Bezerros

O São João de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, coloca o forró pé de serra no centro das atenções. De acordo com a prefeitura da cidade, é assim desde 2001, quando o evento passou a ser sediado no distrito de Serra Negra, que fica a 10 km do centro de Bezerros e distante 110 km da capital.

Nos últimos anos, inúmeros grupos de forró já subiram ao palco da festa. Entre os principais nomes que ficaram na memória do público estão Santanna “o Cantador”, Sirano e Sirino, Geraldinho Lins e Petrúcio Amorim.

Uma das principais características do São João de Serra Negra é o fato da manutenção de uma tradicional festa junina, com artistas da terra, em um cenário de clima ameno e com belas paisagens. Segundo os organizadores, durante os dias de festa, a temperatura no distrito pode chegar a 15ºC.

A estrutura conta com restaurantes e barraquinhas que servem comidas de milho como canjica e mungunzá. Bandeirinhas coloridas enfeitam todo o espaço que tem dois palcos, o “Principal” e o “Cultural”. Além dos shows de bandas de forró o público ainda confere a apresentação de quadrilhas juninas.

Economia

Com população de 60 mil pessoas (estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o ano de 2018), Bezerros tem no São João uma ótima oportunidade para potencializar a economia local. Somente para o São João de 2019, a administração do município espera que 400 empregos diretos e indiretos sejam criados e que cerca de R$ 1 milhão seja movimentado durante o período do evento que terá sete dias de programação. Neste ano, os shows começarão sempre ao meio-dia e seguirão até às 22h, no Polo Cultural de Serra Negra.

Serra Negra

O distrito de Serra Negra tem belezas naturais ao longo do ano inteiro. No local, o turista pode se aventurar em grutas, cavernas, conhecer açudes e fontes de água mineral, além de andar a cavalo. O visitante tem ainda a oportunidade de subir em mirantes e apreciar a imensidão verde da Mata Atlântica.