-line com colaboradores. Para manter uma relação mais próxima aos pacientes, a equipe de marketing e comunicação elaborou quadros informativos sobre a Covid-19 e outros temas relevantes, como prevenção e respeito às minorias, o que rendeu um expressivo engajamento nas redes sociais.
“Em paralelo a todas essas ações, construímos um novo site, mais ágil e moderno, buscando facilitar a comunicação e possibilitar mais visibilidade ao cliente final. Além das campanhas de conscientização para os riscos da Covid-19, que continuamos fazendo, trabalhamos algumas campanhas institucionais para reforçar nossa missão, visão e valores, valorizando a nossa história e marca”, detalha Leon.
Ainda dentro do cronograma de atividades institucionais, a empresa encabeçou a campanha “Ame o Ben”, com o objetivo de contribuir com o tratamento de Benjamin Guimarães, que nasceu com atrofia muscular espinhal e necessita de ajuda para realizar o tratamento. O Boris Berenstein doou R$ 20 por cada exame particular realizado em suas unidades no dia 18 de setembro, em apoio à causa. texture
“Durante a fase mais crítica da pandemia, tivemos uma diminuição muito grande no atendimento”
Leon Berenstein
Diretor-médico
Médico graduado pela Unigranrio, com especialização em radiologia e diagnóstico por imagem no IMIP e MEDIMAGEM (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É fellowship em radiologia e diagnóstico por imagem do sistema músculo esquelético na Medimagem e visiting fellowship na UCSD (Universidade de San Diego - California).
“Construímos um
novo site, mais ágil
e moderno, visando
facilitar a comunicação
e possibilitar mais
visibilidade ao
cliente final”
Boris Berenstein
Presidente do grupo
Médico radiologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas do Recife e sócio-fundador do Centro Diagnóstico Boris Berenstein. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), sócio-fundador da Escola F – Educação para Famílias Empresárias e presidente do Núcleo Rumo de Governança Corporativa. Já presidiu a Federação Israelita de Pernambuco (Fipe), onde participou da reconstrução da 1ª Sinagoga das Américas – Kahal Zur Israel. É casado com Mary Berenstein e pai de quatro filhos.
33 anos de fundação
Sete unidades
na Região Metropolitana do
Recife (RMR) e Arcoverde
Atualmente, o grupo conta com
400 colaboradores
Mais de 400 tipos
de exames dentro das especialidades:
Raio x, Ressonância Magnética,
Tomografia Computadorizada,
Ultrassom, entre outros
24
“Modelo remoto derruba fronteiras”
Maria Paula Londres
A expressão “Tempo é dinheiro” se aplica sem cerimônia ao setor de publicidade em qualquer lugar do mundo e fazer o tempo se multiplicar e render ao máximo é das habilidades mais apreciadas na rotina das agências. Quando uma pandemia como a da Covid-19 modifica o funcionamento da sociedade, gerando impactos profundos em todos os setores e colocando a comunicação (e a publicidade, por tabela) na dianteira das medidas de enfrentamento da situação, o conceito de tempo se transforma.
Tempo para ficar em casa? Passamos a ter. Tempo para se equilibrar entre tarefas domésticas, escola à distância e trabalho? Tivemos que ter. Tempo para chamadas de vídeo com colegas, amigos e parentes? Precisamos ter. Em nome da proteção de todos, nosso tempo se modificou – e a publicidade foi um dos segmentos que, com maior velocidade, precisou se adaptar aos novos tempos.
O JC Recall de Marcas conversou com Maria Paula Londres, vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), sobre a repercussão da pandemia no mercado. “A melhor estratégia para as agências foi estar ainda mais próximas dos clientes e reforçar as parcerias, pensando em soluções e sempre avaliando resultados, em uma simbiose muito intensa”, avalia. Leia, a seguir, a entrevista completa.
JORNAL DO COMMERCIO – Como todos os setores da economia, a publicidade precisou se reinventar diante das limitações que a Covid impôs. Quase dois anos depois, que estratégias você avalia como as mais bem sucedidas nesse período?
MARIA PAULA LONDRES – Penso que a publicidade é um setor cuja operação acabou sendo menos impactada, já que nosso trabalho é perfeitamente compatível com o formato home office. Em termos estratégicos, a mudança no trabalho foi relevante, em todos os setores. Nesse período, tivemos que lidar com uma situação inédita, sem nenhuma referência prévia ou informações sobre comportamentos, tão necessárias ao nosso trabalho. A mídia precisou rever decisões e estudos, considerando o maior tempo das pessoas em casa e os novos hábitos. A criação precisou ter a sensibilidade de retratar na publicidade essa experiência de quarentena e até a produção precisou se reinventar com novos usos para recursos como banco de imagens, por exemplo. Nesse contexto, a melhor estratégia para as agências foi estar ainda mais próximas dos clientes e reforçar as parcerias, pensando em soluções e sempre avaliando resultados, em uma simbiose muito intensa.
Entre essas estratégias, qual delas você considera como a de maior destaque ou que veio para ficar?
Sem dúvida alguma, um dos grandes legados da pandemia para as agências será o formato de trabalho em home office ou híbrido. Apesar de não ser nenhuma novidade, a pandemia “obrigou” as agências a manterem suas operações funcionando à distância. Muitas se surpreenderam com os resultados positivos e resolveram adotar este formato definitivamente.
O trabalho remoto ou os regimes híbridos, com equipes presenciais e em home office, geraram algum tipo de mudança na cultura das agências? Como você avalia essa novidade?
Esse aprendizado da experiência home office mudou completamente a nossa dinâmica de trabalho. Acredito em um modelo mais flexível, onde possamos ter o ambiente físico para a equipe estar junta, pois essa integração contribui para o trabalho, mas com a flexibilidade das situações em que o home office se aplica, de acordo com os perfis dos profissionais. Outra coisa que aprendemos foi a produtividade conquistada com reuniões virtuais, otimizando demais o tempo de todos. Uma questão importante é que o modelo remoto derruba fronteiras. As equipes hoje são compostas por pessoas de várias cidades e até países diferentes. Isso traz uma diversidade positiva ao nosso trabalho, com novos olhares e vivências.
Do ponto de vista socioemocional, quais características das pessoas que compõem as equipes se sobressaíram, sendo fundamentais para superar os desafios que a pandemia trouxe?
Sem dúvida, o comprometimento e o foco. Sabemos que não foi fácil estar 100% do tempo em casa, com toda a família, se dividindo entre o trabalho e as questões domésticas. Eu destacaria também o equilíbrio emocional, tão debatido nos últimos anos. Para muitas pessoas, esse período de quarentena foi realmente um desafio emocional que, obviamente, gera impactos no desempenho profissional quando algumas questões não são bem administradas.
Na sua opinião, qual segmento do mercado se adaptou melhor às mudanças e, consequentemente, teve um melhor desempenho, mesmo com a pandemia?
Os setores que precisaram chegar ao ambiente virtual ou fortalecê-lo como uma solução para manter a operação descobriram novas oportunidades, como a área de educação, por exemplo. Abriram-se as fronteiras das salas de aula, tornando a capacidade praticamente ilimitada. Não substitui o contato presencial, claro, mas é uma ampliação considerável. Negócios relacionados ao ambiente da casa, conforto e bem-estar também tiveram uma grande procura, justamente em função desse tempo que as pessoas ficaram em casa, realmente aproveitando cada cantinho que antes passava às vezes despercebido.
A publicidade brasileira já superou a queda nos investimentos registrada em função da pandemia? Para você, o que isso demonstra a respeito da capacidade de recuperação do mercado publicitário?
Nosso mercado acaba sendo impactado por todos os setores da economia, já que são nossos clientes. Além da pandemia, que paralisou várias ações e investimentos, o momento econômico do país também interfere. Há alguns anos, o Nordeste estava no centro das atenções pelo aumento do potencial de consumo, o que trouxe para nossa região diversas empresas e ações de marketing regionalizadas, conduzidas por grandes marcas nacionais e internacionais. Sentimos essa diminuição, mas o mercado, de forma geral, está otimista com nossa recuperação.
Você acha que a pandemia fortaleceu a importância da comunicação, em geral, e da publicidade, em particular?
Comunicação é cada vez mais uma ferramenta indispensável. Não diria que a pandemia fortaleceu sua importância, porque, para as marcas, já era imprescindível se comunicar antes do novo coronavírus. O que a pandemia trouxe foram novos hábitos de vida e de consumo, o que também acaba interferindo na forma e nos canais de comunicação.
O distanciamento obrigatório acelerou a transformação digital e ampliou o peso dos departamentos de TI nas empresas. Esse é um caminho sem volta, para você? Como a publicidade faz para atingir os clientes ou o público que não querem se aproximar das ferramentas tecnológicas?
É um caminho sem volta, sem dúvida. A pandemia não provocou, mas acelerou o processo de digitalização das empresas. E isso não é uma escolha, é uma imposição que os novos tempos trouxeram. É importante ressaltar que os veículos tradicionais (TV, rádio, mídia exterior etc) ainda têm grande peso e resultados muito bons. Até as marcas que são essencialmente digitais, como Uber, iFood e Netflix, entre outras, utilizam mídias tradicionais para se comunicar com seus targets. Sendo assim, as pessoas que ainda não estão completamente mergulhadas nas ferramentas tecnológicas são atingidas e impactadas por esses canais, como sempre foram.
Considerando o apelo e a importância crescente das redes sociais, até que ponto você acredita que o posicionamento das marcas em relação a causas sociais e/ou políticas interfere realmente na relação entre clientes e empresas? As pessoas deixam mesmo de consumir se não houver um alinhamento com os valores de uma determinada marca?
A cada dia mais, o consumidor irá buscar coerência entre o que a marca tem no discurso e na prática. Deixar de consumir um produto por falta desse alinhamento já é uma realidade e tende a crescer. O outro lado dessa moeda é que acredito ser muito mais forte: a possibilidade de atrair e engajar a partir dessa conjunção de posicionamentos. Os consumidores viram advogados da marca quando se identificam e a admiram.
Pensando nos próximos cinco anos, quais serão os grandes desafios para o mercado publicitário, do ponto de vista das agências e dos profissionais do setor?
Apesar de não ser uma questão nova, a quebra de barreiras entre o universo real e o virtual segue como um grande desafio. Eles precisam andar juntos, em estratégia e linguagem, mas, sobretudo, com posicionamento consistente e sólido. Recentemente, vivemos a experiência do BBB 21, que impactou bastante o universo do marketing, com grandes retornos para patrocinadores, além de revelar novas celebridades. Muitas possibilidades e lições foram tiradas dali. texture
Entrevista
“Até as marcas que são essencialmente digitais, como Uber, iFood e Netflix, entre outras, utilizam mídias tradicionais para se comunicar com seus targets”
“As equipes hoje são compostas por pessoas de várias cidades e até países diferentes. Isso traz uma diversidade positiva ao nosso trabalho, com novos olhares e vivências”
“Nesse período, tivemos que lidar com uma situação inédita, sem nenhuma referência prévia ou informações sobre comportamentos, tão necessárias ao nosso trabalho”
26
Ouvir o consumidor
é o segredo de
uma estratégia
de comunicação
bem-sucedida
Além da comercialização de veículos novos, peças e acessórios originais, a empresa também oferece serviços de oficina, seguro e rastreamento
28
No total são 10 pontos de venda em Pernambuco, Bahia e Maranhão
Durante a pandemia, Bremen
aposta em campanhas
institucionais para dar
segurança e mostrar qualidade
ao consumidor
Ouvir o consumidor nunca foi tão importante quanto agora. Foi com essa estratégia que a Bremen, do Grupo Parvi, conseguiu reverter o impacto negativo que o segmento automobilístico sofreu no início da pandemia. “A indústria sofreu uma queda alta, em torno de 36% em 2020. Mas isso nos trouxe visão para entender que neste setor já existiam oportunidades de inovação, com a ajuda da tecnologia e da informação”, explica o diretor comercial da Bremen, Tércio Lopes.
O reconhecimento veio através do JC Recall de Marcas, como a empresa mais citada pelos pernambucanos na categoria Revendedor de Veículos Volkswagen. Capacitações e treinamentos para os colaboradores, investimentos em plataformas digitais e fortalecimento da imagem institucional da Bremen foram algumas das ações que justificam o resultado alcançado. “A campanha está focada 100% no online, porque assim temos interação instantânea e integral com o nosso cliente. Campanhas de varejo e lançamentos são importantes, mas neste momento, a comunicação institucional se torna importantíssima para dar segurança e mostrar a nossa qualidade ao consumidor”, destrincha o diretor comercial.
Tércio destaca que a premiação do Jornal do Commercio é um termômetro da qualidade dos serviços e produtos da marca, pela seriedade e credibilidade que ela possui. “Já temos uma grande parceria com o JC e seus prêmios de reconhecimento. Mais uma vez, ficamos felizes de manter a tradição com nosso público em Pernambuco e certos de que faremos mais e melhor sempre para garantir a melhor experiência de compra para os nossos clientes”, celebra.
A Bremen, que hoje é uma das maiores redes Volkswagen do Brasil, aposta em produtos conectados e com um bom acabamento para garantir ao consumidor o melhor custo-benefício. “A VW mudou muito o seu conceito no segmento das SUVs, mantendo sua tradição de confiabilidade e qualidade em seus serviços e produtos, bastante reconhecidos há décadas. Assim, o plano de negócios apresentará muitas novidades nos próximos três anos no Brasil. A marca também passa por transformação visual em sua rede. Já temos na Bremen o New Brand Design”, conta Tércio. “Sobre atendimento, o perfil do vendedor e gestor mudou. Ouvir o cliente nunca foi tão importante para ser bem assertivos nas estratégias atuais”, completa.
Além da comercialização de veículos novos, peças e acessórios originais, a empresa também oferece serviços de oficina e outros produtos, como seguro e rastreamento. Conquistar clientes e consolidar a fidelidade à marca Volkswagen é a estratégia que sempre norteou o crescimento da Bremen, que hoje detém a liderança em vendas no Nordeste. “Confiança e credibilidade são os pilares que fazem com que o Grupo Parvi seja bem visto no mercado. São muitos anos de trabalho e dedicação para hoje podermos dizer que somos uma das maiores redes VW do Brasil”, finaliza o diretor. texture
30
“A indústria sofreu uma queda alta, em torno de 36% em 2020. Mas isso nos trouxe visão para entender que neste setor já existiam oportunidades de inovação”
Tércio Lopes
Diretor comercial da Bremen
Há 20 anos no grupo Parvi, o diretor
comercial Tércio Lopes é responsável
pelas marcas Bremen e Ford. Entrou
no grupo como estagiário em 2001 e
foi crescendo dentro da empresa com
o plano de cargos e carreiras da Parvi.
18 anos no mercado
Atuação em Pernambuco
(Recife, Olinda e Caruaru),
Bahia (Salvador e Feira de Santana)
e no Maranhão (São Luís)
2° maior VW do Brasil
300 colaboradores
10 pontos de venda e oficina
31
Aliada valiosa contra a Covid-19
Aurélio Alves/Agência LK
Selo atesta que a
água sanitária e os
desinfetantes translúcidos
da Brilux eliminam 99,9%
do novo coronavírus
Em tempo de pandemia, uma empresa conquistar o reconhecimento pelo seu trabalho atuante e agregador é de grande relevância. É assim com a Brilux, que além de ter recebido um selo de eficácia no combate ao novo coronavírus, é destaque no JC Recall de Marcas como primeira do ranking na categoria Álcool e segundo lugar em Água Sanitária.
A certificação atestou que a água sanitária e os desinfetantes translúcidos produzidos pela Brilux eliminam 99,9% do novo coronavírus, além de bactérias. Para ter eficácia contra o coronavírus, é necessário que seja diluída em água. A proporção de diluição é de um copo de 50 ml para cada 950 ml de água. Também é recomendado deixar agir na superfície por 10 minutos. O desinfetante não precisa da diluição, pode ser aplicado diretamente.
“Investimos em mais lançamentos de produtos com esse apelo de proteção, como o Multiuso Antibac e o Álcool 70, e criamos ações para ajudar nossos consumidores. Um bom exemplo são dicas que trouxemos sobre como melhorar a rotina dentro de casa. Demos suporte e atenção especial à realidade de quem se viu emocionalmente sobrecarregado pelo trabalho doméstico diário. Investimos em conteúdos voltados para o acolhimento e o autocuidado nas redes sociais”, explica a gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Renata Carvalho.
A Brilux também lançou uma ação com economistas e consultores para ensinar como empreender em casa, trazendo dicas para quem desejava planejar e iniciar o negócio. Ainda dentro do plano de ações, foi montada uma iniciativa que divulgou os negócios desenvolvidos pelas empreendedoras do lar nas redes da Brilux. Em um ano com eventos pausados, as ações sociais, proposta que a marca já mantém em seu DNA, foram ainda mais externadas.
“No São João deste ano, promovemos a campanha ‘Acenda a Fogueira do Seu Coração’, na qual costureiras e figurinistas de quadrilhas juninas, que ficaram sem renda neste período, puderam trabalhar e confeccionaram 400 kits de lençóis e fronhas. Todo esse material foi doado para abrigos no Recife, Caruaru e Campina Grande (PB)”, recorda Renata.
Quando o assunto é expansão, a Indústria Raymundo da Fonte tem a meta de levar a qualidade dos seus produtos para mais lares brasileiros. Neste ano, foi iniciada a operação da unidade fabril na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. “Nosso objetivo é expandir a presença da marca no Sudeste, mas continuaremos sempre acompanhando as movimentações de mercado e atentos para capturar oportunidades que façam sentido ao nosso negócio”, explica a gerente.
Celebrando todas as formas de homenagens, o sentimento coletivo do grupo é de gratidão e desejo de ir cada vez mais adiante. Não por acaso foi contabilizado aumento de 16% das vendas em 2020 pelo aumento do consumo de produtos de limpeza doméstica devido à pandemia, já que os consumidores buscaram produtos de qualidade e garantia de proteção do lar.
“Este reconhecimento só veio para reforçar nosso intuito diário de entregar produtos de qualidade aos nossos consumidores”, conclui Carvalho. texture
Em 2021, foi iniciada a operação da unidade fabril na cidade de Itajubá, em Minas Gerais
Aurélio Alves/Agência LK
“Demos suporte e
uma atenção especial
à realidade de quem se
viu emocionalmente
sobrecarregado pelo
trabalho doméstico
diário”
Renata Carvalho
Gerente de Marketing e
Trade das Indústrias Reunidas
Raymundo da Fonte
Formada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE). Tem 14 anos de experiência na área e já atuou no marketing de empresas como Coca-Cola, Vitarella e Mondelēz. Há mais de quatro anos no grupo Raymundo da Fonte, é responsável por um portfólio de 350 produtos, com destaque para setores de limpeza, higiene pessoal e condimentos.
Unidades fabris em
Paulista (matriz), Salvador, Belém,
Horizonte (CE) e Itajubá (MG)
Mais de 300 itens produzidos
2.700 colaboradores
Aumento de 16%
nas vendas dos produtos de limpeza
32
34
Fanta Mistério traz leveza e diversão ao Halloween
Nova ação do refrigerante tem inspiração no Dia das Bruxas. Até o final de outubro, a edição limitada do produto estará à venda em oito países da América Latina
Quando se fala em campanha publicitária, uma das primeiras empresas que vêm à cabeça do consumidor é a Coca-Cola. Bastante conhecida pelos jingles e comerciais que marcaram gerações, a companhia é a mais lembrada na categoria Refrigerante do JC Recall de Marcas por mais um ano, garantindo o primeiro e terceiro lugares da premiação, com os produtos Coca-Cola e Fanta, respectivamente.
Sinônimo de criatividade, dessa vez a marca apresenta uma ação inovadora para o Halloween. Os lanches e guloseimas são os momentos mais esperados da data e a Fanta quer tornar essa experiência ainda mais lúdica com o lançamento do produto Fanta Mistério, com edição limitada. Cada sabor é representado por uma ilustração de um personagem: a abóbora assustadora representa a original de laranja; o Yeti, o sabor uva; o ogro, o guaraná, e o fantasma representa a Fanta Mistério.
Nos formatos lata e PET Individual (500/600ml) e com líquido e embalagem pretos, a bebida inspirada no Halloween já está sendo distribuída nos pontos de vendas de todo o Brasil. A novidade estará disponível também em mais sete países da América Latina até a data da festividade.
“A Fanta sempre foi uma marca leve e divertida e que buscou, através de suas inovações e comunicação, espalhar pelo mundo mais momentos de diversão. Neste novo posicionamento, ela reforça este propósito de inspirar e espalhar mais diversão num mundo muitas vezes dominado por um excesso de pragmatismo, dureza e seriedade. A gente acredita que este cinza, que muitas vezes domina nosso dia a dia, é inimigo da criatividade, da positividade. E o Halloween é a data ideal para trazer isso”, destaca a Líder da marca Fanta na Coca-Cola América Latina, Marina Rocha.
Atrelado ao lançamento do novo produto, a marca contará com parcerias inéditas com grandes marcas e criadores de conteúdo digital, que vão sugerir receitas de lanches para a data, além de ensinar maquiagens para inspirar os internautas a se caracterizarem pelo Halloween.
Além disso, o “Ghost Truck” circulará por diversas cidades para espalhar o clima fantasmagórico. Para encontrá-lo, o consumidor terá que desvendar as pistas que estarão nas redes sociais da marca. Finalizando o calendário de ações, na noite mais assustadora do ano, Fanta promoverá a primeira edição do festival “Fanta Horror Fest”. O evento acontecerá no dia 31 de outubro, via streaming no Twitch.
AÇÃO SOCIAL
Não é apenas através da diversão que a empresa mostra o cuidado com o bem-estar das pessoas. Desde o início da pandemia do Covid-19, a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, tem investido em campanhas de doação de alimentos e bebidas. Ao todo, de março de 2020 a agosto de 2021, já foram doadas mais de 200 toneladas em alimentos e mais de um milhão de litros de água e sucos para a população dos nove Estados do Nordeste e no Mato Grosso (território de atuação da companhia).
O gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, Arthur Ferraz, conta que a responsabilidade corporativa é uma das premissas da companhia. “São diversas ações de apoio e articulação com entidades governamentais para pensar estratégias para conter o agravamento dos problemas sociais durante a pandemia, que ainda preocupa o nosso País. Temos contribuído de forma efetiva com o trabalho de profissionais da saúde que atuam na linha de frente, famílias em situação de vulnerabilidade social e pequenos empreendedores atingidos pela crise, entre outras iniciativas”, finaliza Ferraz.
Em Pernambuco, durante a pandemia, a Solar Coca-Cola viabilizou o transporte de produtos e insumos para a rede pública em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. A companhia também realizou ações de conscientização para o combate ao coronavírus, com distribuição de máscaras e álcool em gel no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Além disso, no último mês de agosto, a partir de uma parceria entre a Solar Coca-Cola, o Sistema Coca-Cola Brasil e o Movimento União BR, foi realizada a doação de 60 capacetes respiratórios não invasivos e 24 mil litros de água mineral para a rede municipal de saúde de Recife. texture
36
“A marca contará
com parcerias inéditas
com grandes marcas e
criadores de conteúdo
digital, que criarão
receitas de lanches
para a data, além de
ensinar maquiagens”
Marina Rocha
Líder da marca Fanta na
Coca-Cola América Latina
Coca-Cola Lover” desde pequena, Mari Rocha sempre sonhou em trabalhar no marketing da The Coca-Cola Company, mas foi a área de planning e finanças que a trouxe para a companhia, em 2002. Formada em engenharia de produção, mas sempre apaixonada por construção de marcas, um dia Mari foi até a mesa da responsável pela área da época e perguntou o que era preciso para conseguir fazer parte da equipe. Assim, há 15 anos atrás, Mari conseguiu realizar seu sonho e entrou de cabeça no mundo do marketing - onde atua desde então. Além disso, Marina é mãe de dois meninos e se orgulha por conseguir integrar sua vida de esposa e mãe, com sua carreira profissional.
“De março de 2020 a
agosto de 2021, já foram
doadas mais de 200
toneladas em alimentos
e mais de um milhão de
litros de água e sucos
para a população dos
Estados do Nordeste e
para o Mato Grosso”
Arthur Ferraz
Gerente de Relações Externas
da Solar Coca-Cola
Arthur Ferraz é formado em Direito
pela Universidade de Fortaleza
(Unifor) e em Comunicação Social
pela Universidade Federal do Ceará
(UFC), com pós-graduação em
Direito Empresarial pela PUC-SP.
Atua na Solar Coca Cola desde 2016
e hoje exerce a função de gerente
de Relações Externas, que reúne as
áreas de Relações Governamentais,
Sustentabilidade e Comunicação
Externa.
Entre os 20 maiores
fabricantes mundiais
Segunda posição como
maior fabricante
do sistema Coca-Cola no País
Mais de 12 mil colaboradores
9 fábricas
espalhadas pelo Nordeste
e no Mato Grosso
Responsável pela produção
e distribuição de mais de
150 produtos da Coca-Cola
Mais de 200 toneladas
em alimentos e mais de
um milhão de litros de água e sucos
doados durante a pandemia
37
Há mais de
50 anos colorindo
Pernambuco
Tintas Coral investe em
conteúdo digital para os mais
variados públicos e em ações
de responsabilidade social
Compondo o portfólio de marcas do grupo AkzoNobel, empresa holandesa fabricante de tintas e revestimentos, a Coral é a tinta mais citada pelos pernambucanos, fazendo parte da lista de vencedores do JC Recall de Marcas.
Com o objetivo de dar segurança ao consumidor quanto à escolha das tintas, foi lançada em 2021 a campanha Garantia Coral, na qual assegura que, ao comprar os produtos premium participantes da ação, o cliente terá a cor e o acabamento dos sonhos. Porém, caso ele não fique satisfeito, a Coral se compromete a substituir a tinta, de acordo com o regulamento. Essa campanha visa incentivar a experimentação de tons nos ambientes, dar segurança ao consumidor e melhorar a percepção dos diferentes públicos quanto à qualidade e preferência de marca.
“Buscamos proteger nossa marca para que nossos consumidores continuem nos reconhecendo como uma empresa que cria e oferece a melhor oferta em cores e proteção de forma inovadora e sustentável. Nossa ambição é ser a referência em tintas e revestimentos da América do Sul. Trabalhamos todos os dias com os nossos clientes e parceiros, oferecendo as melhores soluções de experiências de compra e produtos na jornada do consumidor”, explica Eduardo Santos, líder de Marketing Regional da Coral.
O gerente nacional da AkzoNobel, José Roberto Roque, recorda que a marca foi uma das primeiras fábricas de tinta a se instalar na região, há mais de 50 anos, levando cor para a vida das pessoas e, por isso, tem um carinho muito grande pelo povo pernambucano. “Muito orgulho de sermos reconhecidos como a marca mais querida num veículo com a reputação do JC. Estamos há mais de 50 anos aqui aprendendo com esse povo tão querido, que é apaixonado por cores, que é nosso DNA. Cada vez mais, a Coral evolui e traz as melhores tintas e soluções de pinturas para inspirar e satisfazer nossos clientes, consumidores, pintores e arquitetos, que precisam do melhor para realizar seus sonhos”, afirma.
A empresa também investe na valorização dos seus colaboradores. “Acreditamos muito na diversidade. Nossa empresa busca os profissionais mais diversos, pois acreditamos que isso vai trazer uma marca mais completa numa sociedade tão plural. Temos uma cultura muito forte e valores que não abrimos mão como foco no cliente, paixão por pintura e processos precisos “, destaca José Roberto.
Três públicos prioritários vêm recebendo ações de engajamento. Os lojistas, por exemplo, são incentivados para as vendas online através do marketplace. Para os pintores, são oferecidas capacitações gratuitas na Academia Coral, plataforma de treinamentos remotos. Já em benefício às comunidades, com o objetivo de transformar a vida das pessoas por meio da cor, tornando as cidades mais coloridas e sustentáveis, a Coral apoia o programa “Mais Vidas nos Morros” da Prefeitura de Recife. O projeto consiste em pintar as fachadas das casas, encostas e áreas públicas de diversas comunidades locais, com o apoio dos próprios moradores. Gerando transformação, inspiração e engajamento. Assim, beneficiando diretamente centenas de famílias recifenses. texture
38
“Nossa empresa
busca os profissionais
mais diversos, pois
acreditamos que isso
vai trazer uma marca
mais completa numa
sociedade tão plural”
José Roberto Roque Jr.
Gerente Nacional da AkzoNobel
É gerente Nacional da AkzoNobel há cinco anos e está no grupo desde 2006. Entrou como vendedor, trabalhou em várias regiões do Brasil, em diversos cargos em vendas, e vem ajudando a Tintas Coral a sustentar sua liderança, trazendo novas expertises, crescimento de resultados diante dos desafios e cuidando na ponta de cada detalhe da operação comercial.
“Para os pintores, são
oferecidas capacitações
gratuitas na Academia
Coral, plataforma por
meio de treinamentos
online”
Eduardo Santos
Líder de Marketing
Regional Nordeste
Eduardo Santos é líder de Marketing Regional Nordeste. Está na companhia desde 2003, participando da área comercial e de marketing. Iniciou no laboratório de Controle de Qualidade como estagiário, partindo para a área de serviço ao consumidor e, em seguida, para o setor comercial. É responsável atualmente por desenvolver planos de marketing para os principais clientes e melhorando a experiência de compra para os consumidores.
Ano de fundação - 1954
Unidades fabris - Mauá e Recife
Sua paleta é a mais completa do mercado, com 2.016 tons.
Principais linhas: Coral Decora, Coral Renova, Coral Super Lavável, Coral 3 em 1, Coral Proteção Sol & Chuva e Coralit.
Cerca de 900 funcionários
nas duas fábricas.
Sistema de Gestão Integrado
certificado nas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018
Movimento “Tudo de Cor” – iniciativa que renova espaços relevantes para as comunidades de todo o Brasil, promovendo o voluntariado e o treinamento de aprendizes de pintores, e estimulando a cidadania e autoestima. Em mais de 10 anos de história, a iniciativa já entregou cerca de 2 mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados e 1,1 milhão de litros de tinta utilizados.
A AkzoNobel, que é detentora da marca aqui no Brasil, é uma multinacional holandesa com mais de 200 anos de mercado.
Home office,
transformação
e estratégia: palavras-chave
para a publicidade
em 2021
41
JC Recall de Marcas conversa com Ângelo Mello, Giovanni Di Carlli e Manuel Cavalcanti sobre a realidade das agências em meio à pandemia
A pandemia colocou à prova a capacidade de reinvenção de todos os setores econômicos no planeta. Implantar protocolos de segurança sanitária, criar estruturas para funcionamento e atendimento remotos, manter empregos, investir na transformação digital, garantir a dinâmica da economia: em todos esses quesitos, a publicidade brasileira tirou nota dez e vai fechar 2021 aprovada com louvor. Um ano e meio depois de a Covid aterrissar em nossas vidas, o JC Recall de Marcas bateu um papo com três das maiores agências de propaganda de Pernambuco, todas com atuação nacional. Na pauta da entrevista com Ampla Comunicação, Aporte Comunicação e BG9, lições aprendidas, estratégias de sucesso e indicativos de como o mercado está se preparando para os desafios futuros.
A realidade do home office foi um dos pontos de destaque da conversa. Segundo Manuel Cavalcanti, copresidente e diretor de criação da Ampla, o formato remoto foi adotado a 100% pela empresa. “Foi uma mudança drástica e repentina, mas acabou funcionando muito melhor do que a gente poderia imaginar. Claro, como tudo na vida, há os prós e contras, mas até agora as vantagens têm se mostrado bem maiores. A produtividade aumentou e, para a maioria, decidir de onde vai trabalhar e não perder tempo com deslocamento trouxeram mais qualidade de vida. É preciso, porém, estar atento à quantidade de horas trabalhadas, porque no modo remoto é muito mais fácil qualquer pessoa ser acionada a qualquer hora do dia. E nós precisamos estar muito atentos a isto”, pondera.
Giovanni Di Carlli, sócio e vice-presidente da BG9, concorda que é papel da empresa monitorar os riscos de possíveis excessos do trabalho remoto e combatê-los, se posicionando ao lado dos colaboradores. “Estamos tendo muito cuidado com as pessoas, desde fomentar boas condições de trabalho até fornecer os equipamentos necessários. Damos atenção especial ao controle da jornada, pois o fato de a equipe estar trabalhando de casa não significa que está 100% do dia disponível para o trabalho. A pandemia nos encorajou a implementar um modelo mais ágil, flexível e adaptável às constantes mudanças que o mercado impõe. Em 2022, a ideia é retornar numa modalidade que permitirá às pessoas intercalarem expedientes presenciais e à distância, contando com a ampliação da vacinação e a retomada da convivência”, explica.
Transformação foi outra palavra-chave no bate-papo, tanto no sentido das mudanças sociais vividas desde o início da pandemia quanto em relação à repercussão dessas novidades no cotidiano das agências e no trabalho junto aos clientes. Para Ângelo Mello, sócio-fundador e CEO da Aporte, a existência no mundo digital é irreversível para as marcas, independentemente do segmento em que atuem. Quem não tinha a transformação digital no horizonte teve que correr e se adaptar. “Até os mais resistentes a essa realidade foram impulsionados à adesão por pura necessidade de sobrevivência no mundo tecnológico em que vivemos. Em meses, evoluímos o que demoraria anos ou talvez décadas. No caso da publicidade, para atingir clientes ou públicos que não assimilam as ferramentas tecnológicas, isso também se resolve com comunicação. Para educar e conscientizar as pessoas a respeito dessa realidade, nada melhor que o exemplo do que vivemos nesses quase dois anos para fazermo-nos ouvidos”, avalia.
Na visão de Cavalcanti, é missão da publicidade se transformar para chegar às pessoas, não importa onde estejam. “As ferramentas e plataformas, nesse caso, são meio e não fim. A mensagem, cada vez mais, tem que trazer algo de relevante. Seja para entreter, para educar, para informar. Num mundo onde somos submetidos a milhares de estímulos a cada minuto, em diversos canais, só vai ser percebida aquela comunicação que desperta curiosidade e emoção nas pessoas”, acredita. Di Carlli concorda com essa premissa. “Todo fenômeno social impacta as estratégias de marketing e de comunicação, o mesmo ocorre com as ferramentas tecnológicas. Na BG9, o departamento digital foi transformado em uma cultura, integrando todas as áreas da agência. Consideramos que toda campanha deve nascer integrada. A vida acontece no on e no off e tudo se conecta. Com a comunicação não é diferente. Aproximamos nossos clientes dessa realidade através de dados que mostram o comportamento das pessoas e o que é preciso fazer para criar essa conexão com elas, no lugar certo e no momento certo”, pontua.
Em termos de estratégias, a Aporte apostou em proximidade total com o cliente. “Vimos que era a hora de as marcas se aliarem aos consumidores, não para vender mais, mas para orientá-los e apoiá-los. O papel da agência foi mostrar o quanto a comunicação e novas ideias poderiam ajudar a superar aquela fase crítica. Nesse sentido, todas as áreas-fim da Aporte procuraram se adequar ao novo tipo de trabalho. Reunião remota, pauta acompanhada à distância, uso do WhatsApp como ferramenta para alcançar todas as classes sociais, e-commerce e apps de entrega como grandes canais de vendas: nossas estratégias não têm como deixar de contemplar a vida e o comportamento digitais das pessoas”, analisa.
Na avaliação de Manuel Cavalcanti, da Ampla, o trabalho à distância é a estratégia que se destaca, tanto na relação entre agência e cliente como entre os profissionais da casa. “O trabalho remoto nos aproximou de clientes, que não estão necessariamente na mesma cidade ou estado. E também de profissionais, que não têm a obrigação de morar no Recife para fazer parte da Ampla. O nosso diretor de criação é capixaba e mora em Portugal. Também vive lá a nossa tráfego, que é recifense. Além deles, temos profissionais de São Paulo, Rio, Fortaleza e de outras cidades do Brasil. Isso ajuda na diversificação da equipe, no acesso a novos talentos e também na troca de experiências, trazendo muitos pontos positivos”, elenca.
Giovanni Di Carlli traz uma análise mais abrangente sobre a questão. “De todas as novas estratégias e, pelo dinamismo contemporâneo, penso que nada veio para ficar, pois a renovação e a evolução são permanentes. Tudo hoje muda numa velocidade mais rápida que há alguns anos. O mundo da tecnologia sempre viveu esse ritmo e a integração das ferramentas digitais e seus impactos em todos os ramos de negócio nos impõem mudanças constantes. Temos que estar sempre preparados. Hoje, as redes sociais são protagonistas nas estratégias publicitárias, porém não podemos nos esquecer que elas se integram às chamadas mídias tradicionais e, juntas, cumprem seu papel de conexão com o público”. texture
42
Giovanni Di Carlli
Sócio e vice-presidente da
agência BG9
Jornalista de formação
e publicitário por opção,
com MBA em marketing.
Há 30 anos no mercado
publicitário, atualmente
é sócio e vice-presidente da
agência BG9. Também atua
como professor na área de
marketing e comunicação,
há 17 anos.
BG9
• Fundada em 2015, após fusão da Gruponove com a Plano B
• Presente no Recife e em Manaus, com atuação em todo o Brasil
• Mais de 15 clientes atendidos
• 60 colaboradores
• 2021: conquista de seis novas contas durante a pandemia
Manuel Cavalcanti
Copresidente e Diretor de Criação da Ampla Comunicação
Formado em Publicidade e
Propaganda pela Universidade
Federal de Pernambuco com
MBA em Gestão de Campanhas
Políticas pela George
Washington University.
Há 23 anos no mercado,
trabalhou como redator na
Duda Propaganda e na
Newcommbates. Foi eleito
Profissional de Propaganda
do Ano no Prêmio Colunistas
Norte/Nordeste 2007 e 2013 e,
no Colunistas Norte/Nordeste
2016, foi eleito o Empresário
Promo do Ano.
Ampla Comunicação
• Fundada em 1976
• Presente em Recife, Vitória, Maceió, Aracaju e Brasília, com atuação em todo o Brasil
• 25 clientes atendidos
• 136 colaboradores
• Aumento de 30% na receita em 2021
Ângelo Mello
Sócio-fundador e CEO da
Aporte Comunicação
Formado em Engenharia
Mecânica e pós-graduado em
Administração e Marketing. À
frente da Aporte, Ângelo Mello
se propõe a desenvolver um
trabalho diferenciado que
caracteriza a agência pela
longevidade de sua carteira de
clientes e pela força e recall
das marcas que atende. Foi
presidente da Associação
Brasileira de Agências de
Publicidade (ABAP/PE) e
premiado pela Associação
Latino-Americana de Agências
de Publicidade (ALAP), no
Festival de Gramado.
Aporte Comunicação
• Fundada em 1991
• Presente no Recife, com atuação no Nordeste
• Mais de 40 marcas atendidas
• Mais de 20 colaboradores
• Aumento de 25% no faturamento em 2021
Investimento em tecnologia e logística
Dragão aumentou linha
de produção, adquiriu
caminhões e investiu em
tecnologia para melhorar a
comunicação com o cliente
44
Com 73 anos de atuação num mercado extremamente competitivo, a Interlândia – empresa familiar que produz a água sanitária Dragão – soube se adaptar rapidamente aos desafios impostos pelo ano de 2020, em que a pandemia da Covid-19 interferiu na vida de todas as pessoas e empresas do mundo de alguma forma. A estratégia utilizada para este momento peculiar foi a inovação, seja nos processos, seja na criação de novas estratégias para alcançar os consumidores com informações qualificadas sobre os produtos. O resultado deste trabalho foi a conquista do primeiro e segundo lugares no JC Recall de Marcas, nas categorias Água Sanitária e Álcool, respectivamente.
Com o maior uso de um produto de limpeza que tem sido bastante demandado nesse período, a indústria realizou vários investimentos, aumentando as linhas de produção nas três unidades fabris: Marechal Deodoro (AL), Cascavel (CE) e Jaboatão dos Guararapes (PE). “Investimos em caminhões para poder ter uma entrega mais pontual. Aumentamos também os investimentos em publicidade, sempre visando a conscientização e o uso correto dos produtos de limpeza em favor do combate ao novo coronavírus”, explica o gerente comercial e de marketing da Interlândia, Lucas Sève.
Sève explica que esta adaptação foi feita aliando a criação de novos itens, com planejamento para o futuro e o investimento em tecnologia para aumentar a produtividade e não deixar faltar produtos para o consumidor num momento em que os cuidados com a limpeza da casa se tornaram ainda mais importantes. Ele ressalta ainda o esforço conjunto realizado com fornecedores e lojistas para que o preço dos produtos não aumentasse. “Nossa visão sempre foi disponibilizar um produto de alta qualidade e com preço justo. Acredito que o grande desafio foi manter o produto ainda popular, como sempre foi”, destaca.
Além dos cuidados com os consumidores, lojistas e fornecedores, a Interlândia também cuidou dos colaboradores – adotando mudanças nas unidades fabris e nos setores administrativos, com a criação de protocolos internos para proporcionar mais segurança no ambiente de trabalho. Na área de vendas, houve investimento em sistemas operacionais que permitiram que os representantes atendessem os clientes em home office, sem prejudicar a boa relação construída entre os parceiros.
Algo interessante na atuação da Interlândia que merece destaque foi a criação de campanhas, em parceria com a M3 Propaganda - agência cuja relação com a Dragão já dura 36 anos e que atua no Norte e Nordeste, sendo uma das mais premiadas por seus trabalhos. Os investimentos foram feitos em ações nas redes sociais e em veículos de comunicação, visando à conscientização dos consumidores em relação ao uso correto dos materiais de limpeza. “Na medida em que a população está imunizada, esperamos que a economia reaja e possamos voltar à normalidade”, explica Lucas Sève. texture
A Dragão detém 53% do marketing share no segmento água sanitária
Três unidades fabris:
Marechal Deodoro (AL), Cascavel (CE)
e Jaboatão dos Guararapes (PE)
“A indústria realizou vários investimentos, aumentando as linhas de produção nas três unidades fabris: Marechal Deodoro (AL), Cascavel (CE) e Jaboatão dos Guararapes (PE)”
Lucas Sève
Gerente comercial e atua
na Interlandia desde o
ano de 2010.
73 anos de existência
3 unidades fabris:
Marechal Deodoro (AL),
Cascavel (CE) e
Jaboatão dos Guararapes (PE).
Inaugurada em 2019, a unidade
de Cascavel (CE) tem previsão
de investimentos de
R$ 25,4 milhões até 2024
53% de marketing share
no segmento água sanitária
46
Experiência do consumidor em primeiro lugar
Diante das mudanças provocadas pela pandemia, a Fiori Jeep intensificou o atendimento online e a entrega do veículo passou a ser feita na casa do cliente
O setor automobilístico sofreu forte retração no início da pandemia, mas depois registrou aumento da demanda
47
Boas estratégias de marketing e conhecimento profundo do público-alvo são essenciais para o sucesso de uma marca. Isso ficou ainda mais evidente na pandemia. Sensibilidade e respeito ao cliente, ainda que seja uma fórmula já conhecida, são postas à prova em momentos de crise e só prosperam as empresas que são fiéis ao seu propósito. Foi assim que a Fiori Jeep conquistou o coração dos consumidores e o segundo lugar na categoria Revendedora Jeep no JC Recall de Marcas.
Para o mercado automobilístico, os primeiros meses de pandemia foram de quase total retração. Depois, o segmento surpreendeu com os volumes de procura e vendas de automóveis, gerando uma alta demanda de produção e falta de matéria-prima em todo o mundo. Diante dessas dificuldades e para se adaptar à nova realidade, a Fiori Jeep amadureceu a abordagem aos consumidores.
“Intensificamos o atendimento on-line com os nossos clientes, respeitando o espaço e a necessidade de cada pessoa. Além de esclarecer dúvidas sobre o veículo e enviar encartes para conhecimento do produto, realizamos a negociação como se estivéssemos fisicamente com os clientes”, explica o diretor David Ribeiro.
Ele ainda destaca que todo o processo de aprovação de contratos de financiamentos, avaliação do veículo seminovo (em caso de troca) e pagamentos são realizados de maneira digital. A empresa ainda está fazendo a entrega do carro diretamente na casa do consumidor.
“Mesmo com a falta de insumos necessários, temos muito respeito com as previsões dos faturamentos dos veículos com os prazos acordados. O grande desafio pós-pandemia será a realização de negócios sem o produto pronta-entrega, apenas evidenciando o prazo, mantendo o cliente informado”, ressalta David.
Os desafios são muitos, mas a empresa tem como guia o desejo de atender aos clientes da melhor maneira. “O nosso objetivo é garantir a melhor experiência de atendimento, pois o nosso maior patrimônio são os clientes. Na Fiori Jeep o consumidor não compra apenas um carro, ele realiza um sonho com uma experiência única e jamais é esquecido. Será sempre um dos primeiros a ser avisado das novidades e ganhar brindes, levando a recordação física além das boas lembranças” conta.
Para o diretor, o destaque no Recall de Marcas significa a consolidação da marca como referência no atendimento, satisfação e cuidado ao consumidor. “Isso é algo que levamos muito a sério. Só evidencia que o nosso lema ‘lugar de encontrar seu Jeep Zero KM e com excelência de atendimento é na Fiori Jeep Recife’ é validado pelo nosso público”.
DOAÇÕES
A Fiori Jeep realiza campanhas solidárias para ajudar a quem mais precisa. Nesse momento de pandemia, a solidariedade foi ainda mais incentivada. “Fizemos campanhas de doações de alimentos, financeira e de materiais de higiene, envolvendo todos os colaboradores e abrindo para os clientes que quisessem participar da ação, levando alegria e esperança para os moradores das comunidades do Caranguejo/Tabaiares, Ilha do Retiro, Afogados, Coque, Coelhos, Entra Apulso e Bongi, no Recife”, finaliza o diretor. texture
A entrega
do carro está
sendo feita
diretamente
na casa do
consumidor
“O nosso objetivo é
garantir a melhor
experiência de
atendimento, pois o
nosso maior patrimônio
são os clientes”
David Ribeiro
Diretor da Fiori Jeep
Mais de 6 anos
no mercado automobilístico
360 colaboradores
integram a equipe
11 lojas no N/NE:
2 lojas no Recife,
1 em Campina Grande (PB),
3 em Salvador,
1 em Feira de Santana (BA),
1 em Marabá (PA),
1 em imperatriz (MA) e
1 em Boa Vista
48
Expansão do ensino profissionalizante
Mesmo num cenário desfavorável, Grau Técnico manteve projeto de abrir novas unidades e ampliou a atuação do ensino à distância
Atualmente, conta com mais de 60 mil alunos matriculados
50
Pelo quarto ano consecutivo, o Grau Técnico conquista o primeiro lugar na categoria Curso Profissionalizante do JC Recall de Marcas. Um marco na história de uma empresa que, apesar de ter apenas 11 anos, vem crescendo de maneira exponencial. A marca também foi lembrada na categoria Ensino à Distância (EAD), garantindo o terceiro lugar.
Para o diretor geral do Grau Técnico, Ruy Maurício Porto Carreiro Filho, o reconhecimento é fruto de boas parcerias e muito trabalho. “Acreditamos no que fazemos e nas pessoas com quem lidamos. Oferecemos qualidade na entrega, representada pela dedicação de nossos instrutores, no conteúdo de nossas aulas e na infraestrutura de nossas unidades. Acho que isso, entre tantos outros itens, trazem o que de melhor podemos sentir quando tocamos um negócio: o reconhecimento do público pela lembrança de nossa marca. Muito obrigado aos que nos elegeram assim”, agradece.
A chegada da pandemia da Covid-19 fez com que a empresa readaptasse alguns planos e projetos de expansão ao mesmo tempo em que permitiu outras oportunidades. Uma delas foi a aceleração do desenvolvimento da própria plataforma de ensino à distância, que estava prevista para ser lançada entre maio e junho do ano passado.
“Conseguimos antecipar o lançamento nacional da ferramenta, o que foi fundamental para nossa operação pedagógica e, principalmente, para os alunos, que puderam dar continuidade aos seus cursos de formação profissional”, explica Ruy.
Todos os produtos da marca passaram por readequações para atender às necessidades da plataforma digital e dos alunos, que precisavam de suporte num momento de tantas incertezas.
“Como nossas escolas se localizam em áreas de grande fluxo de pessoas, a recepção das unidades sempre foi um dos pontos altos na captação de matrículas. Mas de repente, as ruas ficaram vazias e nos vimos obrigados a investir tempo e atenção em canais de atendimento remoto. Isso exigiu treinamento de pessoal, recursos em infraestrutura, além de muita comunicação para reeducar e direcionar o nosso público para esses canais. Destaco o papel e a dedicação dos nossos instrutores que, rapidamente, se adaptaram à nova realidade”, conta o diretor.
Em paralelo ao crescimento virtual, Ruy salienta que a empresa manteve o planejamento de abertura de unidades, ainda que em uma escala menor do que havia sido previsto. “Mantivemos a ampliação do número de escolas em cidades, Estados ou regiões onde ainda não havíamos chegado. Com uma rede cada vez mais robusta, presença da marca no digital e campanhas de mídia planejadas de forma cirúrgica dentro do calendário anual de matrículas, conquistamos mais alunos e atendemos às novas demandas de cursos surgidas no mercado”.
Com a mudança no perfil de sala de aula, vieram também tendências diversas no mercado de profissionalização. Cursos de gastronomia e da área médica, frutos de todo esse sentimento de preocupação com a saúde que a pandemia trouxe para as pessoas, tiveram um aumento na procura.
Dessa forma, o Grau Técnico deve dar início às matrículas da Faculdade Grau ainda neste ano e ampliar a rede de escolas, ultrapassando 120 unidades ainda no primeiro semestre de 2022. O Colégio Grau Técnico está em fase final de autorização do Ministério da Educação para começar as atividades a partir de janeiro de 2023. texture
52
Mais de 100 escolas
em todas as regiões do País
11 anos de fundação,
como maior rede de ensino
técnico privado do Brasil
Mais de 100 mil alunos
matriculados
A marca Grau é franqueada
através do Grau Educacional,
que hoje comercializa o Grau Técnico
e o Grau Profissionalizante
Considerada case de sucesso
pela ascensão em pouco mais
de uma década
Associada à ABF (Associação
Brasileira de Franchising), com vários
prêmios e certificações, entre eles:
Selo ABF Excelência em Franchising
(desde 2014); As Melhores Franquias
do Brasil – Revista PEGN (3 anos) ;
Franquias Que Mais Crescem no
Brasil – Revista Exame e Deloitte
(3 anos); Prêmio JC Recall de
Marcas - PE (4 anos); Top Marcas Caruaru (3 anos), Prêmio IEL
de Estágio (4 anos)
“De repente, as ruas
ficaram vazias e nos
vimos obrigados
a investir tempo e
atenção em canais de
atendimento remoto”
Ruy Maurício Porto Carreiro Filho
Diretor geral do Grau Técnico
Pernambucano, 43 anos, formado em Administração. Empresário desde os 24 anos, começou a relação profissional com a educação como franqueado da marca nacional de cursos profissionalizantes MicroLins. A experiência o encorajou a criar o próprio negócio de ensino, fundando em 2010 o Grau Técnico, que já nasceu com o formato de negócio que o transformaria numa franqueadora da marca. Uniram-se ao projeto duas irmãs, um irmão e, posteriormente, um primo. É diretor geral do Grau Técnico.
53
Inovação e tecnologia a serviço da saúde
Hospital Ilha do Leite:
uma das seis unidades
hospitalares em Pernambuco
Presente nas cinco regiões do Brasil, Hapvida cresce ainda mais no serviço de teleatendimento com média mensal de 85 mil teleconsultas
Ganhar um prêmio como empresa mais lembrada na categoria Plano de Saúde em tempos de pandemia não é uma tarefa fácil. Mas o Hapvida tem se destacado tanto no segmento que também ficou entre as três mais citadas nas categorias Hospital e Clínica de Raio-x e Diagnóstico por Imagem do JC Recall de Marcas. Este resultado é o reconhecimento de um trabalho estratégico construído pelo sistema, que hoje é um dos maiores de saúde suplementar do Brasil.
“Com muita alegria, recebemos, mais uma vez, o Prêmio JC Recall de Marcas. Este reconhecimento nos desperta ainda mais compromisso e responsabilidade nos serviços prestados aos nossos clientes. Desde o início da pandemia, trabalhamos dia e noite para salvar vidas e permanecemos empenhados nessa missão”, ressalta a diretora de Comunicação e Marketing do Sistema Hapvida, Simone Varella.
Entre as ações que justificam o reconhecimento público do grupo, está o investimento feito em inovação. Ele é pioneiro em teleatendimento com profissionais de saúde via telefone e chat, atingindo o número de 85 mil teleconsultas por mês. Além disso, no mês de março, o Hapvida montou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) projetados em contêineres, com camas e estrutura para equipamentos para o Governo de Pernambuco.
“Todos os dias, investimos em qualidade, acolhimento, eficiência, inovação e colaboração entre as equipes. Ainda enfrentamos um período desafiador e não deixamos de cuidar das pessoas. A empresa investiu em insumos, como equipamentos, EPIs e contratações para o enfrentamento contra a Covid-19 em todo o Brasil”, conta a diretora.
Para 2022, a previsão é a inauguração de dois hospitais. O Mandacaru, que será pediátrico, e o Ariano Suassuna, de alta complexidade, se somarão à rede do Estado, que já conta com seis unidades hospitalares especializadas do grupo.
INTELIGÊNCIA EM SAÚDE
Para destacar ainda mais a ideia de proteção e cuidado com os clientes e colaboradores, a nova campanha de marketing do Sistema Hapvida, intitulada “Confie na Inteligência”, já está sendo veiculada na TV aberta, rádios e mídias digitais de todo o Brasil. O novo trabalho, desenvolvido pela Ana Couto Branding, permanecerá no ar durante o segundo semestre de 2021.
A ação publicitária destaca a inovação, a credibilidade e estrutura da empresa, o acompanhamento de toda a jornada do cliente e a inteligência em saúde para cuidar do bem mais precioso das pessoas: a vida. No filme, uma mãe pede para o filho não esquecer o casaco ao sair de casa para uma consulta e ressalta que ninguém cuida tão bem da sua saúde quanto o Hapvida. Para reforçar esse cuidado, essa mãe aparece em diversas áreas de atendimento do filho.
Para Simone, uma saúde inteligente promove mais qualidade de vida para as pessoas, e a presença de uma mãe no filme, com toda a sua sabedoria e cuidado, personifica bem a proposta. “A inteligência faz com que possamos viver cada momento com a certeza de que tudo está bem. Somos uma empresa que investe e acredita na tecnologia e inovação para transformar vidas, somados sempre ao toque humano. Confie na inteligência”. texture
O Hospital Mandacaru será
inaugurado
em 2022
54
“Desde o início da
pandemia, trabalhamos
dia e noite para salvar
vidas e permanecemos
empenhados nessa
missão”
Simone Varella
Diretora de Comunicação e Marketing do Sistema Hapvida
Graduada em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e especializada em Rádio e Televisão, está, há mais de 15 anos, à frente do departamento de Comunicação e Marketing do Sistema Hapvida, que hoje também responde por estratégias de Inteligência de Mercado e Trade Marketing. Sua trajetória profissional é permeada de grandes conquistas: duas vezes recebeu o prêmio nacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) por campanhas de responsabilidade social; foi três vezes eleita “Marketing Expert Brasil”; foi reconhecida como “Melhor Marketing” pela Associação Brasileira de Shoppings Centers; ganhou o prêmio latino americano do Festival do Museu de Imagem e Som de São Paulo e, com sua forte atuação, o Hapvida saltou de 250 mil para 7,1 milhões de clientes, em todo o território nacional.
Mais de 7,1 milhões de clientes
Um dos maiores sistemas de saúde
suplementar do Brasil
Fazem parte do Sistema as operadoras
do Grupo São Francisco, RN Saúde,
Medical, Grupo São José Saúde,
Grupo Promed, além da operadora
Hapvida e da healthtech Maida.
Mais de 37 mil colaboradores diretos
envolvidos na operação
Mais de 15 mil médicos e
mais de 15 mil dentistas
47 hospitais,
199 clínicas médicas,
47 prontos atendimentos e
172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial
Inauguração de dois hospitais
em Pernambuco em 2022:
o Mandacaru e o Ariano Suassuna
Presente em todos os momentos
Com auxílio da tecnologia, o HOPE desenvolveu e implementou protocolos de atendimento para pacientes críticos e eletivos na pandemia
56
Único hospital de olhos do Estado
acreditado com excelência (nível 3) pela
Organização Nacional de Acreditação
A oftalmologia é uma das especialidades médicas que acompanham os pacientes durante toda a vida, desde o nascimento até a velhice. E, por esse motivo, são muitos os desafios enfrentados pela área neste momento de transformações do comportamento social. E entre as principais questões discutidas entre profissionais da especialidade, uma tem ligação com a mudança de rotina imposta pelo isolamento: os crescentes casos de miopia em crianças e adolescentes devido ao uso frequente de telas (celulares, computadores e tablets), que se intensificou durante a pandemia. Outra preocupação são as doenças oculares na população idosa, que passou a viver mais.
O Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), há vários anos vencedor da categoria Hospital e Clínica de Olhos do JC Recall de Marcas, vem trabalhando em soluções para esses problemas, pautando-se na tecnologia e no pioneirismo. “Sabemos que muitos pacientes deixaram de fazer tratamentos e exames no período mais crítico da pandemia da Covid-19. Por isso, desenvolvemos protocolos para termos condições de atender os casos mais urgentes e criamos canais para recuperar o tempo perdido de quem podia esperar um pouco mais”, explica o médico e um dos sócios do grupo, Ronald Cavalcanti.
Uma das estratégias adotadas pela marca foi a criação do Alô HOPE!, canal de teleconsultas em que os pacientes recebem orientações médicas em chamada de vídeo. Se necessário, recebem receita de medicação, solicitação de exames complementares e atestado médico por e-mail. Além disso, os profissionais da saúde têm acesso ao prontuário do paciente de maneira digital, o que garante que o acompanhamento do caso possa ser realizado de qualquer local, até mesmo de casa. Mudanças que já vinham sendo pensadas pelo HOPE e que foram implantadas rapidamente.
“O HOPE é o único hospital de olhos de Pernambuco acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso quer dizer que atingimos a excelência em nossos processos de gestão e segurança do paciente. Isso significa mais segurança clínica na realização dos exames e cirurgias, além de maior qualidade do atendimento nas consultas. Essa certificação nos dá autonomia para criar soluções, gerando mais segurança e comodidade para as pessoas”, esclarece o diretor clínico Vasco Bravo Filho. Ainda de acordo com ele, o próximo passo será obter a Certificação Internacional Qmentum, validada pelo Canadá, focada na integralidade no cuidado ao paciente.
Todas as melhorias efetuadas pelo HOPE têm o mesmo propósito: humanização no cuidado com as pessoas. “Temos um constante aprimoramento de gestão, tanto do paciente quanto do colaborador. Não dá para atender bem sem estar bem, por isso investimos em bons ambientes de trabalho, treinamentos e capacitações – ressaltando o valor de cada profissional. Acreditamos que uma boa administração deve focar na excelência em todos os segmentos”, ressalta Ronald Cavalcanti.
PLATAFORMA NACIONAL
Junto com o Hospital de Olhos de Brasília (CBV), Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), Hospital de Olhos Santa Luzia e, recentemente, o Hospital de Olhos Francisco Vilar, no Piauí, o HOPE faz parte de uma plataforma nacional de oftalmologia que vem sendo desenvolvida há um ano e meio.
“Queremos inovar com responsabilidade. Nessa plataforma, será possível compartilhar informações e experiências que vão contribuir para avanço das pesquisas e tratamentos dos pacientes. Isso garante a rapidez na recuperação e também um futuro melhor a visão das pessoas, assegurando a qualidade de vida”, finaliza Ronald. A plataforma já conta com novos projetos em fase avançada e espera anunciar em breve investimentos no setor. texture
Clínicas presentes em cinco shoppings: Guararapes, Recife, RioMar, Plaza Shopping e Patteo Olinda
58
“Essa certificação
nos dá autonomia para
criar soluções, gerando
mais segurança e
comodidade para
as pessoas”
Dr. Vasco Bravo
Diretor-clínico
Vasco Bravo Filho é diretor-clínico do
HOPE e diretor-médico da Fundação
Altino Ventura. O oftalmologista
também é membro da Sociedade
Brasileira de Retina e Vitreo e
vice-presidente da Sociedade de
Oftalmologia de Pernambuco.
“O HOPE é o único
hospital de olhos de
Pernambuco acreditado
com excelência pela
Organização Nacional
de Acreditação”
Ronald Cavalcanti
Médico e sócio do HOPE
Ronald Cavalcanti é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Administração em Oftalmologia pela Unifesp. Também é sócio-fundador da Fundação Altino Ventura, fellow de Doenças Externas e Cirurgias do Segmento Anterior pela Universidade de Puerto Rico –USA e sócio e membro do Conselho de Administração da Brasil Olhos. Presidiu a Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia no biênio 2014/ 2016.
68 anos como referência
em oftalmologia em Pernambuco
Único hospital de olhos
do Estado acreditado com
excelência (nível 3) pela ONA
Mais de 100 especialistas
em oftalmologia e otorrinolaringologia
Clínicas presentes em 5 shoppings:
Guararapes, Recife, Riomar, Plaza Shopping e Patteo Olinda.
Faz parte da plataforma nacional de oftalmologia ao lado do Hospital de Olhos de Brasília (CBV), Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), Hospital de Olhos Santa Luzia e, recentemente, Hospital de Olhos Francisco Vilar, no Piauí.
59
Líder há mais
de 22 anos
Marca queridinha dos
pernambucanos, a Italiana
registrou crescimento nas vendas
mesmo no contexto da pandemia
Italiana: a preferida
dos pernambucanos
há mais de 20 anos
O consumidor pernambucano mostra que tem uma preferência quando o assunto é veículo Fiat: mais uma vez os entrevistados para o JC Recall de Marcas elegem a concessionária Italiana para o topo do ranking do JC Recall de Marcas. Adequando-se às novidades, buscando a vanguarda e a comodidade dos clientes, a rede de lojas tem seus motivos para ser a queridinha e manter-se no pódio da categoria desde 1999.
Duas coisas estão à frente dos últimos investimentos da marca. A primeira é a inauguração da nova loja Jeep, na Avenida Antônio de Góis, em Boa Viagem, que se une às unidades dos bairros da Imbiribeira e Caxangá e à de Caruaru. E a segunda, que mostra o que a Italiana vem pensando e projetando para o futuro: a instalação de placas solares em todas as unidades da rede em Pernambuco.
De acordo com o gerente corporativo da Italiana, Aristotelis Meneses, os resultados foram bastante positivos apesar da pandemia. “Com o posicionamento da montadora em não parar a produção, tivemos um ano surpreendente. Em termos de desempenho, a Italiana está conseguindo se manter com a participação de mercado dentro do planejado. Fizemos investimentos na nova unidade Jeep, além de mudanças para novas plataformas, atualização das ferramentas e processos digitais para nos mantermos competitivos”, pontua.
Outro destaque que a Italiana carrega é de ser reconhecida como uma das melhores empresas do setor para se trabalhar. Em sua missão, destaca a valorização, o reconhecimento e a qualidade no ambiente de trabalho. “A Italiana entrega um pacote de benefícios para nossos funcionários, diferenciando-se do mercado, gerando engajamento da equipe, o que reflete no nosso atendimento ao cliente”, explica o gerente.
Diante da pandemia do novo coronavírus, a Italiana se adequou aos protocolos exigidos pelo Governo e pela montadora europeia. Embora os atendimentos já tenham voltado ao normal, continuam sendo disponibilizados meios digitais de acesso ao cliente com a empresa, acelerando negociações e entrega de veículos e serviços com o mínimo de contato presencial possível. “Pagamentos, avaliações, videochamadas e simulações de compras são opções que facilitam a tratativa dentro das condições do momento atual”, detalha Aristotelis. texture
60
“Em termos de desempenho, a Italiana está conseguindo se manter com a participação de mercado dentro do planejado”
Aristotelis Meneses
Gerente corporativo da Italiana
Em 1998, José Américo e seu filho, Marcony Mendonça, foram nomeados concessionários Fiat em Recife e fundaram a Italiana Automóveis do Recife Ltda
2003 marcou o início das atividades de mais duas unidades: a da Imbiribeira, no Recife, e a de Caruaru
Dez anos depois foi inaugurada
a filial da Avenida Caxangá, no Recife
2015 foi o ano de inauguração
da concessionária Jeep,
também na Avenida Caxangá.
250 colaboradores
compõem o time atual
1ª concessionária Fiat do Brasil certificada pelos padrões de atendimento de vendas
Redes sociais para
estreitar laços com
consumidor
Minhoto investe em conteúdo
direcionado para as mais variadas
mídias online com objetivo de
se aproximar dos clientes
Aurélio Alves/Agência LK
62
Por mais um ano a Minhoto demonstra que os consumidores associam o seu nome ao vinagre. A marca, pertencente às Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, obteve o primeiro lugar no JC Recall de Marcas na categoria Vinagre, fruto de uma comunicação estratégica que reafirma a fidelidade dos consumidores na hora de preparar os alimentos.
Nos últimos anos, a empresa tem explorado a democratização da cozinha e se aproximado ainda mais dos consumidores. O tema “Com Minhoto todo mundo pode cozinhar” mostrou que qualquer um pode se desafiar nesta área. Além disso, a Minhoto apostou em planos de comunicação consistentes, com uso de diferentes plataformas de mídia para que a conversa com os clientes continue direta e verdadeira.
“O´MinhoTôEmCasa reúne vídeos de receitas práticas para o público no canal Segredinhos Minhoto, no YouTube. O site Segredinhos Minhoto conta com um acervo colaborativo de receitas da marca, que permite aos consumidores enviar suas contribuições. Já o chatbot Mimi ajuda o cliente da Minhoto com dicas e receitas via WhatsApp”, lista a gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Renata Carvalho.
Também foram realizadas ações voltadas para colaborar com o consumidor que enfrentou dificuldades na pandemia. A campanha “MinhoTôEmpreendedor” uniu a vontade de ajudar com o empreendedorismo. “Por meio desta ação, a nossa marca oferece dicas de pratos que podem virar um negócio, com informações para calcular gastos e lucros, dicas sobre embalagens para venda e armazenamento e outras instruções importantes na hora de utilizar a cozinha como nova fonte de renda”, explica a gerente.
Recentemente, a Minhoto lançou o “Todo Mundo Pode Aprender”, projeto de caráter pedagógico e empreendedor. “A iniciativa reuniu a professora Fernanda Bérgamo e a chefe de cozinha Anna Corinna para aprimorar a leitura dos estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), enquanto aprendem noções de culinária. A expectativa do projeto é ajudar esses alunos a empreenderem e ampliarem suas fontes de renda, abrindo novas perspectivas profissionais”, revela Renata.
A Minhoto detém mais de 50% do share de mercado da categoria de vinagre. Para manter a preferência dos consumidores, a marca investe em campanhas offline (TV e rádio), mídia online com conteúdo proprietário e direcionado para cada tipo de rede social, além de ações de trade nos pontos de vendas.
Tudo isso resulta no primeiro lugar, na categoria Vinagre, do JC Recall de Marcas. “Ficamos muito felizes por mais um ano estarmos presentes nesta premiação tão importante. Acreditamos que esse reconhecimento se deve ao fato da Minhoto ser sinônimo de tradição e qualidade em vinagre. A marca tem como um dos fundamentos a valorização de sua história, ao longo da qual sempre prezou pela fabricação de produtos com alta qualidade, preço justo e de fácil acesso aos consumidores”, afirma Renata Carvalho. texture
A Minhoto detém mais de 50% do
share de mercado da categoria de vinagre
Aurélio Alves/Agência LK
64
“Minhoto apostou em
planos de comunicação
consistentes, com
uso de diferentes
plataformas de mídia”
Renata Carvalho
Gerente de Marketing e
Trade das Indústrias Reunidas
Raymundo da Fonte
Formada em Administração pela
UFPE e pós-graduada em Marketing
pela UPE. Tem 14 anos de experiência
na área e já atuou em empresas como
Coca-Cola, Vitarella e Mondelēz.
Há mais de quatro anos, no grupo
Raymundo da Fonte, é responsável
por um portfólio de 350 produtos,
com destaque para setores de limpeza,
higiene pessoal e condimentos
Fundada em 1946
Unidades fabris em Paulista (matriz),
Salvador, Belém, Horizonte (CE)
e Itajubá (MG)
Mais de 300 itens produzidos
2.700 colaboradores
Aumento de 16%
nas vendas dos produtos de limpeza
65
Comunicação
integrada com
foco no cliente
Novo Luscim por Borsoi: o hotel
Internacional Palace, em Boa Viagem,
será transformado em residência
Combinando estratégias
offline e digitais, Moura Dubeux
apresenta as novas tendências
imobiliárias
O mercado imobiliário, assim como vários outros segmentos, foi bastante impactado pela pandemia. Porém, passados os abalos iniciais, o setor se restabeleceu e, hoje, não só tem atravessado este período com certa tranquilidade, como vem crescendo. Líder na região Nordeste, a Moura Dubeux soube como explorar o momento de crise e, mais uma vez, inovou. O resultado disso é que a empresa é a vencedora da categoria Construtora de Imóveis do JC Recall de Marcas pelo 17º ano consecutivo.
“Hoje, podemos dizer que somos uma companhia nordestina. Iniciamos as operações no Recife, onde temos laços fortes e um compromisso com o desenvolvimento da cidade. Ficamos orgulhosos em receber o prêmio pelo 17º ano, o que comprova e consolida nossa liderança. Ao mesmo tempo, nos motiva para seguir com muito respeito e responsabilidade, melhorando a arquitetura da cidade e focados em realizar o melhor produto imobiliário”, comemora o CEO da marca, Diego Villar.
Boa parte do bom desempenho da marca se deve à combinação do bom uso das plataformas digitais com o conhecimento e adequação das estratégias de marketing e vendas ao perfil do consumidor. “Exploramos um forte traço da cultura Moura Dubeux, que é a nossa capacidade de adaptação. Focamos a melhoria dos nossos processos internos e adequação dos nossos produtos. Investimos em tecnologia e, atualmente, nosso cliente tem aproximadamente 60% da sua experiência de compra e relacionamento com a companhia no ambiente digital” explica Villar.
Para isso, ações on e offline foram estrategicamente criadas levando em consideração as tendências de consumo. Um exemplo disso foi a reformulação dos lançamentos de produtos, já que a estrutura do lar nordestino tem mudado: sala, varanda e cozinha mais integradas, espaços refrigerados e secos para armazenamento de produtos que chegam via e-commerce, área para espera de serviços de transporte e coworking para o trabalho remoto são alguns dos ambientes que foram adicionados para proporcionar conforto aos clientes diante dos novos hábitos gerados pela pandemia. Nesta direção, no Recife, será lançada a campanha do Parque das Palmeiras, na Avenida Caxangá, um projeto inovador e que evidencia a sustentabilidade e relação com a natureza.
No formato virtual, a empresa criou ambientes em formato de talk shows, reuniões e apresentações, estruturou e capacitou mais ainda as equipes de vendas. “Mantivemos a atualização de nossas ferramentas de comunicação e atenção aos contatos dos clientes, além de continuar investindo na qualidade de nossos materiais de conteúdo”, conta o CEO. Ele ainda completa que a Moura Dubeux está investindo na implementação de contrato digital, o que permitirá ao cliente uma jornada de compra mais segura.
Para o futuro, os planos são de crescimento em market share nas praças de atuação, aumentando a operação para mais dois Estados do Nordeste: Sergipe e Paraíba. Assim, a marca passa a atuar em sete Estados (Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia). A médio prazo, a estimativa é alcançar um patamar de lançamentos de R$ 2,2 bilhões por ano. Ao longo dos 38 anos, a Moura Dubeux já entregou 223 projetos, distribuídos em mais de 20 mil unidades e mais de 3,5 milhões de metros quadrados construídos.
“Estamos conscientes que o suporte para esse crescimento constante da companhia será uma base sólida e, para isso, seguiremos investindo em nossos colaboradores e processos internos, sempre focados em fornecer o melhor produto imobiliário com a melhor experiência para o nosso cliente. Também levando em consideração os nossos valores, baseados em três pilares: transparência, confiança e compromisso no que nos propomos a executar”, ressalta Diego. texture
66
Parque das
Palmeiras,
na Avenida
Caxangá, um
projeto inovador
e que evidencia a
sustentabilidade
e relação com
a natureza
A médio prazo,
a estimativa é de
alcançar um patamar
de lançamentos de
R$ 2,2 bilhões por ano”
Diego Villar
CEO da Moura Dubeux
CEO da Moura Dubeux, Diego Villar é engenheiro civil e possui MBA em Gerencia de Projetos (FGV) e Gestão de Empresas (IBMEC). Iniciou na Moura Dubeux na área de projetos. em 2011, e rapidamente se estabeleceu como um solucionador de problemas, o que o levou a crescer para áreas de Engenharia, tendo alcançado a superintendência do setor.
Presente em
5 Estados do NE:
PE, BA, AL, CE e RN
Expandido as operações para
SE e PB
De abril a junho de 2021,
lucro líquido de R$ 26 milhões
Aumento de 401,2%
nas vendas líquidas comparado a 2020
Consumo se
transforma e
impulsiona
e-commerce
na pandemia
69
Especialistas comentam
estratégias criadas a partir
das restrições impostas
pelos protocolos sanitários
anti-Covid-19 e analisam
impactos de mudanças
no varejo
Quem ainda não havia entendido que a mudança é a grande constante na existência humana deve ter percebido, desde março de 2020 - quando passamos a conviver com a pandemia da Covid-19 - que essa é uma realidade absoluta. Mudamos para nos proteger, mudamos para seguir em frente, mudamos para sobreviver. Dentro dessa realidade, o JC Recall de Marcas conversou com especialistas para investigar os impactos das diversas e profundas mudanças provocadas no consumo pela pandemia. “Sabemos que todos os setores foram atingidos. Acompanhamos tudo isso de perto, tanto por meio do noticiário em nossos veículos quanto no relacionamento estreito que mantemos junto a nossos clientes e parceiros. O Sistema JC cumpre o seu papel ao analisar essa questão observando quantos pontos de vista forem possíveis”, considera Vladimir Melo, diretor do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
O consumo foi afetado de maneiras diferentes, conforme o setor econômico para onde se olha. “A economia global se retraiu em 2020 em decorrência da Covid-19. No Brasil, o retrocesso ficou em 4,1% e a maioria dos segmentos sofreu com a crise sanitária e a consequente queda do consumo de bens e serviços, sobretudo em virtude das medidas de isolamento social”, observa o professor Rogério Covaleski, integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCom-UFPE).
No entanto, o balanço não foi negativo para todos. “Alguns setores conseguiram extrair do contexto pandêmico uma certa condição de manutenção de seus negócios ou mesmo de crescimento. A alta do dólar permitiu crescimento do agronegócio, quando a produção era destinada à exportação. No segmento de serviços, o ramo imobiliário e de materiais de construção, as atividades financeiras e o setor de seguros também apresentaram resultado positivo. Os serviços de delivery tiveram o acréscimo de dezenas de milhares de novos estabelecimentos nos aplicativos de entregas e encomendas, sobretudo de restaurantes de pequeno e médio porte, além de supermercados e farmácias. Quem mais rapidamente se adaptou ao novo cenário da economia teve, em geral, melhores condições para se manter – e sobreviver”, analisa Covaleski, líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo do PPGCom-UFPE.
Com o imperativo do distanciamento social, as ferramentas digitais entraram na ordem do dia e, quase dois anos depois, o varejo virtual ganha cada vez mais espaço. “A adoção do e-commerce pelo comércio varejista me parece um caminho sem volta. As vendas on-line no Brasil têm batido recordes e alcançaram R$ 53 bilhões no primeiro semestre de 2021, segundo dados da Ebit/Nielsen. Desde o início da pandemia, o crescimento das vendas pela internet foi de 31%. Os consumidores que aderiram às compras pela internet representam um valor médio de aquisição per capita de R$ 556. A maior parte dessas compras ocorreu via mobile, indicando que o celular se tornou o protagonista dessa modalidade de consumo em mais de 56% do total”, enumera Covaleski.
Uma das possibilidades que o comércio on-line oferece é a criação de experiências customizadas para os clientes, a partir da análise de dados coletados pelos sistemas virtuais. Mas pouco adianta coletar e analisar se, ao final, isso não se converte em um bom atendimento. “Enquanto consumidor, não quero ligar para uma empresa e descrever para cada atendente o meu problema. O ideal é que consigam identificar um problema antes mesmo que eu perceba. Entre os maiores desafios dessa questão estão as formas de extrair informações úteis, pelo enorme volume de dados que temos atualmente, e a segurança desses dados. Com a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados], aumenta a responsabilidade das empresas e organizações com relação a essas informações, inclusive com implicações criminais”, alerta Guilherme Ravache, consultor digital e colunista do Jornal do Commercio.
Izabela Domingues, sócia-diretora e brand strategist na consultoria Consumix Branding, reforça a importância de proporcionar uma experiência positiva ao usuário. “É preciso implantar e operar bem. Não adianta contar com uma automação de marketing fantástica e não dispor de uma equipe capacitada para trabalhar o relacionamento com o cliente, o customer sucess, o remarketing, a articulação e a integração do marketing digital com a comunicação, o data-driven marketing, entre outros aspectos que fazem o sucesso das empresas mais atualizadas hoje”, pontua.
Outro aspecto relevante destacado por Izabela, ligado ao desempenho de importantes players do varejo, é a estratégia omnichannel: estar disponível para o consumidor a qualquer hora, em todas as plataformas possíveis. “Cada vez mais queremos, enquanto consumidores, ter os múltiplos canais de comunicação e conversão de vendas à nossa disposição, always on, disponíveis 24/7, com o uso de bots e chatbots que facilitem nossas vidas. Queremos poder resolver tudo de forma rápida e, preferencialmente, através dos smartphones. Esta é uma tendência: estratégia omnichannel para omniconsumidores”, afirma, categórica.
Por fim, em um mundo digital repleto de nichos e subgrupos, muitos deles ditando repercussões na vida fora das redes, as pautas sociais ganham cada vez mais peso no contexto do consumo. “As pessoas estão mais preocupadas com o posicionamento das marcas em relação a essas causas e podem mesmo deixar de consumir. Mas isso acontece em diferentes medidas e em diferentes segmentos e públicos. Quanto mais jovem a audiência, maiores as chances de querer ouvir o que a empresa tem a dizer. E quando a marca não diz nada, também está se posicionando. Em uma cultura cada vez mais polarizada, escolher uma causa é mais uma maneira de segmentar sua audiência e posicionar seu produto. Por outro lado, quanto maior seu número de consumidores, maior o risco ao adotar qualquer causa, porque uma parcela sempre irá se sentir ofendida”, reflete Guilherme Ravache. texture
“Alguns setores
conseguiram extrair do
contexto pandêmico
uma certa condição de
manutenção de seus
negócios ou mesmo
de crescimento”
Rogério Covaleski
Professor integrante do
Programa de Pós-Graduação em
Comunicação da Universidade
Federal de Pernambuco
(PPGCom-UFPE)
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Conteúdo de Marca (UPF-Barcelona). Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCom-UFPE), e líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo.
“Não adianta contar
com uma automação de
marketing fantástica
e não dispor de uma
equipe capacitada
para trabalhar o
relacionamento
com o cliente”
Izabela Domingues
Sócia-diretora e brand strategist
na Consumix Branding
Sócia-diretora e brand strategist na Consumix Branding – Consultoria de Comunicação, Consumo e Cultura. Somando quase 30 anos de experiência na área de Comunicação, é doutora e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (PPGCom-UFPE). Atualmente, é pós-doutoranda no Centro de Estudos em Consumo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Quanto mais jovem a
audiência, maiores as
chances de querer ouvir
o que a empresa tem a
dizer. E quando a marca
não diz nada, também
está se posicionando”
Guilherme Ravache
Consultor digital e colunista
do Jornal do Commercio.
Empreendedor, consultor digital e jornalista com pós-graduação em Broadcasting Performance and Digital Media pelo Conestoga College (Canadá). Publica regularmente sobre inovação e mídia no UOL, Jornal do Commercio, MIT Technology Review Brasil, TV Cultura, Notícias da TV e StartSe. Foi diretor de conteúdo digital da Editora Caras e trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Revista Época e Agora S. Paulo.
R$ 53 bilhões
em vendas no 1º semestre de 2021
E-commerce cresceu 31%,
desde março de 2020
Ticket médio per capita:
R$ 556
Fonte: Ebit/Nielsen
70
Comunicação
focada na empatia
e solidariedade
72
Diante dos desafios e
incertezas da pandemia,
Nagem se preocupa com
o bem-estar dos clientes
Que a pandemia obrigou as empresas a se reinventarem, todo mundo já sabe. Que as pessoas, quando obrigadas a trabalhar em casa, se viram diante da necessidade de investir em mais tecnologia, também não é novidade. Mas a recifense Nagem é o exemplo de uma empresa que estava pronta para atender os clientes naquele momento e, mesmo assim, precisou adaptar sua comunicação para o que estava acontecendo ao seu redor. E desta forma, garantiu o primeiro lugar na categoria Loja de Material de Informática no JC Recall de Marcas.
Com 31 anos de história, a empresa hoje atua em quatro canais de vendas distintos: a distribuição, o corporativo, o e-commerce e as lojas físicas. A Nagem comercializa mais de sei mil itens entre produtos de informática, telefonia, eletrônicos, papelaria, games, eletroportáteis e eletrodomésticos. Além dos centros de distribuição e do e-commerce, são 46 lojas e um quiosque espalhados pelo Norte e Nordeste. A empresa possui também cinco centros de distribuição (Fortaleza, Recife, Salvador, Espírito Santo e São Paulo) que atendem a todo o País através dos canais de vendas já citados.
Segundo o seu presidente, Halim Nagem, a aposta na qualidade e variedade dos produtos, agilidade na entrega, infraestrutura e equipe profissional treinada, sempre pronta para atender 100% das necessidades dos clientes são o seu diferencial. “Oferecemos mais de 150 marcas, entre as melhores do mercado, e 22 mil m² de armazenagem espalhados nos centros de distribuição”, explica o empresário. A Nagem tem mais de dois mil colaboradores e estrutura de TI para proporcionar maior agilidade e segurança. A logística é feita com frota própria, além de parceria com as melhores transportadoras do País, garantindo entrega rápida para os clientes de todos os segmentos de atuação.
O presidente explica que está no planejamento estratégico da marca intensificar o investimento em TI para melhor analisar dados com o intuito de conhecer melhor e atender com mais assertividade. E investir maciçamente na acessibilidade dos clientes que optem por compras pelo site, loja, e fone.
“Sempre nos pautamos em dar acessibilidade aos clientes onde quer que eles estejam. Pós-pandemia, continuaremos intensificando e melhorando nossos processos para atender a crescente demanda nos canais online e delivery”, conclui Halim Nagem.
CAMPANHAS
A Nagem sempre investiu em campanhas de alto impacto e que tenham sinergia com o seu público-alvo. Durante a pandemia, não foi diferente. Foi preciso se adaptar ao novo cenário e continuar cuidando da marca, porém com foco no bem-estar dos clientes. “Assim como todas as demais empresas, tivemos que nos adaptar muito rápido para enfrentar as mudanças provocadas pela pandemia. Na Nagem, optamos por uma comunicação que mostrasse para quem já era nosso cliente, e para quem viesse a ser, que estaríamos juntos para atravessar e vencer a batalha contra a Covid-19”, explica Halim Nagem.
Ele explica que o foco foi trabalhar, mesmo num cenário adverso como o foi o início da pandemia – em que as dúvidas eram muito maiores do que qualquer certeza - um aspecto muito positivo focado em empatia, parceria e solidariedade. “Lançamos a campanha ‘Tamo junto’ em abril de 2020 e essa foi nossa linha de comunicação de todas as campanhas ao longo do ano como Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outros”, ressalta o presidente. texture
74
Pós-pandemia,
continuaremos
intensificando e
melhorando nossos
processos para atender
a crescente demanda
nos canais online
e delivery”
Halim Nagem
Presidente
Mineiro de Visconde do Rio Branco,
mas pernambucano de coração.
O empresário Halim Nagem veio com
os pais para Pernambuco aos sete anos
de idade. Foi no Recife onde construiu
a sua história, destacando-se como
um genuíno empreendedor, sempre
buscando novas oportunidades de
negócio. Graduado em administração
de empresas pela Universidade
Católica de Pernambuco, está à frente
do Grupo que tem o seu sobrenome e
de uma das principais operações
de varejo de tecnologia e das linhas
branca e marrom do Nordeste.
31 anos de história
Mais de 6 mil itens de 150 marcas
entre produtos de informática,
telefonia, eletrônicos, papelaria,
games, eletroportáteis e eletrodomésticos compõem
o portfólio da loja
São 46 lojas e um quiosque
espalhados pelo Norte e Nordeste.
5 centros de distribuição:
Fortaleza, Recife, Salvador, Espírito Santo e São Paulo
2 mil colaboradores
75
Construindo experiências únicas
Há quase 50 anos no mercado
imobiliário, Paulo Miranda soube
se adaptar às mudanças e atender
as expectativas dos clientes
Imobiliária Paulo Miranda:
atuante no mercado há
quase 50 anos
Se teve uma relação que a pandemia transformou completamente foi a das pessoas com os seus lares. Com uma maior permanência das pessoas em casa, ela deixou de ser um lugar apenas de encontro familiar e passou a incorporar, também, momentos de trabalho e lazer. Essas mudanças contribuíram para o desenvolvimento do setor imobiliário, que soube adequar bem os novos hábitos nesse momento de readaptação de rotina.
“Com mais tempo em casa, a percepção de espaço e as formas de uso dele evidenciaram a necessidade de não apenas aumentar a área útil da casa, para obter mais conforto, mas também para ampliar os ambientes de maior convivência familiar, como a sala, a varanda, e adequar necessidades, como a criação de uma sala de TV, um quarto de estudos, assim como um ambiente isolado para o home office, academia, entre outros, moldando tendências”, esclarece a diretora imobiliária da Paulo Miranda, Renata Miranda.
Outro hábito criado nesse período e apontado pela diretora foi a busca por casas de campo e de praia. “Houve uma forte procura por imóveis considerados até então como segunda moradia, como casas de praia e de campo, além de sítios, chácaras e fazendas, como opção para primeira moradia diante da nova realidade, considerando o distanciamento dos grandes centros urbanos e preservando a qualidade de vida”, explica.
Com quase 50 anos de mercado, a marca conhece bem esse processo de adaptação e usa da experiência para se adiantar às perspectivas do segmento. “Antes mesmo da pandemia já enfrentávamos evoluções necessárias para desburocratizar os processos de forma segura e eficiente, para facilitar e encurtar a jornada de compra de nossos consumidores, através do ambiente online por diversas plataformas, possibilitando vídeo-chamadas, reuniões em salas virtuais, apresentação virtual do imóvel e até emissão de contratos de forma digital. E, justamente por isso, conseguimos dar continuidade às nossas atividades para atender a demanda evidenciada por diversas oportunidades do mercado financeiro e imobiliário, como a constante redução da taxa de juros, além das novas necessidades que surgiram em busca de mais e novos espaços”, conta Renata.
Ela ainda elucida que, para garantir a fluidez e o contato assertivo com os colaboradores, a comunicação interna foi reforçada, seguindo a programação de reuniões e treinamentos, com o uso dos aplicativos de sala virtual, implementado para um melhor aproveitamento e qualidade de tempo, minimizando problemas como o deslocamento.
Com o desempenho positivo e crescente do mercado imobiliário em todos os segmentos, a Paulo Miranda anuncia a expansão da sua atuação em outros Estados do Nordeste e novas cidades no interior de Pernambuco com o segmento de loteamentos. “Já tivemos e previmos diversos lançamentos, na linha do programa “Casa Verde e Amarela’, de médio e alto padrão, no Grande Recife, sendo alguns deles também no Litoral, além dos loteamentos no Litoral e nas cidades do interior do Estado para casas de campo e em Estados vizinhos. Em breve, teremos mais novidades”, antecipa a diretora.
A diretora imobiliária salienta que todas as inovações e investimentos da marca são para uma melhor experiência do cliente. “Acreditamos no relacionamento com os nossos clientes para contribuir com a realização dos seus sonhos e para conectar pessoas ao seu bem maior: o seu patrimônio, o seu imóvel, a sua casa, o seu lar”.
A Paulo Miranda foi a vencedora do prêmio JC Recall de Marcas em todas as edições, de forma consecutiva, completando, em 2021, o 23º prêmio na categoria Imobiliária fala sobre o reconhecimento. “É uma alegria imensa, honra imensurável e enorme orgulho sermos agraciados de forma consecutiva no prêmio JC Recall de Marcas. Um reconhecimento do nosso trabalho e dedicação constante ao longo de quase cinco décadas para o mercado imobiliário e a população pernambucana, que nos proporcionam a sensação de dever cumprido”, destaca Renata. texture
“Houve uma forte
procura por imóveis
considerados até
então como segunda
moradia, como casas
de praia e de campo”
Renata Miranda
Diretora imobiliária
da Paulo Miranda
Pernambucana, filha do precursor imobiliário Paulo Miranda, nascida e criada no meio imobiliário, Renata Miranda gosta de dizer que imóveis correm nas suas veias e que vendas compõem o seu DNA. Há 24 anos se dedica à empresa familiar, nas áreas de marketing, processos de gestão do backoffice, locações, administrações de bens, loteamentos, e gestão de equipe de vendas. Hoje, retrata junto à empresa que dirige, com o pai e os irmãos, a sua cara, sempre com ousadia e vanguardismo no segmento. Tem formação em Gestão de Negócios Imobiliários pela FCAP/UPE, além de consultoria e atividade de coach. Garra, disposição, dedicação e persistência, além de perfeccionismo, transparência e fé, são sua marca.
Atuante desde 1972
em todos os segmentos do
mercado imobiliário
Única empresa full service
no Estado, contamos atualmente
com 239 corretores exclusivos
e especializados por nicho, nos mais
diversos segmentos de lançamentos,
casa verde amarela, loteamentos,
imóveis prontos (novos e usados),
locação e administração de bens
Equipe de back-office nas áreas: jurídicas, administrativa e de marketing, com seis diretorias distribuídas em três unidades. Duas delas no Recife e uma em Paulista
Diversos pontos de vendas
no interior e no litoral de Pernambuco,
além de Alagoas e Paraíba
354 unidades comercializadas
em média por mês
A Imobiliária tem investido em loteamentos no Litoral
76
Um passo à frente em farmácia de manipulação
Investimento em
pesquisa de medicamentos
personalizados, suplementos
e dermocosméticos
78
80
Em meio à pandemia,
a empresa registra crescimento
de 50% no faturamento e
comemora um ano da sua
divisão veterinária: a Pharmapet
Mais uma vez, a Pharmapele conquista o primeiro lugar do JC Recall de Marcas, na categoria farmácia de manipulação. A premiação reflete o atual momento da empresa, considerada a maior do Brasil no segmento. São 120 lojas espalhadas nas cinco regiões do País. Em 2021, ela celebra 34 anos, em plena expansão e comemorando também o primeiro ano de inauguração da Pharmapet, divisão veterinária do grupo.
A Pharmapele obteve crescimento acima de 50% em seu faturamento, no último ano, e inaugurou mais de 20 franquias. A diretora de Marketing, Mariana Saldanha, faz questão de destacar que o segmento vem sendo blindado da crise, que se abateu na economia mundial durante a pandemia.
“Ao longo de três décadas, passamos por diversas transformações, mas tem uma coisa que nunca mudou: a excelência no cuidado personalizado de cada cliente. Nós já nascemos com a proposta de cuidar e olhar para cada pessoa de forma individualizada. Entendemos que cada um é único e é assim que merece ser tratado. A vontade de promover saúde e bem-estar, sempre esteve no nosso DNA e é um compromisso que mantemos intacto. O que os nossos clientes desejam é exatamente o que entregamos: a personalização e a solução sob medida, em um nível tão profundo quanto a própria genética”, pontua a diretora.
A Pharmapele é responsável por implementar, de forma pioneira no País, controle de pesagem computadorizado, que permite entregar a dose exata prescrita pelo profissional médico, sem qualquer possibilidade de falha humana. São mais de 1.200 colaboradores, ajudando a manter o padrão de qualidade da empresa e 120 produtos entre dermocosméticos e suplementos de marca própria.
“Compreendo que as pessoas querem ter uma vida longa, saudável e feliz. Se sentir mais jovens, com disposição e poder escolher seus próprios caminhos. Por isso, avançamos na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, suplementos e dermocosméticos. Entendo também que precisamos ajudar a curar o mundo. Afinal, foi-se o tempo em que as empresas precisavam se preocupar apenas em oferecer bons produtos. Hoje, também somos responsáveis pelas embalagens que saem das nossas prateleiras. Por isso, nos tornamos uma empresa sustentável e temos o compromisso de reduzir o impacto ambiental, reciclando 100% das embalagens que colocamos no mercado, através de um programa de compensação ambiental”, explica Mariana.
A diretora faz questão de salientar um feito da empresa, a conquista do Selo de Excelência em Franchising. “O reconhecimento do nosso trabalho tem sido motivador e gratificante. Somos a única farmácia de manipulação a conquistar, por 15 anos consecutivos, o Selo de Excelência em Franchising. Fomos eleitos uma das melhores franquias para se investir no País, segundo a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. E hoje nos mantemos como a marca mais lembrada em nosso segmento. Continuaremos avançando, porque somos uma farmácia de manipulação à frente de seu tempo”, declara a executiva.
MUNDO PET
Atenta às tendências de mercado, a marca lançou a sua linha de produtos PET. A Pharmapet chegou ao mercado com toda a credibilidade, experiência e qualidade da Pharmapele. “O mais legal da manipulação veterinária é poder criar formas farmacêuticas superprazerosas para os animais, e que não causam estresse e traumas na hora da medicação. Além da associação de substâncias prescritas pelos veterinários na dosagem ideal para o peso de cada bichinho, as fórmulas para os cães podem ser feitas em petiscos sabor churrasco. Já para os gatos, os medicamentos podem ser apresentados em pasta oral sabor salmão. É superprático: aplica na patinha e ele lambe”, explica Mariana. texture
“Nos tornamos uma
empresa sustentável e
temos o compromisso
de reduzir o impacto
ambiental, reciclando
100% das embalagens
que colocamos no
mercado”
Mariana Saldanha
Sócia e diretora de Marketing
do grupo Pharmapele
Mariana Saldanha, formada em Publicidade e Propaganda e Administração, é sócia e diretora de Marketing do grupo Pharmapele. “Para uma empresa em franca expansão como a Pharmapele, o maior desafio é conseguir manter um crescimento ordenado, através de um planejamento de curto, médio e longo prazos e com uma cultura forte, capaz de engajar e alinhar os colaboradores no mesmo propósito. Como profissional, eu diria que a transformação digital tem sido bastante desafiadora, afinal a pandemia acelerou essa necessidade. Nos dois últimos anos, realizamos grandes mudanças na nossa estrutura, para que pudéssemos nos adaptar a um ambiente mais competitivo e inovador.
120 lojas,
nas 5 regiões do País
Mais 20 franquias em 2020
Mais de 50% de aumento
no faturamento de 2020
1.200 colaboradores
120 produtos
Única farmácia de manipulação
do País a conquistar por 15 anos
consecutivos o Selo de Excelência
em Franchising
81
Em meio à pandemia,
a empresa registra crescimento
de 50% no faturamento e
comemora um ano da sua
divisão veterinária: a Pharmapet
Quinta do Morgado
aposta em novos
formatos
Vinícola lança versão em lata de
269 ml do seu vinho tinto com o
objetivo de atingir um público
mais casual e descontraído
A Ingá Vinhos é a representante
comercial do Quinta do Morgado
em Pernambuco
Seja na Páscoa, nas festas de fim de ano ou até mesmo nos momentos de descontração, o vinho é um dos itens que sempre está presente nas mesas. E, em se tratando de vinhos nacionais, o Quinta do Morgado mantém seu favoritismo na mesa dos pernambucanos, conquistando o primeiro lugar na categoria Vinho Nacional do JC Recall de Marcas 2021.
Apostando no alcance de um público mais diversificado, foi lançada a versão em lata de 269 ml do vinho tinto. Fabrício Navarro, responsável comercial da marca no Nordeste, fala sobre os detalhes da novidade, que vem sendo bem recebida pelos enófilos. A ideia é expandir e levar o vinho a todos os ambientes.
“Seguimos uma tendência de oferecer novas possibilidades e facilidades para o consumo da bebida. Este formato de embalagem está consolidado no exterior, demorou a chegar no Brasil e traz uma nova experiência para o vinho. Com esses enlatados, taças são opcionais. E sem elas, um universo se abre para um consumo mais casual, sem análises sensoriais ou regras. Ideal para o consumo na praia, num show, no churrasco e no encontro com amigos, em situações descontraídas”, afirma ele.
E as novidades não param por aí. Em breve será lançada a linha Varietal do Quinta do Morgado, com as variedades Merlot e Cabernet Sauvignon Seco, estreitando ainda mais o selo no mercado de vinhos finos. A marca aproveita o grande aumento de consumidores. Segundo Fabrício, pesquisas internas do grupo apontam que o brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia.
Em média, foram 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%. “Tivemos um crescimento de vendas, justamente pelo fato de as pessoas estarem mais em casa, em função da pandemia. Isso possibilitou um consumo maior de nossos produtos”, analisa.
A palavra de ordem dentro da vinícola é a qualidade dos vinhos, que vai desde o plantio, condução dos vinhedos, escolha do terroir, melhores cepas até a vinificação, buscando os melhores processos e tecnologia de ponta para assegurar um produto de qualidade a um preço justo.
Além dos vinhos, a marca tem entrado no mercado dos espumantes. “Muitos ainda não conhecem nosso portfólio completo. Temos o Quinta do Morgado Tannat Suave, o espumante Quinta do Morgado Asti Moscatel, Quinta do Morgado Asti Moscatel Rosé e o espumante Quinta do Morgado Ice”, pontua Navarro.
De acordo com ele, o reconhecimento do público leva o grupo a buscar sempre mais novidades e se manter na liderança do JC Recall de Marcas, inclusive durante a pandemia, onde o bem-estar dos colaboradores foi ainda mais lembrado. “Buscamos nos manter presentes por meio de conteúdo diversificado nas mídias digitais para seguirmos ganhando a visibilidade do consumidor. Valorizamos o capital humano, nos preocupamos muito com a saúde e bem-estar de nossos colaboradores e parceiros, e mantemos sempre o cuidado e zelo com nossa equipe, que é a real diferença no nosso dia a dia”, diz. texture
Em 2020, foi
registrado
aumento
de 30% no
consumo, o
que equivale
a 2,78 litros
de vinho per
capita
82
“Com o vinho enlatado, taças são opcionais. E sem elas, um universo se abre para um consumo mais casual”
Fabrício Navarro
Gerente comercial da Ingá Vinhos
Fabrício Navarro é o gerente comercial
da Ingá Vinhos, que faz toda a parte
comercial do Quinta do Morgado em
Pernambuco e está no grupo desde
2002. Entrou como estagiário,
passou a vendedor, coordenador de
vendas e, por último, gerente comercial.
Também é sommelier profissional
com certificação internacional, tendo
participado de concursos no exterior.
50 anos de fundação
Fábricas em Flores da Cunha (RS)
e em Vitória de Santo Antão (PE)
Portfólio superior a 150 produtos
250 colaboradores
Produtos são distribuídos em todos
os Estados, e em países da América
Latina, América Central e África
Aumento de 30%
no consumo em 2020, o equivalente a
2,78 litros de vinho per capita
Compromisso
com o futuro e
a qualidade nos
atendimentos
O RHP oferece mais de 60 clínicas especializadas, além de serviço
de imagem e laboratórios de análises clínicas e patológicas
84
Apesar dos desafios com o
enfrentamento da Covid-19,
Real Hospital Português seguiu
investindo em capacitação,
ensino, pesquisa e tecnologia
Superação. Essa foi a palavra que guiou o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco (RHP) durante o ano de 2020 e tem norteado as ações deste que é um dos maiores centros médicos e hospitalares do Norte e Nordeste. O trabalho em equipe, o treinamento constante e o foco em manter a motivação, num momento em que todos foram tão exigidos e essenciais para a sociedade, foi o maior investimento do RHP na fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus. O resultado desse esforço é o primeiro lugar no JC Recall de Marcas, na categoria hospital particular.
“O senso de equipe nunca foi tão exigido. Falo não só dos que estão na assistência, pelo cuidado, mas aqueles que fazem o trabalho oculto, dando suporte aos que estão no front. Criamos fluxos separados para pacientes com e sem sintomas gripais, inclusive com a implantação de uma emergência exclusiva para casos suspeitos de Covid-19, assim como o drive-thru do Real Lab e do Real Imagem. Tudo para garantir a segurança do nosso paciente”, explica o diretor médico-técnico Cristiano Hecksher.
Segundo Hecksher, o RHP conseguiu maior velocidade na abertura de leitos, utilizou de forma eficiente a tecnologia – como a teleconsulta e a vídeochamada, para aproximar pacientes internados de seus familiares, e também investiu em procedimentos como o ECMO (Membrana de Oxigenação Extracorpórea), salvando inúmeras vidas. A atenção aos pacientes e a suas famílias se estendeu em relação à segurança, com fluxos e leitos separados, e disponibilizando todo o suporte assistencial e psicológico. O Real Hospital Português também focou na contratação de profissionais – expandindo o quadro de colaboradores – e no programa de capacitação e educação continuada, o “Instituição que Aprende”.
Ciente de seu compromisso com a sociedade, o RHP utilizou sua credibilidade para contribuir com a orientação da população sobre saúde preventiva e sanitária. “Apostamos forte nas redes sociais, principal canal de comunicação com o nosso cliente. Fizemos um criterioso trabalho para desmentir fake news – grande desafio de comunicação no auge da pandemia, e publicamos posts e vídeos com nossos especialistas, levando informação de credibilidade sobre a Covid-19, como preveni-la e a importância da vacinação, entre outros pontos. O nosso Fluxo Azul, áreas e equipes separadas para pacientes sem sintomas gripais, visando não interromper o tratamento das demais doenças, foi amplamente divulgado nos veículos de TV, rádio e mídias digitais”, ressalta Cristiano Hecksher.
Mesmo com o enfrentamento da pandemia, o RHP também investiu em infraestrutura, tecnologia, ensino e pesquisa. Ainda em 2020 foi iniciada a restruturação da emergência, concluída em 7 de setembro de 2021. A nova estrutura conta com quartos individualizados, permitindo a presença de acompanhante o tempo todo – para garantir mais tranquilidade para o paciente. O centro médico também implantou um novo fluxo de atendimento para pacientes oncológicos e manteve a agilidade nos atendimentos cardíacos e neurológicos.
Sobre o investimento em equipamentos, alguns merecem destaque. “Adquirimos o Angio-CT 4D, um angiógrafo com tomógrafo acoplado, que permite mais agilidade e precisão nas cirurgias guiadas por imagem, sendo a primeira máquina desse modelo instalada na América do Sul. Temos, também, o mamógrafo Mammomat Revelation, que possui a tecnologia de tomossíntese com 50 graus e realiza exames 3D em alta definição. Além disso, possui sistema completamente robotizado com 360 graus, que permite biópsias mais ágeis e de alta precisão”, explica o diretor médico do RHP.
Ele acrescenta, ainda, os avanços do Instituto de Ensino e Pesquisa, com a inauguração do Centro de Pesquisa Clínica, com trabalhos em andamento e parceria com instituições como o Butantan, UFPE e UPE. Também foram lançados dois livros assistenciais e, em breve, serão implantados quatro novos Programas de Residência Médica. texture
Esse angiógrafo
com tomógrafo
acoplado é o
primeiro desse
modelo na
América do Sul
86
“Adquirimos o Angio-CT
4D, um angiógrafo com
tomógrafo acoplado,
que permite mais
agilidade e precisão
nas cirurgias guiadas
por imagem, sendo o
primeiro desse modelo
na América do Sul”
Cristiano Hecksher
Diretor médico-técnico
Médico Intensivista pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira); Mestre em Medicina Tropical pela UFPE; Diretor Médico Técnico do Real Hospital Português.
Fundado pelo médico português
José de Almeida Soares Lima Bastos,
em 16 de setembro de 1855.
130.885 m2 de
área construída
compõem o complexo do RHP.
Possui capacidade instalada de
850 leitos.
Quase 20 mil atendimentos
nas emergências e mais de
2.500 internamentos.
Emprega, diretamente, mais de
6.500 funcionários e tem
2.500 médicos cadastrados.
Mais de 60 clínicas especializadas,
além de serviço de imagem e
laboratórios de análises
clínicas e patológicas.
Credenciado no SUS para atender
as especialidades de cirurgia cardíaca,
radiologia intervencionista, cirurgia
vascular de alta complexidade,
hemodiálise e transplantes de coração,
rins, fígado e medula óssea, além
dos atendimentos aos pacientes
com a Covid-19.
Ambulatório de Beneficência
Maria Fernanda: dá sequência ao
elemento fundador do hospital,
oferecendo atendimento médico
gratuito e realizando importante
trabalho de prevenção.
87
Lançamentos para os coffee lovers
Com o aumento da demanda
de café, Santa Clara coloca novos
produtos na prateleira e investe
na ampliação e fortalecimento
dos canais digitais
“Em 2019, o Café Santa Clara comemorou os 60 anos de uma parceria incrível com o povo nordestino. Um momento especial de uma história que ainda promete muitos capítulos”. É assim que o Grupo 3Corações – proprietário da marca - resume um pouco da sua identificação com seus conterrâneos, uma vez que a empresa nasceu em 1959 pelas mãos do, então, jovem empreendedor João Alves de Lima, na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte. Não à toa a Santa Clara conquistou o primeiro lugar na categoria Café do JC Recall de Marcas.
Assim como milhares de outras empresas, a pandemia obrigou o grupo a rever todo o plano de comunicação já delineado para suas 39 marcas – que incluem ainda Café 3Corações, Café Letícia, Fino Grão e, agora, a recente aquisição Café Brasileiro. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó, máquina multibebidas TRES, entre outras. Entendendo que, em um momento delicado como o vivido pelo mundo, era preciso ter a sensibilidade de promover uma comunicação contextualizada.
Segundo o grupo 3Corações, a pandemia trouxe uma mudança no comportamento dos consumidores e, por isso, tem investido muito nos canais digitais nos últimos anos. Logo no início, ele ampliou e fortaleceu os canais para atender a este aumento de demanda. E neste período se estruturaram para oferecer um serviço online melhor: internalizaram toda logística de e-commerce e estão lançando uma nova plataforma que engloba toda experiência em torno do café, será a casa do ´coffee lover´, um grande hub de inovação em torno da bebida, um portal para quem é movido a café.
Também com esta proposta em mente, o grupo lançou uma linha de cafés especiais; Santa Clara Reserva da Família, cafés 100% arábica, com safras de origem das fazendas mais nobres do Brasil, além de possuir todas as certificações que garantem o comprometimento com alto padrão e compromisso com toda a cadeia produtiva. O grupo está lançando também as Cápsulas Santa Clara: na versão clássica, com uma bebida ideal para o apreciador de um ótimo café filtrado. A novidade é um marco, que combina tradição e inovação ao toque de um botão.
Outro lançamento foi o da Cápsula Reserva da Família Mogiana Paulista, que tem sua origem em um território privilegiado, ao Nordeste do Estado de São Paulo, de médias altitudes, também compatível com a solução TRES. Também foi lançada uma nova linha de cafés especiais em grãos Reserva da Família Santa Clara, que envolvem com aromas e sabores únicos os seus momentos mais especiais. A linha chega às gôndolas em três sabores: Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Orgânico, em embalagens de 250g.
Além disso, a empresa realizou ações sociais como forma de contribuir para o enfrentamento da pandemia. Foram elencados dois pilares fundamentais para ajudar naquele momento. O primeiro deles foi o apoio à saúde pública, com doações para aquisição de respiradores, leitos de UTI, materiais hospitalares e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde e a população.
Também foram doadas 100 toneladas de alimentos para compor cestas básicas, além da ajuda para a aquisição de 20 mil cestas básicas distribuídas por 53 ONGs espalhadas pelo Brasil. Só em Pernambuco essa ação beneficiou mais de 65 mil famílias. texture
“Toda a logística
de e-commerce foi
internalizada e nova
plataforma que engloba
a experiência em torno
do café está sendo
lançada
Mariana Saldanha, formada em Publicidade e Propaganda e Administração, é sócia e diretora de Marketing do grupo Pharmapele. “Para uma empresa em franca expansão como a Pharmapele, o maior desafio é conseguir manter um crescimento ordenado, através de um planejamento de curto, médio e longo prazos e com uma cultura forte, capaz de engajar e alinhar os colaboradores no mesmo propósito. Como profissional, eu diria que a transformação digital tem sido bastante desafiadora, afinal a pandemia acelerou essa necessidade. Nos dois últimos anos, realizamos grandes mudanças na nossa estrutura, para que pudéssemos nos adaptar a um ambiente mais competitivo e inovador.
São mais de
7 mil colaboradores
26 Centros de Distribuição
7 plantas fabris
7 operadores logísticos próprios
10 unidades industriais
2 unidades de compra e beneficiamento de Café Verde,
1 unidade de exportação
2 centros regionais de assistência técnica.
400 mil pontos de venda no País
Exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina
88
Inovação e tecnologia no ensino técnico profissionalizante
Em 2021, o Senac comemora 75 anos de atuação em Pernambuco
90
Não existe futuro sem educação, principalmente quando a construção dele acontece em um presente com instabilidades. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE) sabe disso e, mesmo em meio a uma pandemia, não deixou de investir no conhecimento. Só no ano passado, mais de 32 mil pessoas se capacitaram na instituição, sendo 13,5 mil gratuitamente. Para isso, foram investidos R$ 40 milhões no Programa Senac de Gratuidade. Números expressivos que comprovam o porquê da instituição ser uma das mais lembradas de Pernambuco quando se trata de cursos profissionalizantes.
Diferentemente de outras unidades de ensino que tiveram dificuldades para se adaptar ao modelo de aulas híbridas ou totalmente remotas, o Senac já contava com uma equipe capacitada e a parceria com o Google for Education, que permitiu que a transição fosse realizada com agilidade. “A mudança do ensino presencial ao remoto foi muito cuidadosa. Desenvolvemos um estudo minucioso para estabelecer quem poderia usufruir da modalidade. Turmas que estavam em unidades curriculares práticas, por exemplo, que exigem o uso de laboratórios, permaneceram com atividades suspensas até a possibilidade de retorno das aulas presenciais. Naquela ocasião, 6.738 alunos puderam migrar para o remoto”, salienta o presidente do Senac, Bernardo Peixoto.
Além das mudanças provocadas pela pandemia, a instituição também está atenta às consequências a longo prazo. Por isso, as estruturas do currículo de alguns cursos foram atualizadas para a oferta de um ensino híbrido estrategicamente pensado para maximizar o aprendizado. O portfólio também foi ampliado, com novas ofertas nas áreas de tecnologia, logística, educação, gestão e mercados internacionais. Como exemplos, estão os cursos de Marketing, Logística e Jogos Digitais lançados pela Faculdade Senac.
Entre os outros projetos da instituição, está o Mediotec, que integra o ensino técnico ao médio e que completou o primeiro ano com abertura de turmas extras e fila de espera. “Nos antecipamos e formatamos um produto inovador, sintonizado ao que há de melhor para a formação social, educacional, profissional e humana dos nossos alunos. Os currículos convergem para a criação de cidadãos autônomos, criativos, críticos e empreendedores. Em 2022, serão abertas novas turmas no Recife e Paulista e também ampliaremos o modelo para Caruaru e Petrolina”, afirma Bernardo.
Uma das grandes preocupações do Senac é responder às necessidades do setor produtivo. Diante das dificuldades enfrentadas pelo Comércio na pandemia, parcerias institucionais foram estabelecidas para apoiar as empresas do segmento. Numa ação conjunta com o Sebrae, consultorias gratuitas são oferecidas para os empreendedores, focando no movimento de transformação digital e práticas de gestão.
“Firmamos também um acordo de cooperação técnica com a Superintendência Regional do Trabalho para facilitar o acesso dos empresários ao Programa Bolsa Qualificação, que permite que eles suspendam os contratos de seus colaboradores de dois a cinco meses. Neste período, os funcionários entram no benefício e mantêm os empregos, desde que estejam matriculados em um curso de qualificação. E, nesta parceria, o empresário não tem custo algum, pois o curso é oferecido gratuitamente pelo Senac e a Fecomércio presta assistência para que ele consiga aderir ao programa. Estamos investindo R$ 10 milhões nesta ação”, explica o presidente. texture
Com investimentos permanentes
em capacitação e novas
metodologias, Senac-PE teve
transição tranquila do ensino
presencial para os modelos
híbrido e remoto
92
“A mudança do ensino presencial ao remoto foi muito cuidadosa. Desenvolvemos um estudo minucioso para estabelecer quem poderia usufruir da modalidade”.
Bernardo Peixoto
Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE
Natural de Jaboatão dos Guararapes,
Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira
Sobrinho formou-se engenheiro civil,
com especialização em saneamento
básico. Ocupou cargos de engenheiro
da Compesa, secretário de Obras e
presidente do Conselho Administrativo
da Empresa de Urbanização
de Jaboatão dos Guararapes.
Paralelamente, investiu no ramo de
frigoríficos, livraria e agronegócio,
chegando a presidir o Sindicato do
Comércio do Jaboatão dos Guararapes.
Em 2019, assumiu a presidência do
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
32,5 mil matrículas
em 2020 somente em Pernambuco
4,5 milhão de horas aula
realizadas em 2020
R$ 40 milhões investidos
em educação profissional gratuita
para 13,5 mil pessoas em 2020
75 anos de atuação
no Estado
93
Shopping Recife apostou em
comunicação direta online com
o público, via WhatsApp, e na
Vitrine Virtual para se relacionar
e vender produtos na pandemia
Canais digitais de compra para conquistar o cliente
Em busca de novas soluções e olhando para o futuro com criatividade, o Shopping Recife completou 40 anos investindo em formas de se relacionar com um público diverso e cada vez mais exigente. Se a conjuntura de 2020 se mostrou desafiadora, o centro de compras teve atenção para oferecer ambientes físicos e digitais com opções variadas de atrações, operações, conteúdos, serviços e notícias, sempre com atenção para atender os desejos e solucionar as demandas dos consumidores. E desta forma ele foi o shopping center campeão do JC Recall de Marcas.
Segundo a gerente de Marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti, entre as novidades implementadas pelo mall está a automação do WhatsApp – visando melhorar cada vez mais a comunicação com o cliente de forma mais agil e personalizada, e a Vitrine Virtual. A novidade - presente no site e no aplicativo do Shopping Recife -, é uma plataforma de vendas online criada pelo centro de compras e que expande os canais de venda, facilitando o acesso do público a um mix diversificado de produtos de suas operações que também atuam com vendas por delivery.
“No ambiente virtual, mais de 4.500 produtos já foram cadastrados, com 208 mil acessos às páginas desses itens. A dinâmica de compras é muito simples: basta o cliente acessar o produto desejado no hotsite (https://vitrinevirtual.shoppingrecife.com.br/) ou no App e logo é redirecionado para o WhastApp da loja, no qual o vendedor da operação dará andamento ao processo de compra, até a entrega do produto no endereço acordado, ou para retirada em loja”, explica Renata Cavalcanti.
Ela destaca que, desde o início da pandemia, o Shopping Recife procurou se mostrar mais próximo de quem sempre acompanhou a trajetória da empresa: lojistas, colaboradores e clientes. Pensando nesse bom relacionamento, foram feitas parcerias com artistas locais e influenciadores, além de campanhas para mostrar que o mall está atento às demandas e presente nas vidas das pessoas. Esse aspecto foi ressaltado, mostrando que o shopping está além do espaço físico e ampliou a visibilidade e a relação de confiança com os consumidores.
Se em muitos momentos não foi possível circular, passear e comprar no ambiente físico do shopping, essa relação ficou mais próxima com as redes sociais e as ferramentas de tecnologia. São nada menos que 1,2 milhão de seguidores no Facebook e quase 300 mil no Instagram – de olho nessa comunicação direta, próxima e criativa desenvolvida pelo Shopping Recife e que o tornam referência no segmento em Pernambuco. texture
“Vitrine Virtual é uma
plataforma de vendas
online criada pelo
centro de compras e
que expande os canais
de venda, facilitando o
acesso do público a um
mix diversificado de
produtos”
Renata Cavalcanti
Gerente de Marketing do
Shopping Recife
Formada pela Universidade de Pernambuco e com MBA em Marketing pela FGV, Renata Cavalcanti é a atual gerente de marketing do Shopping Recife. Com mais de 20 anos de experiência na área e com passagem por grandes empresas de varejo, a administradora está à frente do centro de compras há mais de 10 anos, fazendo do equipamento um grande centro de compras, entretenimento e lazer da capital pernambucana.
Fundado em 7 de outubro de 1980.
Foi o primeiro centro de compras do Estado.
São 65 mil clientes diários
450 lojas
(sendo 90 no segmento de alimentação)
14 salas de cinema, centro médico,
e espaços para eventos de pequeno,
médio e grande porte. Além disso,
conta com o Parcão, um parque pet
ao ar livre com 1.400m².
1,2 milhão de seguidores no Facebook
e quase 300 mil no Instagram
Mais de 4.500 produtos já cadastrados no hotsite Vitrine Virtual, com
208 mil acessos às páginas dos itens
94
Tradição
que se renova
Marca sólida no setor de
alimentos, a Turquesa busca
constantemente atender às
necessidades do consumidor
Turquesa: há 27 anos no mercado de alimentos
96
Um dos principais motivos do desenvolvimento de um novo produto é a necessidade dos consumidores pela mudança contínua. Atenta a este fato, a Turquesa, marca da Oásis Alimentos, se estabeleceu no mercado há mais de 27 anos. A empresa foi escolhida, mais uma vez, como a marca de feijão mais lembrada pelos pernambucanos no JC Recall de Marcas.
Para seguir liderando no ranking, a Turquesa transformou a relação com os colaboradores e clientes durante a pandemia. “Foi um momento de criação de protocolos e estudos para garantir a proteção dos nossos colaboradores, principalmente as equipes externas, de logística e pontos de venda (PDV). Também repensamos a comunicação com o nosso público, já que as ações costumavam ser voltadas para o PDV. Não há como dizer que a pandemia não só deixou marcas em todos os segmentos, mas também trouxe um novo olhar sobre as oportunidades de mercado”, destaca o diretor-presidente da Turquesa, Raílson Benjamin.
Para se adaptar ao novo comportamento do consumidor, a Turquesa investiu em material digital, com foco em datas comemorativas e também nas ações para garantir os cuidados com os colaboradores no período pandêmico. Como parte dessa estratégia, foi relançado o jingle de sucesso da marca, que estreou há 10 anos. As novidades ficaram a cargo dos novos ritmo e roupagem da mascote, agora em 3D.
A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade Abacat, com o propósito de ressaltar os diferenciais do feijão Turquesa, enfatizados através da música cantada pelo porquinho. A empresa também abriu um novo canal de vendas para atender diretamente restaurantes, padarias, hospitais e hotelaria com um serviço personalizado para responder às necessidades de rapidez, segurança e qualidade dos estabelecimentos.
Além disso, cinco famílias de produtos Turquesa foram lançadas, totalizando 11 novos itens: macarrão instantâneo, goma de mandioca, queijo ralado, tempero em pó e leite de coco. “Como nossa proposta vem de oferecer qualidade, os clientes entendem que os benefícios de escolher o nosso produto são maiores. Esse fator acaba fortalecendo a Turquesa em épocas em que os consumidores vão de fato para a ponta do lápis na hora das decisões de compra, quando nosso produto sai na frente pela economia de gás e de tempo”, diz Railson.
Desde 1994 no segmento alimentício, a Turquesa vem crescendo no mercado e se tornando referência em qualidade. Os mais de 28 produtos que fazem parte do portfólio da loja podem ser encontrados nas principais redes e supermercados de sete estados nordestinos: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Maranhão. Os próximos passos da marca serão a expansão para outros dois estados do Nordeste e atuar com maior força no Sertão pernambucano e na região do Vale do São Francisco. texture
98
5 novas famílias
e 11 novos produtos
lançados em 2020
28 produtos
compõem o portfólio da marca
27 anos atuando
no segmento alimentício
Mais de 20 prêmios
no ramo de alimentos
“A pandemia foi um
momento de criação de
protocolos e estudos
para garantir a proteção
de nossos colaboradores,
principalmente as
equipes externas,
de logística e PDV”
Railson Benjamin
Diretor - presidente da Turquesa
Railson Benjamin trabalha com o
mercado de grãos desde os 12 anos de
idade, quando dividia o tempo entre
estudos e trabalho em uma cerealista.
Aos 16 anos, abriu seu próprio
negócio. Em 1994, criou a marca
Turquesa com o objetivo de buscar
processar um feijão que se tornasse
diferenciado no mercado pela
qualidade do grão. A Turquesa é
indústria pioneira no Nordeste pelo
uso de maquinário moderno e por
proporcionar um alto padrão de
qualidade em excelência dos grãos.
Ao longo dos anos, a Turquesa
consolidou-se no mercado
regional de alimentos como
referência em qualidade.
99
UNINASSAU consolida liderança com inovação
Quanto foi fundada em 2003, ao mesmo tempo que o grupo Ser Educacional, a UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau) oferecia apenas cinco cursos e contava com pouco mais de 500 estudantes. Fruto do sonho do empreendedor Janguiê Diniz, a Instituição teve crescimento exponencial ao longo desses 18 anos de história e, atualmente, oferta mais de 1.500 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
A pandemia da Covid-19 trouxe um grande desafio ao Grupo: realizar a migração do ensino presencial em sua totalidade para o remoto em um curto espaço de tempo. Em apenas cinco dias, todas as atividades presenciais das instituições para o modelo remoto foram transferidas, sem prejuízo ao calendário acadêmico dos alunos e mantendo qualidade de ensino e aprendizado.
“Hoje, ofertamos o melhor EAD do Brasil e somos premiados internacionalmente com projetos relacionados ao ensino à distância”, ressalta o diretor-presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz. Ele reforça: “Após isso, o desafio tornou-se incentivar e apoiar os professores a criar aulas diversificadas, capazes de manter os estudantes atentos e interessados.”
Segundo ele, no pós-pandemia, há uma tendência de crescimento no ensino à distância em todo o setor de educação. Por isso, a Uninassau já tem novos projetos em processo de implantação. “Inovar é uma continuidade. A pandemia nos trouxe muitos aprendizados nesse sentido. Nossa equipe está ainda mais focada nisso e buscando criar e implantar novos projetos que tragam destaque e ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes”, explica o diretor-presidente.
O Ubíqua é um desses projetos e foi criado com o propósito de sintetizar as reconfigurações e outras formas de ensino que a educação tem apresentado atualmente. O novo formato educacional pressupõe aulas híbridas (presenciais e remotas) para cursos que demandam atividades práticas contínuas, como nas áreas de engenharias e saúde, e exclusivamente digitais quando os conteúdos permitirem.
Juntamente com o Ubíqua, vêm outras 10 propostas que estão sendo testadas e implantadas: o Ensino Híbrido, o Projeto Sponsor, o Navega, o Ser + Empreendedor, o PhD Compartilha, o Notável Mestre, o Singular Tech School, o Acelera Enade, o Ser Experience e o OAB Digital. “Tudo pensando em novas e melhores possibilidades e em uma grande revolução na área acadêmica e profissional dos estudantes do Ser Educacional”.
CONSOLIDAÇÃO DA MARCA
Durante o ano de 2020, as campanhas publicitárias seguiram normalmente. No entanto, o Grupo investiu mais em ações de responsabilidade social para auxiliar as pessoas em situação vulnerável. Jânyo Diniz conta que “foram milhares de equipamentos doados aos hospitais, alimentos, produtos de higiene. Tudo sempre contando com o apoio dos nossos colaboradores e estudantes”.
Mesmo com os desafios na modernização dos processos educacionais, o Grupo não pretende deixar de lado outros projetos importantes. “Podemos dizer que continuaremos investindo em esportes, responsabilidade social, infraestrutura e corpo acadêmico. Somos gratos a tudo o que temos construído no Recife e nas outras cidades nas quais estamos presentes. Continuaremos trabalhando para trazer novos cursos, firmando parcerias para proporcionar mais oportunidades aos nossos estudantes e tudo que possa contribuir com o desenvolvimento do Recife e região.
Na Região Metropolitana do Recife, o Grupo mantém campus em Boa Viagem, Caxangá, Cabo de Santo Agostinho, Graças, Olinda e Paulista. Além da UNINASSAU, o Ser Educacional também é mantenedor das marcas Uninabuco, Univeritas, UNG, Unama, Uninorte, Unifacimed, Unifasb, Unesc e Unijuazeiro. O Grupo possui mais de 60 campis em funcionamento no Brasil, atendendo cerca de 300 mil alunos, nas modalidades presencial e EAD.
“Antes de qualquer investimento nas marcas que fazem parte do Ser Educacional, realizamos pesquisas com os estudantes, com o público-alvo e, posteriormente, avaliamos os resultados. Acredito que a consolidação das marcas é o resultado de um trabalho multidisciplinar. Por exemplo, buscamos equipamentos novos para os laboratórios e investimos na experiência prática dos estudantes com auxílio de recursos tecnológicos”, explica.
O empreendedorismo é outra área que merece atenção especial. “Nos preocupamos diretamente com o número de estudantes que estão no mercado de trabalho, seja como empreendedores ou contratados. Nossos cursos têm disciplinas voltadas para empreendedorismo, tudo para proporcionar aos estudantes as melhores experiências. A consolidação é a junção de diversas estratégias de mercado que visam satisfazer o cliente”, conclui o
diretor-presidente. texture
Instituição levou todas as
atividades para o modelo remoto
na pandemia, sem prejuízo ao
calendário acadêmico e
mantendo a qualidade de ensino
Em apenas cinco dias,
todas as atividades
presenciais das
instituições foram
transferidas para o
digital sem prejuízo ao
calendário acadêmico
dos alunos e mantendo
qualidade de ensino
e aprendizado
Jânyo Diniz
CEO do grupo SER Educacional
Com larga experiência na área de
gestão e negócios, Jânyo Diniz é
formado em Engenharia Mecânica,
com pós-graduação em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE). É ainda Mestre
em Administração pela Universidade
da Amazônia. Atualmente, é CEO
do grupo Ser Educacional – um dos
maiores grupos de ensino superior
privado do Brasil. Também é presidente
do Instituto de Pesquisas Uninassau.
18 anos dedicados
ao ensino
Mais de 1.500 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD
10 propostas em fase de testes
e implantação: Ensino Híbrido, Projeto
Sponsor, Navega, Ser + Empreendedor,
PhD Compartilha, Notável Mestre,
Singular Tech School, Acelera Enade,
Ser Experience e OAB Digital
Mais de 60 campis pelo Brasil,
somando cerca de 300 mil alunos
100
Player em um dos setores mais
demandados pela pandemia,
Bradesco Seguros ampliou
coberturas, flexibilizou prazos
e digitalizou processos
Acolhimento
em toda jornada
do cliente
104
Oferecer produtos e serviços mais personalizados, buscando estar o mais próximo possível dos clientes. Esse é um dos objetivos da Bradesco Seguros, que conquistou o primeiro lugar da 23ª edição do Prêmio JC Recall de Marcas na categoria Seguradora. “Estamos presentes em todas as conversas, buscando ouvir as necessidades dos consumidores, entender seus perfis de comportamento e, com isso, proporcionar uma experiência única e de excelência ao longo de toda sua jornada conosco – e em todas as suas fases da vida”, explica o diretor de Marketing da Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira.
Segundo ele, diante do cenário de pandemia e do distanciamento social, a empresa buscou oferecer ainda mais facilidades no atendimento e ampliou a sua prestação de serviços digitais. “Neste momento, a frase contida em nossa assinatura “Com você. Sempre” tem sido cada vez mais praticada. Por isso, realinhamos diversas estratégias para oferecer acolhimento - em um momento tão difícil para todos.
A empresa buscou ainda se adaptar rapidamente à realidade imposta pela maior crise sanitária em mais de 100 anos. “Ampliamos coberturas e assistências, flexibilizamos prazos, agilizamos a contratação e avançamos no processo de digitalização. Concentramos todos os esforços no aprimoramento da nossa estratégia de centralidade no cliente”, reforça Nogueira.
Nessa direção, as ações de comunicação e marketing também foram trabalhadas, assim como a inovação, visando não só oferecer o melhor para o cliente, mas também se manter cada vez mais próximo dele. Do ponto de vista administrativo, a Bradesco Seguros conseguiu equilibrar os resultados de maneira bastante eficaz, por contar com o importante diferencial competitivo: ser uma companhia multilinha, com presença nacional.
“O bom desempenho nos permitiu absorver os impactos decorrentes da Covid-19, bem como o reforço das Provisões Técnicas prudenciais constituídas para mitigar os reflexos da pandemia sobre a operação do Grupo, solidificando a estrutura patrimonial do seu balanço consolidado”, explica o diretor
MERCADO - O mercado de seguros vem passando por transformações estruturais profundas, incluindo desde o perfil demográfico da população, que a cada dia fica mais longeva, até a revolução tecnológica e digital, que redesenha modelos de negócios e incorpora novos players. Em contrapartida, as mudanças também criam oportunidades, sobretudo em um mercado ainda sub penetrado e com imenso potencial de crescimento como o brasileiro.
“Se olharmos para o setor de serviços da economia, o segmento de seguros certamente tem sido um dos mais necessários e demandados ao longo da pandemia, nos seus mais diversos ramos. Por essa razão, acredito que o setor sairá dessa situação mais maduro, experiente e sustentável, apto a oferecer soluções cada vez mais adequadas à nova realidade dos consumidores”. O diretor explica que, certamente, houve e ainda haverá lições importantes a serem extraídas de toda essa vivência.
DIVERSIFICAÇÃO DAS CAMPANHAS
Para se aproximar também do público mais jovem, a Bradesco Seguros investiu na presença nas novas redes sociais. Essa lista inclui TikTok, Clubhouse e, recentemente, Kwai.
Para comemorar o Dia Continental do Seguro, em 14 de maio, a empresa promove, desde 2018, a Quinzena do Seguro: uma campanha de vendas com o objetivo de estimular o movimento pela cultura da proteção, que neste ano contou com a participação da Sandy.
Já a campanha “Vida Viva”, por meio da Bradesco Vida e Previdência, contou com a participação da atriz e empresária Glória Pires e promoveu a reflexão sobre o papel do seguro de vida. texture
“Ampliamos coberturas e assistências, flexibilizamos prazos, agilizamos a contratação e avançamos no processo de digitalização”
Alexandre Nogueira
Diretor de marketing da
Bradesco Seguros
105
O sucesso das marcas premiadas passou por aqui
Um homenagem
às agências
de publicidade
locais por trás
das marcas mais
lembradas pelos
pernambucanos
220
AB Comunicação
Abacat
Agência UM
Aleixo
Ampla
Aporte
Attitude
Avesso
BG9
Blackninja
Bold
Casa
Competence
HSM
Íris
Ítalo Bianchi
LCM
Le Fil
M3
Marta Lima
Match
Mídia 10
MMS
Ópera
Prensa
Propeg
UOU
Usi+
106