Petrolina

Com cerca de 700 quilômetros de distância do Recife, Petrolina é a maior cidade do Sertão pernambucano, e tem, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2018, mais de 340 mil habitantes.

De acordo com a prefeitura local, os festejos juninos da cidade tiveram início há quase 30 anos e eram realizados na Orla da cidade, onde eram erguidos palco e barracas para a comercialização de comidas e bebidas. Desde às 17h, as pessoas já estavam nas ruas para prestigiar as quadrilhas juninas das escolas do município. A festa se estendia pela noite, quando artistas locais e de reconhecimento nacional se apresentavam para o público.

Com o passar dos anos, a festa foi crescendo e a Orla foi ficando pequena para tanta gente. Ao longo dos últimos anos, o polo da festa principal mudou de endereço várias vezes. Após sair da Orla, foi para Parque Municipal Josepho Coelho, onde permaneceu por cinco anos. A festa também já aconteceu na Rua Projetada, no bairro de Maria Auxiliadora, e no Centro de Convenções da cidade.

Desde 2012, o local escolhido foi o Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, no bairro de Cosme e Damião. O espaço tem 50 mil metros quadrados. No ano de inauguração, o pátio teve 110 mil pessoas por noite – o recorde de público.

Para a prefeitura, foi com a ida do evento para o Pátio de Eventos Ana das Carrancas que Petrolina ganhou destaque nacional na promoção de festas de São João, atraindo turistas de vários estados. A expectativa deste ano é receber 20 mil turistas de mais de 100 cidades, que devem ocupar 100% da lotação da rede hoteleira.

A prefeitura informou que, em 2018, o São João injetou R$ 210 milhões na economia local e espera que, em 2019, este montante suba para R$ 240 milhões.

Grandes atrações

Desde que começou a comemorar o São João, Petrolina já recebeu artistas de reconhecimento nacional. Um dos mais importantes foi o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Leandro e Leonardo, Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, a Banda Calypso, Alcymar Monteiro e Geraldinho Lins também já subiram ao palco para animar a festa.

Neste ano de 2019, o São João de Petrolina terá um line-up bastante diversificado. A programação conta com vários tipos musicais – desde o axé de Ivete Sangalo ao eletrônico do DJ Alok, passando, é claro, pelo sertanejo (com Gusttavo Lima, Marilia Mendonça, Zezé di Camargo e Luciano) e pelo forró (com apresentações de Xand Avião e Wesley Safadão).

Gastronomia

Cortada pelo Rio São Francisco, a cidade de Petrolina dá fartura de peixe aos restaurantes do município. Surubim e Cari são alguns dos peixes de destaque. O roteiro gastronômico da cidade inclui ainda o “Bodódromo”, um ambiente formado por conjunto de restaurantes especializados na carne de bode, animal bastante comum entre os produtores da região. O Bodódromo fica localizado na Avenida São Francisco, no bairro de Areia Branca.