Arcoverde

Distante mais de 250 km do Recife, Arcoverde, no Sertão pernambucano, tem comemorado o São João com bastante alegria. Nos últimos anos, atrações como Marília Mendonça, Alceu Valença, Mano Walter, a Banda Calypso, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana e a dupla Bruno e Marrone já se apresentaram na cidade.

De acordo com a prefeitura local, o ciclo junino do município começou a ganhar reconhecimento em 1996. A principal característica da festa é a reunião de artistas que promovem a cultura popular, com apresentações de samba de coco, trios pé-de-serra e quadrilhas juninas. Os grupos Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes e Trupe de Arcoverde são alguns dos mais conhecidos.

A cidade tem 10 polos de comemoração, mas o principal deles é erguido na Praça da Bandeira, onde uma praça de alimentação com cerca de 50 comerciantes será organizada neste ano de 2019, para a venda de comidas e bebidas típicas. Quem visita a cidade não deve perder a oportunidade de provar bode assado, arrumadinho e cuscuz com galinha guisada.

Para 2019, a prefeitura promete uma um evento com nove dias de programação (entre 21 e 29 de junho). O tema da festa será “Os Mestres da Sanfona na Capital do São João”. Zezinho da Sanfona, Pé de Gréia, Zé Coco, Giovane do Acordeom, Cícero do Acordeom serão alguns dos principais homenageados. A expectativa dos organizadores é que 70 mil pessoas participem da festa a cada noite.

Polêmica

Em 2017, o São João de Arcoverde ganhou as manchetes de portais na internet, em função de uma confusão envolvendo o ator Fábio Assunção. Vídeos que mostravam Assunção aparentemente bêbado e discutindo circularam nas redes sociais. O ator chegou a ser detido por desacato, pagou fiança e foi liberado em seguida. Depois, o ator pediu desculpas pelo ocorrido.