Limoeiro

Distante 86 km do Recife, Limoeiro é uma pequena cidade do Agreste de Pernambuco, com pouco mais de 56 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018. No São João, entretanto, o município recebe grandes nomes do cenário musical brasileiro e se consolida entre os principais polos de festa do Estado.

O São João de Limoeiro é comemorado há mais de 100 anos, de acordo com a Secretaria de Turismo do município. A festa tem dois polos: o principal, montado no Parque de Exposições Doutor Emídio Cavalcante, e um na Rua da Alegria – uma importante via que corta quatro bairros da cidade. Somente neste último polo, três palcos são erguidos para alegria do público.

Com o passar dos anos, o evento foi ganhando notoriedade e já recebeu atrações como Roberta Miranda, Bruno e Marrone, Petrúcio Amorim e Cláudia Leitte. Marília Mendonça, Wesley Safadão, Márcia Fellipe, Dorgival Dantas e a banda Calcinha Preta também já desfilaram pelo palco principal do São João da cidade.

Como boa cidade do interior, Limoeiro prepara uma festa com muita comida típica, decoração colorida nas ruas e casamento matuto. O forró pé de serra é ouvido nas ruas e o coquista Zé de Teté é uma das atrações mais esperadas. Na rua da Alegria, a festa começa sempre às 15h. Já no Parque de Exposições, o line-up tem início às 20h.

Quadrilhas juninas

Antes dos grandes shows, o público de Limoeiro pode prestigiar a apresentação de quadrilhas juninas de escolas da cidade. Uma das equipes com maior destaque é a Junina Mandacaru. Criada há 18 anos por alunos e professores da Escola Estadual Morais e Silva, a quadrilha se consolida no cenário, participando de eventos e campeonatos em todo o Estado.